Topo

10 personagens LGBT dos desenhos animados

Montagem/UOL
Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

10/08/2017 11h17

Tradicionalmente um reduto de personagens heterossexuais, os desenhos animados foram ganhando representes LGBT ao longo do tempo. Isso, contudo, nem sempre ocorreu da maneira correta, sendo que, diversas vezes, personagens do tipo acabaram sendo representados de maneira excessivamente caricata.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

Ainda assim, animações atuais, como "Steven Universe" e "Rick e Morty", abordaram a questão de forma mais sutil, tornando natural a aceitação da pluralidade sexual para as criança. Até mesmo produções mais antigas, como "Os Simpsons" e "Futurama", tratam do tema de maneira geralmente positiva, apesar de um ou outro deslize.

Abaixo listamos dez personagens LGBT dos desenhos animados. Confira!

  • Reprodução

    Waylon Smithers ("Os Simpsons")

    Smithers passou mais de 26 temporadas de "Os Simpsons" dando indícios fortes de que era gay, algo especialmente notável quando ele se referia ao Sr. Burns. Ainda assim, o personagem só foi sair do armário no 17º episódio da 27ª temporada do desenho, quando ele se declara para o Sr. Burns, mas acaba tendo seu amor rejeitado. Tadinho...

  • Reprodução

    Big Gay Al ("South Park")

    Como é de se esperar, "South Park" passa longe de representar minorias de forma politicamente correta. Esse é o caso de Big Gay Al, personagem abertamente homossexual do desenho e com um comportamento extremamente estereotipado. Ele é um ativista da causa gay, mas como nenhuma seriedade resiste a "South Park", ele chega ao ponto de abrir um abrigo para animais gays que foram rejeitados por donos homofóbicos.

  • Reprodução

    Princesa Jujuba e Marceline ("Hora de Aventura")

    Conforme foi revelado pela dubladora de Marceline em um evento nos EUA, a vampira e a Princesa Jujuba já tiveram um relacionamento, algo que algumas passagens de "Hora da Aventura" já tinha dado a entender. O tema, porém, não foi explorado mais a fundo devido ao desenho ser transmitido em lugares onde relacionamentos homossexuais são considerados ilegais.

  • Reprodução

    Patty Bouvier ("Os Simpsons")

    Uma das irmãs mais velhas de Marge, Patty Bouvier inicialmente escondia sua orientação sexual, supostamente optando pelo celibato como forma de se manter distante de relacionamentos. Ao se assumir lésbica, porém, ela surpreendentemente encontra apoio em Homer, de quem Patty não gostava nem um pouco. Ele, inclusive, é convidado para celebrar o casamento da personagem.

  • Reprodução

    Colher Prateada ("O Laboratório de Dexter")

    Em um episódio de "O Laboratório de Dexter", uma paródia do Surfista Prateado aparece e rouba a comida de um churrasco durante o arco "Disque M para Macaco". Chamado de Colher Prateado, trata-se de um gay extremamente estereotipado - o que, claro, inclui falas "afetadas" e todo tipo de trejeito que se possa imaginar - que serve ao Churrasqueiro dos Mundos, uma cópia do vilão Galactus da editora Marvel. Isso causou polêmica nos Estados Unidos, a ponto do episódio ser retirado de exibição devido à representação feita pelo personagem.

  • Reprodução

    Enos Fry ("Futurama")

    Ao viajar para o passado para conhecer seu avô, chamado Enos, Fry o encontra em um período anterior ao pai do personagem ter sido concebido. Fry, então, fica paranóico para manter seu avô vivo, de maneira que ele possa se reproduzir. Ao tentar fazer com que Enos se apaixone pela sua avó, Fry sendo questionado se já "sentiu que está indo atrás de mulheres apenas porque você, supostamente, deveria".

  • Reprodução

    Jasper ("Family Guy")

    Primo do cachorro Brian, Jasper é um gay assumido - e bastante estereotipado - em "Family Guy". E, como não poderia de ser, sua trajetória na série inclui momentos pouco convencionais, como o casamento com um humano.

  • Reprodução

    Rubi e Safira ("Steven Universe")

    Apesar de Rubi e Safira, na verdade, serem seres assexuados - afinal, tratam-se de personificações de cristais -, ambas são representadas em "Steven Universe" como mulheres. Elas têm um relacionamento e, eventualmente, acabam se fundindo permanentemente como Garnet. Um dos produtores da série, Ian Jones-Quartey, confirmou que considerar ambas como lésbicas seria "justo" pelos padrões humanos.

  • Reprodução

    Rick Sanchez ("Rick e Morty")

    Após se relacionar com a Unidade, um ser que é um coletivo de mentes de indivíduos assimilados, é revelado que Rick, na verdade, é panssexual. Essa orientação, que envolve sentir atração sexual ou romântica por pessoas independentemente do sexo ou gênero das mesmas, era a intenção inicial dos criadores do desenho.

  • Reprodução

    Korra e Asami ("Legend of Korra") *spoilers adiante*

    Apesar de ambas terem se envolvido com Mako, no final da série Korra e Asami aparecem de mãos dadas e caminham em direção a um portal. Não é um relacionamento explícito, porém os autores da série confirmaram que ambas têm um relacionamento amoroso.