Nintendo

10 coisas que você precisa saber para começar sua jornada no "Pokémon GO"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

03/08/2016 18h19

Agora que "Pokémon GO" está disponível oficialmente no Brasil, chegou a hora de você finalmente partir em sua própria jornada Pokémon.

Mas será que você já sabe tudo o que é preciso para tornar-se dos mestres o melhor? UOL Jogos consultou Professor Carvalho e várias outras autoridades do mundo Pokémon em busca de informações sobre o game, e preparou uma lista incluindo dicas essenciais para quem quer capturar todos os monstrinhos mesmo sem gastar dinheiro.

Para começar, baixe o jogo gratuito no seu celular iOS ou Android, e separe seu melhor tênis de caminhada, pois o caminho será longo!

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Toda jornada tem um começo humilde

    "Pokémon GO" pode parecer intimidador em um primeiro momento, mas é uma experiência bem amigável. Logo de cara, os aspirantes a treinadores podem escolher entre um Bulbasaur, um Charmander e um Squirtle como companheiro inicial de aventura.

    A partir daí, o game se desenvolve na medida em que o jogador caminha pelo mundo real e interage com a versão virtual dele que existe dentro do celular. Pontos importantes de sua cidade como estátuas e museus se tornam Ginásios; lojas e estações de metrô viram PokéStops, onde é possível coletar itens; e Pokémon vagam por todos os lados, esperando para serem capturados.

    Treinadores começam com apenas um Pokémon, mas com dedicação, podem criar um time de monstrinhos super poderosos imbatíveis, ou então até preencher sua Pokédex com todas as espécies de monstrinhos. Não há um 'objetivo final' para a experiência: cada um joga e se aventura em seu próprio ritmo.

  • Imagem: Reprodução/Polygon
    Reprodução/Polygon
    Imagem: Reprodução/Polygon

    Dá para começar o jogo com um Pikachu

    Exatamente como nos jogos "Pokémon" originais, todo treinador iniciante em "Pokémon GO" deve escolher entre Bulbasaur, Charmander e Squirtle como seu primeiro companheiro. Mas há uma quarta opção secreta.

    Com determinação, dá para imitar o grande Ash Ketchum e começar a jornada com um Pikachu. Para isso, é preciso ignorar quatro vezes seguidas o trio de monstrinhos que aparece quando você liga o jogo pela primeira vez. Ande para longe até que eles desapareçam do mapa quatro vezes. Na quinta vez que eles surgirem, o Pikachu estará junto.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    PokéStops são suas primeiras paradas

    Identificados por ícones azuis espalhados pelo mundo, os PokéStops são pontos de referência extremamente importantes para qualquer treinador Pokémon.

    A cada cinco minutos, jogadores de "Pokémon GO" conseguem interagir com os PokéStops - que podem ser, no mundo real, qualquer coisa desde um ponto de ônibus até um shopping center. Os pontos premiam treinadores que passam por ele com itens como Poké Balls e Revives.

    Treinadores que andam bastante conseguem uma quantidade impressionante de itens grátis. Desde que você se esforce para fazer check-in no maior número de PokéStops possível, dificilmente você precisará gastar dinheiro real para progredir no "Pokémon GO".

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Capturar Pokémon é uma arte

    Com as Poké Balls que você obtém em um PokéStop em mãos, já é possível andar por aí em busca de novos monstrinhos para sua coleção. Um indicador na parte inferior direita da tela do celular mostra quais espécies de Pokémon selvagens estão disponíveis para captura nas redondezas.

    Pokémon do tipo Água costumam ficar perto de lagos e rios, por exemplo, enquanto algumas espécies de monstrinhos só aparecem durante a noite. Áreas no mapa que têm folhas voando costumam abrigar espécies raras ou mais poderosas de criaturas. Se você está com dificuldade de encontrar uma criatura específica, é possível ainda usar itens chamados Incense ou Lure Module para atrair monstrinhos para perto de si ou de PokéStops por 30 minutos.

    Após encontrar o Pokémon cobiçado, é preciso lançar as Poké Balls (ou Great Balls e Ultra Balls) contra eles. Um anel colorido indica a dificuldade da captura, que pode ser amenizada com certos itens. Colocando um efeito no lançamento da Poké Ball, o treinador garante mais pontos de experiência na hora da captura.

  • Imagem: Divulgação/The Pokémon Company
    Divulgação/The Pokémon Company
    Imagem: Divulgação/The Pokémon Company

    Os Pokémon também vêm de ovos

    Com sorte, uma visita a um PokéStop pode render ovos Pokémon. Após um período de incubação, os ovos chocam e dão vida a um novo Pokémon.

    Todo treinador começa com uma única incubadora com uma quantidade ilimitada de usos, mas pode também comprar ou receber como prêmio incubadoras que chocam três ovos antes de quebrar. Cada item só permite a incubação de um ovo por vez, e estes eclodem após o treinador andar uma certa distância (2, 5 ou 10 quilômetros).

