UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

GameCube

Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader

08/12/2001

da Redação
Durante os últimos vinte anos, milhões de pessoas sonharam em algum ponto de sua vida sobre como seria encarnar Luke Skywalker nas épicas batalhas da trilogia original de Star Wars. Esse sonho acaba de se tornar realidade, nas mãos da Factor 5 e da Lucasarts.

Rogue Leader traz em seu enredo eventos mostrados e comentados na trilogia original de George Lucas. Você destruirá Estrelas da Morte, defenderá comboios, derrubará AT-ATs com cabo de guincho, dirigirá carros voadores em Cloud City, participará da Batalha de Hoth... se você quiser, pode até praticar suas habilidades em Tatooine (e apostar uma corrida até a Estação Tashi contra Wedge e Biggs... quem sabe até pegar uns conversores de energia?). Isso sem falar nas missões secretas, que colocarão você até na máscara de Darth Vader!

Não pensem que Rogue Leader é apenas uma versão mais bonita de Rogue Squadron. O título traz tantas inovações e novidades que é difícil começar a numerá-las.

O controle volta quase inalterado. As maiores diferenças é que agora você pode brincar com a câmera em primeira pessoa (com direito a um cockpit virtual 3D detalhado de cada nave), e um computador de auxílio para alvos - idêntico ao que Luke NÃO usou na Estrela da Morte - para ajudar nas suas missões. Além disso, agora você pode usar o direcional digital para gerenciar seus companheiros e outras tropas rebeldes.

Uma vez mergulhado em uma das dez missões principais (além da de treino e das secretas), você deve fazer duas coisas para abrir mais opções de jogo: encontrar peças secretas para melhorar suas naves, e vencer as missões com certas exigências para ganhar medalhas de bronze, prata ou ouro. Cada medalha ajuda você a abrir novas missões e naves secretas.

Rogue Leader merece uma menção especial nos departamentos sonoro e visual. Além de exibir mais efeitos gráficos do que muitas placas 3D por aí dizem suportar, a maior parte do jogo roda a 60 quadros por segundo, com algumas eventuais engasgadas, mas nada que atrapalhe a jogabilidade. A distância de visão, quantidade de elementos na tela e os efeitos de luz e relevo não falham em impressionar quando somados no meio das excitantes batalhas. E cenas que misturam pedaços dos filmes originais e modelos 3D narram os eventos entre as fases. Ah, e se sua TV suporta cabo componente, ligue o videogame com o botão B apertado para rodar Rogue Leader em Progressive Scan - o jogo, acreditem ou não, fica ainda mais bonito.

O som também merece uma menção especial, não apenas por conseguir Surround com divisão em 5 canais apenas com cabos RCA para os sortudos que tenham um decodificador compatível com Dolby Prologic II. Os efeitos sonoros são idênticos aos do filme, e diálogos não faltam nas transmissões de rádio. A música mistura pedaços da trilha original de John Williams digitalizada, com música adicional na reconhecida maestria MIDI da Factor 5 - totalmente interativa para sincronização com os eventos da ação.

E Rogue Leader ainda esconde alguns truquezinhos embaixo da manga. A missão de treino, por exemplo, segue o clock interno do videogame. Se você jogar à noite, será noite em Tatooine. Se você jogar de manhã, verá os dois sois do planeta nascendo... e terá objetivos diferentes. O clock é usado para alguns outros truques mais tarde.

CONSIDERAÇÕES

Rogue Leader é o mais impressionante dos jogos de lançamento do GameCube. Se você é fã de Star Wars, nem sequer COGITE a possibilidade de não comprar esse jogo. A Força é forte nesse título.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader (GameCube)

    125 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Factor 5
    Lançamento: 09/11/2001
    Distribuidora: LucasArts
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host