Jogos

10 segredos que você talvez não saiba sobre o uniforme do Superman

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/08/2017 13h50

Um dos símbolos máximos quando o assunto é super-heróis, o Superman já passou por diversas encarnações e leituras diferentes ao longo das décadas, seja nos gibis, desenhos animados, filmes e outras mídias.

Uma das constantes, porém, é o uniforme do herói. Com um icônico S estampado no peito, capa tremulando ao evento e uma combinação das cores azul, amarelo e vermelho, é um símbolo marcante do personagem que também evoluiu com ele.

Listamos abaixo alguns segredos e curiosidades que explica alguns dos mistérios do Super e também aprofundam detalhes sobre o herói da DC.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    O S é um símbolo kryptoniano

    Óbvio que o S gigante no peito do herói é de Superman, mas nos últimos anos tem rolado um esforço por parte da DC para fazer com que ele signifique algo a mais. No filme "Homem de Aço", por exemplo, o primeiro com o ator Henry Cavill, o S é um símbolo kryptoniano que significa esperança - algo estabelecido anos antes nas HQs. Nos gibis também o S já teve uma origem diferente: ele foi criado pelo pai adotivo de Superman na Terra e inspirado em um símbolo de cobra utilizado pelos nativos americanos.

  • Imagem: Divulgação/DC Comics
    Divulgação/DC Comics
    Imagem: Divulgação/DC Comics

    Indestrutível

    Quase todas as encarnações do uniforme do Superman são praticamente indestrutíveis. Isso porque ela vem de Krypton e foi criada com tecnologia muito mais avançada do que na Terra. Em algumas HQs antigas, é a mãe adotiva de Superman na Terra (isso, a Martha Kent) que costura os uniformes do herói, com ele ajudando a cortar fios usando a supervisão de calor.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Um escudo feito de miniaturas

    Pouco lembrado pelos fãs de filmes de heróis, "Superman Returns" escondeu um easter egg bem curioso no uniforme do Super. O S no peito do herói (já bem menor do que em outras versões) é composto por vários 'S' pequenininhos.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Roupa ou armadura?

    Em releituras mais recentes do Super, o uniforme deixou de ser uma roupa convencional para virar uma armadura. Por exemplo, na recente era dos Novos 52, nas HQs, o uniforme se molda ao corpo do herói, com os pedaços da armadura saindo do escudo com o S no peito.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Citação de Joseph Campbell

    Ao estilo do uniforme de Superman Returns, a roupa utilizada por Henry Cavill em "Batman V Superman" também traz um segredo escondido na arte do S no peito. Em letras kryptonianas, o escudo traz uma citação do autor Joseph Campbell, que consolidou o conceito mitológico da 'jornada do herói'. A frase é: "onde pensávamos estar sozinhos, estaremos com o mundo inteiro".

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Look básico

    Algumas releituras do herói imaginam o começo de carreira como algo mais simples em todos os aspectos. No início da era dos Novos 52, por exemplo, Superman enfrentava o crime utilizando apenas uma camiseta, calça jeans e a inseparável capa, feita de tecido indestrutível kryptoniano.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Bolso secreto

    Quando o dever chama, Clark Kent troca rapidamente de roupa, vestindo o uniforme de Superman (ou simplesmente revelando que ele já estava por baixo da camisa social). Mas... onde ele guarda todo o traje de civil? Gibis antigos do herói mostram que, ao menos por uma época, a capa tinha um bolso especial para guardar as roupas de Clark Kent.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Martha Kent: fashion designer

    Enquanto é muito mais popular a representação de que o uniforme do Super é de origem ou inspiração Kryptoniana, há revistas antigas que estabelecem que foi Martha Kent quem criou o uniforme quando Clark era apenas um bebê. Conforme ele foi crescendo, ela foi atualizando o traje.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    A capa é para mostrar que ele está voando

    Em termos de design de personagem, a capa foi colocada no uniforme para ajudar os leitores a entenderem que o Superman estava mesmo voando para o alto e avante. Sem a capa, a imagem solitária do herói no ar poderia causar confusão e deixar na dúvida se ele, na verdade, estava caindo.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    A cueca por cima da calça

    Alvo de zoeiras sem fim e, na real, praticamente extinta nos dias atuais, a cueca vermelha por cima do uniforme tem uma boa explicação para existir. O visual é inspirado nos homens fortões que eram atrações de circos na década de 30 e utilizavam esses 'calções' para destacar os músculos avantajados - mesma ideia por trás do Superman.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo