UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Game Boy

Grand Theft Auto Advance

23/11/2004

da Redação
Acredite ou não, a série "Grand Theft Auto" não começou com os gráficos 3D que garantiram a fama de "Grand Theft Auto III". Quando a produtora de "Lemmings" decidiu entrar para a vida de crime no PC e no PSOne, o game tinha uma perspectiva aérea fixa e era bem mais simples - traços que foram aproveitados para a conversão para o Game Boy Advance.

Pequeno notável

Mas a Digital Eclipse, responsável por esta conversão, não dormiu no ponto e isso é muito mais do que um simples remake do jogo original. A empresa não apenas recriou as três ilhas de Liberty City (de "Grand Theft Auto III"), mas melhorou diversos aspectos do primeiro título ao mesmo tempo que bolou uma trama original.

"Grand Theft Auto Advance" coloca jogadores no papel de Mike, um criminoso que está preparando suas malas para abandonar sua vida ilegal e fugir para outra cidade. Mas depois de algumas missões seu parceiro é assassinado e a culpa é jogada sobre ele - fazendo com que ele siga o resto da aventura tentando encontrar o verdadeiro culpado para se vingar. Não é exatamente a típica trama ambientada no Reino dos Cogumelos que o pessoal do Game Boy está acostumado. Fãs da série verão algumas personalidades famosas de Liberty City, como 8-Ball, em aparições especiais.

Quem jogou os primeiros "Grand Theft Auto" reconhecerá imediatamente o estilão do jogo: você recebe missões, rouba um carro e tenta completá-las. Enquanto o controle do carro usa um sistema semelhante ao de "Resident Evil" (esquerda e direita fazem a rotação do veículo), a Digital Eclipse mudou o controle do personagem à pé, fazendo com que ele ande para a direita quando você aperta para a direita. A mudança é bem-vinda, e um botão de "strafe" - andar de lado sem mudar a orientação do boneco - é especialmente útil quando você usa uma arma de fogo.

Cidade virtual

Para a surpresa de muita gente, os prédios de "Grand Theft Auto Advance" são representados em três dimensões, dando uma bela sensação de volume. A taxa de quadros por segundo é bastante instável, mas normalmente o game mantém um ritmo bem rápido - e com um sistema de controle que responde muito bem, é impressionante ver o quanto a produtora conseguiu espremer no GBA.

Mas, como em outros GTAs, o grande destaque fica por conta da variedade. São três ilhas repletas de missões - tanto obrigatórias quanto secretas - além de outros passatempos opcionais como dirigir um táxi, matar bandidos com um carro de polícia e apagar incêndios com um carro de bombeiros. Isso sem falar nas caixas escondidas.

Alguns podem reclamar da simulação física: é possível fazer um carro capotar batendo de lado nele sem muita velocidade - de certa forma, o sistema realmente não é dos mais realistas, mas não é ruim a ponto de prejudicar a ação.

Quem te ouviu, quem te ouve

A maior decepção fica por conta do departamento sonoro e do humor da série - os dois se perderam na conversão para cartucho. Enquanto é possível ouvir reclamações dos outros motoristas e as transmissões de rádio da polícia, as rádios foram trocadas por músicas curtas de baixa qualidade - e as propagandas e outros elementos engraçados foram totalmente removidos. Cada música é associada a um veículo, impossibilitando a seleção pelo jogador. Isso acaba deixando o departamento sonoro bastante repetitivo, mas é algo que deve incomodar mais aos fãs da série.

CONSIDERAÇÕES

"Grand Theft Auto Advance" é uma produção bastante competente - e impressionante, se você levar em conta as restrições do hardware do Game Boy Advance. Felizmente, o sistema do jogo oferece uma opção de salvar a qualquer momento, contanto que você não esteja em uma missão - além da tradicional base. É por essas e outras que "Grand Theft Auto" é uma boa pedida para o público mais velho que se sentia esquecido no Game Boy.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Grand Theft Auto Advance (Game Boy)

    13 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Digital Eclipse
    Lançamento: 19/10/2004
    Distribuidora: Rockstar
    Suporte: 1 jogador
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host