    Ovos que chocam após 2 quilômetros abrigam espécies comuns de Pokémon, como os iniciais, Pidgeys e Rattatas. Criaturas incomuns como Ponytas e Koffings saem dos ovos de 5 quilômetros, enquanto os de 10 quilômetros dão origem apenas a monstrinhos raros como Dratinis, Eevees e Aerodactyls.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Fortalecer seus Pokémon é essencial

    Para ser o melhor dos treinadores, não basta capturar Pokémon. É preciso também treiná-los para que eles evoluam e fiquem mais poderosos.

    Em "Pokémon GO", um atributo chamado CP (ou 'combat power') serve como métrica para determinar a força de um monstrinho. Quanto mais CPs, mais forte um Pokémon é. E para incrementar a quantidade de CPs de um Pokémon, seu treinador precisa utilizar o monstrinho em batalha e coletar Candies.

    Se você tem um Pidgey, por exemplo, capturar outros Pidgeys selvagens e transferí-los para o Professor Willow em troca de Candies garante CPs extras para seu Pidgey original. Com o tempo, ele vai evoluir para Pidgeotto, e depois para Pidgeot, ficando ainda mais poderoso.

  • Imagem: Reprodução/Niantic
    Reprodução/Niantic
    Imagem: Reprodução/Niantic

    Representar um time é importante

    Ao atingir o nível 5, treinadores devem escolher um dentre três times para representar nas batalhas de Ginásio: Instinto, Místico ou Valor. Não é possível voltar atrás na escolha. Vestindo a camisa de um dos times, os jogadores passam a conquistar territórios para a equipe escolhida.

    Por ora, a escolha não tem grande impacto no curso do jogo. Mas vale destacar que os pássaros lendários Articuno, Zapdos e Moltres são símbolos de cada um dos times - o que pode significar que, mais para frente, usuários serão capazes de obter tais criaturas dependendo da cor de sua bandeira.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    É preciso defender Ginásios aliados...

    A partir do nível 5, treinadores têm como missão defender os Ginásios de seu time. Pokémon "depositados" em um Ginásio aliado lutam automaticamente em defesa do ponto, além de coletarem recompensas para seu treinador.

    Um treinador que consegue defender os 10 Ginásios nos quais ele tem Pokémon depositados pega, diariamente, 500 Stardust e 100 Coins - moedas importantes que podem ser trocadas por itens valiosos. A defesa de um Ginásio também rende pontos de experiência ao próprio. Quanto maior for o nível do ponto, mais Pokémon ele consegue abrigar.

    Caso todos os espaços para Pokémon de defesa de um Ginásio estejam ocupados, treinadores ainda têm a opção de colocar seus monstrinhos para treinar no espaço.

  • Imagem: Reprodução/Kotaku Australia
    Reprodução/Kotaku Australia
    Imagem: Reprodução/Kotaku Australia

    ... E também atacar Ginásios rivais

    Para o bem de todo o seu time, treinadores precisam constantemente tentar tomar Ginásios das mãos de rivais. Utilizando um time de até seis monstrinhos, como nos games, é possível batalhar contra os Pokémon que defendem um território.

    Ginásios marcados pela cor cinza no mapa não têm um dono - mas eles são extremamente raros. Com a popularidade de "Pokémon GO", os conflitos entre Ginásios serão extremamente disputados. Na tentativa de conquistar territórios novos para seu time, é importante usar apenas os monstrinhos mais poderosos de seu arsenal.

    Diferente do que acontece em jogos "Pokémon" tradicionais, as batalhas em "GO" não ocorrem por turnos. Os treinadores podem ativar os ataques comum ou especial de cada monstrinho em rápida sucessão, golpeando seus rivais sem pausa. Como não existem batalhas contra Pokémon selvagens, é durante tentativas de captura de Ginásio que a maior parte da ação ocorrerá.

  • Imagem: Reprodução/The Pokémon Company
    Reprodução/The Pokémon Company
    Imagem: Reprodução/The Pokémon Company

    "Pokémon GO" está apenas começando

    A desenvolvedora de "Pokémon GO" Niantic promete que o game evoluirá de acordo com as vontades do público, ganhando novas funções e sistemas com atualizações gratuitas.

    O jogo que temos hoje em mãos já rende horas de diversão, mas é apenas um embrião de tudo o que foi prometido pela produtora. Um exemplo: atualmente, apenas 151 Pokémon estão dentro do jogo, sendo que já existem mais de 700 espécies diferentes dos monstrinhos.

    Para atualizações que devem surgir no futuro próximo, a Niantic já promete duas adições importantes ao game: batalhas multiplayer e um sistema de troca de Pokémon.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos - Link Externo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Topo