10 dicas para sobreviver em "PUBG", o jogo do momento

Reprodução
PlayerUnknown's Battlegrounds - cura Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/11/2017 04h00

Jogar "PlayerUnknown's Battlegrounds" (ou simplesmente "PUBG") pela primeira vez tende a ser uma experiência frustrante. Você cai em uma mapa - cuja área útil vai diminuindo com o passar do tempo - apenas com a roupa do corpo e com uma missão: sobreviver.

Veja também:

A curva de aprendizado do game é íngreme, mas a prática é recompensadora e a própria natureza do game, bastante aberta e que dá diversas possibilidades aos jogadores, incentiva táticas inovadoras e criatividade para sair de situações potencialmente mortais. Até chegar nesse ponto, porém, é útil seguir algumas dicas e abaixo damos dez delas. Confira!

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    O jogo começa antes de você pousar

    Você acha que uma partida de "PUBG" só começa quando você pousa na ilha? Então você está cometendo um erro: o jogo já começa enquanto seu personagem ainda está no ar. A razão para isso é que, nesse momento, o jogador tem uma ótima oportunidade de definir onde irá pousar e também de observar onde os inimigos estão pousando. Essa preparação permite traçar uma rota para obter seus primeiros suprimentos e também evitar áreas que tenham muitos adversários, diminuindo a chance de morrer prematuramente.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Estude os controles

    Os controles de "PUBG" são complexos e, para se dar bem, você precisará dominar bem o uso do teclado do seu PC (e, futuramente, dos controles do Xbox One). As primeiras partidas no jogo são boas para isso e, dado o nível de dificuldade de permanecer vivo na batalha, é recomendável que novatos tirem suas tentativas iniciais para se familiarizar com os comandos, em especial o que controla a câmera e permite ver suas redondezas sem precisar, necessariamente, se mexer.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    O risco nem sempre compensa

    Invadir áreas visadas como construções maiores pode render itens mais raros e poderosos. Ainda que isso seja verdade em "PUBG", correr diretamente para uma usina de energia, por exemplo, é quase uma garantia de você entrará em confronto contra outros jogadores. Uma sugestão é aproximar esses lugares com cautela e, sempre que entrar em um deles, ter uma rota de fuga em mente. A meta, afinal, é sobreviver ao final da partida e, muitas vezes, fugir pode ser uma boa forma de garantir que isso aconteça.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Planeje seus movimentos

    Ainda seguindo uma atitude cautelosa, é importante que os jogadores planejem bem os seus movimentos. E isso também afeta situações de confronto. Viu um inimigo dando sopa? Às vezes vale mais mantê-lo sob vigilância do que atirar contra ele, errar e denunciar sua posição. Em confrontos de média e longa distância, a regra é só atirar se você tiver um equipamento para tal (como um rifle de assalto) e tiver certeza de que não vai errar. Outro cuidado adicional é na hora de entrar nas casas: portas abertas indicam que alguém já passou - ou está - ali. Mesmo casas com portas fechadas podem representar uma armadilha, uma vez que é possível fecha-las manualmente.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Use o jogo a seu favor

    Com o passar do tempo, o mapa de "PUBG" vai "encolhendo". Isso é sinalizado no mapa por um círculo branco, que determina a nova área, enquanto o azul delimita a área que será afetada pela radiação - caso você esteja fora do círculo branco, seu personagem irá perder energia até morrer. Estudar o mapa permite usar essa característica a seu favor: vigiar pontes ou passagens pelas quais jogadores desesperados para fugir da radiação passarão pode garantir alguns abates a mais para a sua conta. O mesmo vale para o círculo vermelho, que indica uma saraivada de bombas. Caso ele esteja marcando uma área com casas, vale ficar atento para ver se nenhum jogador sairá em disparada delas tentando fugir da morte certa.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Carregue apenas o necessário

    Além de ser um jogo de sobrevivência, "PUBG" também exigirá uma boa dose de desprendimento do jogador. Isso porque nem todo item que você encontrar terá utilidade ou precisará/poderá ser carregado. O inventário do jogador é limitado e é aí que entra uma boa dose de planejamento prévio: definir seu estilo de jogo, por exemplo, ajudará a definir quais tipos de armas você irá carregar. Quem privilegia confrontos de média e longa distância, por exemplo, não precisará carregar pistolas, e assim por diante. Equipamentos "curinga", como rifles de assalto que são bons tanto de perto quanto de longe, ajudam a economizar espaço e são um dos queridinhos dos jogadores.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Você nunca está seguro

    Um erro comum em "PUBG" é se sentir seguro, relaxar e acabar morrendo. Para evitar isso, nunca passe perto de acreditar que você está seguro: todo movimento precisa ser calculado, seja o de entrar em uma construção, olhar por uma janela ou, simplesmente, caminhar por áreas abertas. Você nunca sabe se há alguém com um rifle de franco-atirador esperando apenas um vacilo para acabar com a sua partida.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Limpe os ouvidos

    Mais do que ficar atento ao que você vê, em "PUBG" é importante ter um ouvido afiado. Ouvir passos vindos na sua direção ou localizar a origem de um disparo pode ser o diferencial entre ser surpreendido ou surpreender. Da mesma forma, preste atenção aos seus movimentos e evite correr em lugares que você pode ser ouvido. O uso de veículos, como carros e motos, também precisa ser muito bem pensado: ainda que eles ofereçam um meio rápido de locomoção, eles denunciam sua posição a todos que estejam nas redondezas. Às vezes é melhor perder tempo, mas ir a pé e em silêncio.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Vale a pena ser o "diferentão"

    Em uma partida com 100 pessoas na qual apenas um vence, pensar fora da caixa pode ajudar. Em "PUBG", aqueles jogadores que têm uma abordagem criativa e fora do comum tendem a se dar bem. E isso inclui se esconder em pontos inusitados do mapa ou evitar movimentos mais óbvios, como buscar itens mais poderosos logo de cara.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Pense bem antes de se curar

    Usar itens de cura em "PUBG" é algo que consome algum tempo - e eles só curam até 75% do máximo de sua vitalidade. Enquanto se aplica uma bandagem, por exemplo, o jogador não consegue realizar nenhuma outra ação. Tendo isso em mente, sempre que possível é recomendado se curar em ambientes mais seguros ou, ainda, quando estiver escondido. Evite fazer isso em campo aberto ou, ainda, em situações nas quais encontrar outros jogadores é mais provável, como enquanto foge da radiação no mapa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo