UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Game Boy

Mario & Luigi: Superstar Saga

01/12/2003

da Redação
Um RPG estrelado por Mario não é novidade. A tradição começou com um jogo da Square, a mesma empresa responsável pelo famoso "Final Fantasy". Mas a Nintendo soube fazer uma continuação diferente - e considerada superior - ao game que deu origem à essa série nada oficial. Agora, a Nintendo lançou uma terceira parte, produzida pela Alpha Dream. Indo contra todas as probabilidades, o novo episódio é o melhor RPG do encanador italiano - e um divertido jogo que rompe barreiras de gênero.

@#$%!*&%

A trama começa de maneira bastante simples: um emissário do reino vizinho ao Reino dos Cogumelos é na verdade uma terrível bruxa, que rouba a voz da princesa Peach e a troca por vocabulário explosivo... literalmente! Bowser decide que essa voz só vai atrapalhar o rapto dela (ela poderia destruir meu castelo, pensa a tartaruga espinhosa), recrutando Mario (e aquele cara de roupa verde!) para resolver o problema. Esse é só o começo de uma longa aventura que dura algumas dezenas de horas.

"Mario & Luigi" tem esse nome por uma mecânica única de jogo: você controla os dois irmãos com os dois botões do portátil. No início, tudo que eles fazem é pular. Posteriormente eles ganharão também martelos, e aprenderão a sincronizar suas habilidades com pulos e marteladas em conjunto - Luigi pode saltar na cabeça de Mario e dar um salto com o dobro da altura, ou Mario pode saltar sobre Luigi e girar como um helicóptero para alcançar plataformas distantes. Esses são apenas alguns exemplos - e eles são usados de diferentes maneiras para resolver os inúmeros quebra-cabeças do game.

RPG de reflexos rápidos

Como um RPG tradicional, os dois encanadores ganham experiência com cada batalha. Mas assim como em "Paper Mario", o combate é quase um game de ação: o jogador deve saltar ou martelar no momento correto, com o botão certo de cada irmão. Esse pequeno detalhe dá um ritmo único ao jogo. É possível ver os inimigos em cada mapa, tirando os fatores aleatórios dos RPGs convencionais.

Apesar de se passar em um reino inventado especialmente para "Superstar Saga", é impossível passar alguns minutos sem ver referências aos outros jogos de Mario. Além de resgatar inimigos de dezenas de títulos diferentes (inclusive o vírus de "Dr. Mario", com direito até a matá-los fazendo uma linha da mesma cor!), músicas e situações clássicas são recriadas de forma extremamente bem-humorada, sem nunca tropeçar em clichês ou momentos forçados. Em um determinado momento do game você encontra um laboratório com um departamento de estudo de blocos - que traz uma mini-enciclopédia dos blocos de itens de todos os games de Mario.

Além de oferecer o melhor dos jogos de ação e RPG, "Superstar Saga" traz diálogo inteligente e situações geniais - logo no começo do jogo você precisa tirar fotos para os passaportes dos heróis. É possível fazer caretas na hora do flash - e esse momento fica marcado no perfil do personagem no menu. É esse tipo de sacada inteligente que faz com que o produto final seja único.

CONSIDERAÇÕES

Apesar de alguns momentos mais confusos no controle devido à perspectiva da câmera, "Mario & Luigi" é um dos mais originais e divertidos títulos disponíveis no Game Boy Advance. A única contra-indicação é que o jogo exige o domínio do idioma inglês para ser bem aproveitado. Mas se você fala a língua e é fã de Mario (ou daquele bigodudo de verde), "Superstar Saga" é o RPG que você estava esperando.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Mario & Luigi: Superstar Saga (Game Boy)

    5 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Alpha Dream
    Lançamento: 17/11/2003
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1 jogador
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host