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Naruto: Ninja Council 2

18/10/2006

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
Agora que o desenho animado "Naruto" chegou oficialmente aos EUA, muitos dos games do ninja laranja lançados apenas no Japão estão sendo desovados na Terra do Tio Sam. "Naruto: Ninja Council 2" é um deles. Ele foi lançado em 2004 no oriente, onde o desenho já é sucesso desde 2002.

Subindo na carreira

"Naruto: Ninja Council 2" é um típico jogo de plataformas em 2D, com combates basicamente corpo-a-corpo, com direito a alguns golpes especiais como os de games de luta. Além de brigar, as capacidades atléticas de cada personagem serão requeridas nas fases, repletas de obstáculos.

O game conta as peripécias de Naruto e seus amigos Sasuke e Sakura, empenhados em ascenderem a ninjas de categoria "chuunin", ou seja, de nível intermediário. Para isso, são lhes atribuídos diversas provações e missões. Mas alguns rivais também aparecem no meio do caminho, como Rock Lee - na verdade, o primeiro obstáculo do game. Depois de algumas fases, o jogador poderá trocar de personagem a qualquer instante e essa rotatividade é importante para preservar a vida de um deles caso sua energia esteja baixa. Não há muita diferença entre os ninjas, a não ser pelos golpes especiais.

Brevê para ninja

Os controles são simples, mas possuem o essencial para um jogo de ação de plataformas e de luta. O botão A serve para pular e os personagens podem dar um salto adicional em pleno ar. Além disso, eles podem se teletransportar para o alto ou aparecer por trás dos oponentes, desde que ele esteja visível na tela. Isso confere um estilo parecido com o do desenho, pois vira e mexe os lutadores somem e reaparecem em outro lugar. Não é difícil aplicar a tática de esperar o ataque dos inimigos, principalmente os chefes, e se teletransportar em suas costas, atacando-os sem uma ameaça de contragolpe. Por outro lado, sem usar essas táticas, alguns desses oponentes podem complicar.

Os golpes são aplicados com o botão B. Com ele é possível fazer pequenos combos, um uppercut (ou um chute vertical, dependendo do ninja) e aplicar golpes especiais. São três tipos para cada personagem, com poder, eficiência e consumo de "chakra" diferente para cada nível de especial. São golpes típicos do desenho, como o "sexy no jutsu" de Naruto, em que ele se transforma numa garota atlética, ou a "sharingan" de Sasuke, que deixa os inimigos mais lentos por alguns segundos.

Os personagens também podem usar projéteis - vários tipos de estrela ninja e agulhas - e pergaminhos. Os primeiros são atirados automaticamente ao fazer qualquer golpe quando se está de posse de um desses objetos. Geralmente eles conferem apenas um ataque. Já os pergaminhos, de diferentes tipos - use o botão Select para escolher -, convocam outros personagens da série, como o professor Kakashi, mestre de Naruto, para fazer um ataque poderoso.

Pular, correr, lutar e repetir

Cada uma das fases pode ter diversas missões pequenas, como derrotar todos os inimigos para avançar para uma próxima área, ou chegar ao final dela num tempo pré-determinado. Em outras, o uso do salto duplo e do teletransporte serão mais exigidos. É um jeito de tentar variar a ação, mas isso não é o bastante para que "Ninja Council 2" caia logo em monotonia, pois os inimigos são muito parecidos entre si, e isso se estende em parte para os chefes, em que, geralmente, possuem mais individualidade.

Ao final da fase, o jogador é avaliado em alguns quesitos, como tempo para cumprir a missão, quantos de seu grupo chegam ao final com vida, os número de inimigos derrotados e a quantidade de símbolos "konoha" coletados. Ao conseguir a totalidade de rank A em todas as fases até confere um bônus especial, mas isso é mais para os entusiastas. Não há nenhum incentivo em tentar melhorar o rank, a não ser que seja para conseguir o melhor de todos.

O game tem uma duração modesta, de cerca de cinco horas. Além de uma aventura para um jogador, é possível ativar um multiplayer competitivo para até quatro jogadores, usando um cabo link. Assim, o jogo lembra os títulos de luta para o GameCube ou PlayStation 2, mas a pouca quantidade de golpes não deixa muito espaço para estratégias e, sendo assim, chega ao ponto de saturação muito facilmente, apenas de ser divertido no começo.

Desligue os alto-falantes

O visual melhorou bastante desde o primeiro "Ninja Council", com personagens maiores e mais detalhados. Agora é possível ver até o rosto dos lutadores e as minúcias da animação. Não há muitos padrões de movimentos, mas cada um dos personagens possui boas animações, com destaque para as seqüências dos golpes especiais. Os cenários também ficaram um pouco melhores, mas não chegam a ser nenhuma obra de arte.

Já a trilha sonora é péssima, com um som eletrônico irritante que remete à época do NES. Na verdade, é uma questão de saber explorar a capacidade de cada aparelho. As músicas de "Riviera: The Promised Land", para o mesmo Game Boy Advance, imitam uma orquestra de forma muito competente. Os efeitos sonoros não chegam a ser tão ruins, mas não passam do mediano.

"Chakra" vazio

O único atrativo de "Naruto: Ninja Council 2" é mesmo o carisma dos personagens da franquia original, que deve agradar aos fãs. Mas despido dessa roupagem, o que sobra é um game de plataforma como tantos outros, sem uma idéia nova. Não que seja um jogo ruim, pois a fórmula do gênero - testada e aprovada, mas já meio decaída - foi seguida à risca, mas não é possível manter o interesse por muito. Bom que o game não seja muito comprido, sendo propício para uma provavelmente uma única partida até o final.

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    Naruto: Ninja Council 2 (Game Boy)

    95 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Aspect Simulations
    Lançamento: 04/10/2006
    Distribuidora: D3
    Suporte: 1-4 jogadores
    RegularAvaliação:
    Regular

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