Topo

15 curiosidades para conhecer melhor "Final Fantasy XV"

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

28/11/2016 13h00

A espera acabou! "Final Fantasy XV" já está entre nós depois de uma década de espera e o resultado é uma aventura imperdível, que equilibra muito bem a tradição da franquia com novos elementos que renovam a experiência.
 
Ao longo de tantos, o jogo protagonizou momentos curiosos e, claro, a própria aventura traz um punhado de detalhes pitorescos.
 
Reunimos abaixo quinze curiosidades para você curtir ainda mais o legado de "Final Fantasy XV".

  • Jogo era exclusivo do PS3

    Quando anunciado, em maio de 2016, "FFXV" se chamava "Versus XIII" e seria um spin-off de "Final Fantasy XIII" exclusivo para o PlayStation 3. Depois de muitos anos, o jogo mudou de geração e virou multiplataforma, saindo no PS4 e Xbox One. Leia mais

  • Theatrhythm

    Antes de "Versus XIII" virar "XV", a trilha tema "Somnus" apareceu no game musical "Theatrhythm", em sua versão "Curtain Call".

  • Moogles

    Ainda que muitas criaturas clássicas apareçam no mundo moderno e mágico de "FFXV", uma ficou de fora. Ou quase. Os moogles não são criaturas vivas, mas Noctis ganha bonecos de pelúcia da simpática criatura para usar em batalhas.

  • CDs com trilhas antigas

    Ao longo da jornada é possível comprar CDs com músicas de episódios anteriores de "Final Fantasy" para ouvir durante os passeios de carro.

  • Episode Duscae

    A demo "Episode Duscae", lançada em 2015, junto com "Final Fantasy Type-0 HD" aparece em "FFXV": trata-se do capítulo 3 da jornada.

  • Legendas em português

    Este é o primeiro "Final Fantasy" numerado lançado já com legendas em português do Brasil. Isso já aconteceu no passado, mas em adaptações de episódios antigos da série para celulares e tablets, que ganharam legendas em nosso idioma.

  • Justice Monsters e King's Knight

    Nos restaurantes de Eos a turma pode jogar uma espécie de pinball chamado "Justice Monsters Five" e às vezes eles jogam no celular um game de nome "King's Knight". Os dois são games reais que você pode baixar de graça nos seus aparelhos mobile!

  • Audi R8

    Para celebrar o lançamento do jogo, a produtora Square Enix e a montadora Audi criaram uma edição especial do Audi R8. Chamado "The Audi R8 Star of Lucis", o carro aparece no filme "Kingsglaive", é modelo único e tem o precinho de US$ 470 mil!

  • Magiteks

    Um dos elementos mais consagrados de "Final Fantasy VI" e outros títulos da série dá as caras em "FFXV": os magiteks, espécies de armaduras mecânicas que usam magia como fonte de energia.

  • Trilha sonora

    A responsável pela trilha sonora do game é a lendária Yoko Shimomura, que cuidou de músicas de "Street Fighter II", "Super Mario RPG" e "Kingdom Hearts". Apesar de toda a experiência na game music, este foi o primeiro "Final Fantasy" em que ela trabalhou.

  • Fabula Nova Crystallis

    A princípio, "Final Fantasy XV" era parte do projeto Fabula Nova Crystallis, do qual faziam parte também "Final Fantasy XIII" e "Type-0". Ainda que tenha preservado muito dos designs mostrados na época de "Versus III", "FFXV" acabou sendo retirado desse universo compartilhado.

  • Logotipo

    O belo logo criado pelo mítico Yoshitaka Amano, mostra uma garota dormindo, imagem em sintonia com a trilha tema "Somnus". As interpretações sobre quem exatamente está dormindo e o que isso significa na história do jogo são muitas, mas certos trechos dão dicas para tirar algumas conclusões.

  • Stella

    Antes da princesa Lunafreya existia Stella. A primeira acabou substituindo a outra, mas um resquício de Stella ainda existe em "FFXV": é possível encontrar um colar cuja descrição cita "uma heroína esquecida há muito tempo".

  • Realidade virtual

    Pode parecer estranho, mas a versão de PlayStation 4 de "Final Fantasy XV" tem um modo de realidade virtual. Poucos detalhes foram divulgados (nem a data de lançamento foi revelada), mas sabe-se que esse trecho será protagonizado pelo fanfarrão Prompto.

  • Stand By Me

    Parte da campanha de divulgação de "Final Fantasy XV" envolveu uma parceria com a banda "Florence and the Machine", que gravou um cover da emocionante música "Stand By Me", de Ben King.

Mais Jogos