UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

Luigi's Mansion

04/12/2001

da Redação
Antes de mais nada, vamos deixar algo bem claro: Luigi's Mansion está muito longe de ser o próximo Mario. Apesar de isso estar bem claro para muita gente, é sempre bom avisar. A mecânica, acreditem ou não, é uma versão com quebra-cabeças dos tradicionais jogos de pesca japoneses. Mas não deixe que isso engane: o título é extremamente divertido.

Escapando da sombra de seu irmão mais velho, o encanador com camiseta verde começa sua aventura chegando na mansão que ganhou em um concurso que ele podia jurar não ter se inscrito. Imagine qual não foi a surpresa dele ao descobrir que não apenas a mansão apareceu recentemente, criada por fantasmas que fugiram de quadros - e capturaram Mario! A única esperança para os mais famosos irmãos dos videogames está nas mãos de Luigi, que deve explorar a casa armado apenas de uma lanterna, um aspirador de pó e um GameBoy 'Horror' (que serve de computador pessoal).

E assim nosso herói parte para explorar o casarão, tendo que congelar fantasmas com sua lanterna e então sugá-los, mantendo o direcional segurado na direção oposta do fantasma. De vez em quando você vai encontrar um fantasma especial, que requer a solução de um quebra-cabeça para sua captura. Além disso, alguns chefes espalhados trazem a mais tradicional batalha 'descubra o ponto fraco' da aurora dos videogames.

O controle do jogo é relativamente simples: você move Luigi com o direcional principal, e (na configuração de controle padrão) sua lanterna acompanha o movimento. O botão R aciona o aspirador, e o direcional secundário permite que você mire a lanterna e o aspirador independentemente do movimento do protagonista. O botão B apaga a lanterna, Y traz o mapa, X liga o GameBoy Horror para inspeção em primeira pessoa, Z traz o inventário e L liga o aspirador no sentido contrário, para arremessar água, fogo e gelo. A é usado para inspecionar e mover objetos - além de chamar Mario, um dos momentos mais engraçados do jogo. A voz de Luigi é hilária, e quanto menos energia ele tem, mais desesperado é seu grito.

Os controles são aprendidos com certa rapidez. A maior dificuldade é conseguir usar o direcional secundário para acertar a altura do disparo - mas isso acaba sendo aprendido mais cedo ou mais tarde e o resto do jogo acaba sendo uma experiência bastante natural.

Além de caçar fantasmas, Luigi deve cutucar cada canto da casa para colecionar o máximo de dinheiro possível (que será avaliado no final do jogo com uma letra de A a H). E isso resume o jogo. Nada de pulos, mundos diferentes, ou grande variedade. E como a mansão é relativamente curta (apesar de haver uma segunda mansão escondida, que não passa de um Hard Mode) muita gente deve preferir alugar ao invés de comprar o jogo.

Visualmente, Luigi's Mansion certamente impressiona não por ser o mais realista dos jogos, mas por trazer uma estética bastante plástica. Sim, o jogo traz alguns defeitos visuais pequenos, mas no geral seu visual é consistente e exibe alguns dos efeitos que podemos esperar nos jogos da nova geração, especialmente no que se refere a partículas (no caso da poeira, fumaça e faíscas) e sombreamento.

CONSIDERAÇÕES

No fim das contas, Luigi's Mansion consegue escapar como um bom (e muito engraçado) jogo por contar com uma mecânica original, divertida e cheia de segredos - mas que acaba sendo mal aproveitada pela duração curta e poucos incentivos para se jogar novamente.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Luigi's Mansion (GameCube)

    58 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 17/11/2001
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host