Topo

40 anos de Atari: 15 jogos inesquecíveis do console

Divulgação
Console marcou época e definiu os rumos da indústria de games nas décadas de 70 e 80. Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

2017-03-14T12:00:14

14/03/2017 12h00

Em 2017, o Atari 2600 - também conhecido como Atari VCS - completa 40 anos de lançamento.

Embora não seja nem de longe o primeiro videogame, ou mesmo o primeiro console doméstico, o Atari foi um dos aparelhos mais icônicos dos anos 70 e 80, e mesmo hoje em dia ainda é sinônimo com qualquer tipo de jogo eletrônico.

Um dos principais motivos deste legado é justamente sua biblioteca de jogos, e é por isso que UOL Jogos separou uma lista com os games mais influentes do console - para bem ou para mal

  • Reprodução

    Pong (ou Video Olympics)

    Um dos maiores símbolos do mundo dos games, "Pong" não deixou de marcar presença no Atari 2600, como parte da coletânea "Video Olympics" - que trazia diferentes variações do clássico tênis virtual.

  • Reprodução

    Combat

    Um dos jogos de lançamento do Atari 2600, "Combat" acabou sendo um de seus títulos mais memoráveis graças principalmente ao modo de batalha entre tanques - uma espécie de evolução do conceito original de "Pong".

    O que algumas pessoas não saibam é que, além dos tanques, "Combat" tinha a opção de batalhas entre aviões.

  • Reprodução

    Adventure

    Precursor de qualquer grande RPG ou jogo de ação e aventura moderno, "Adventure" foi um dos títulos mais ambiciosos já feitos para o Atari 2600, fruto de um ano de trabalho do designer Warren Robinett.

    No papel de um cavaleiro (ou ponto), o jogador deve encontrar um cálice encantado e levá-lo de volta ao castelo, encontrando itens especiais e enfrentando (ou fugindo de) três dragões que o perseguem por todo o mapa.

  • Reprodução

    Missile Command

    Um dos grandes retratos da época da Guerra Fria, em "Missile Command" o jogador deve defender seis cidades de um constante ataque de mísseis e bombardeios aéreos, até que a última metrópole finalmente seja destruída.

    O jogo marcou pelo seu tom sombrio, mas mesmo assim acabou sendo o terceiro jogo mais vendido para o Atari.

  • Reprodução

    Frogger

    É difícil conceber que um jogo sobre um sapo atravessando a rua pudesse ser tão viciante, mas "Frogger" é capaz de colocar o jogador em constante estado de tensão, procurando saber a hora certa de seguir pela estrada sem ser atropelado por um carro, e saltar para o riacho no momento certo.

  • Reprodução

    Pitfall!

    Um dos grandes pioneiros do gênero plataforma, em "Pitfall!" o jogador tem 20 minutos para recuperar 32 tesouros diferentes, procurando evitar ameças como jacarés, cobras, buracos e areia movediça.

    O jogo acabou sendo um dos títulos mais populares da Activision, empresa formada por antigos desenvolvedores da Atari e que veio a se tornar uma das principais companhias de games do mundo, responsável por séries como "Call of Duty" e "Skylanders".

  • Reprodução

    H.E.R.O

    Outro grande jogo da Activision para o Atari 2600, em "H.E.R.O." o jogador deve resgatar um grupo de mineradores que ficou presa após um desabamento, utilizando apenas uma mochila-helicóptero e algumas bananas de dinamite

  • Reprodução

    Yar's Revenge

    Um dos melhores jogos a ser lançado para o Atari 2600, em "Yar's Revenge" o jogador controla um inseto espacial que deve derrotar a maligna entidade Qotile, que é protegido por um escudo especial.

    O que torna "Yar's Revenge" tão especial é seu uso das mecânicas para formar diferentes estratégias, usando a "zona neutra" do escudo - em que Yar não pode ser ferido, mas também não pode atacar Qotile - para achar formas melhores de atingir o inimigo.

  • Reprodução

    Space Invaders

    Um dos videogames mais icônicos de todos os tempos, "Space Invaders" marcou mais época no fliperama, mas a versão do jogo para o Atari 2600 ainda conseguiu trazer parte do seu espírito para a TV de casa.

  • Reprodução

    Asteroids

    Assim como "Space Invaders", "Asteroids" também foi mais marcante no mundo dos fliperamas do que na sala de casa.

    Ainda assim, a experiência de durar o máximo possível contra as ondas de asteroides ainda continuavam divertidas no Atari doméstico.

  • Reprodução

    River Raid

    Em "River Raid", o jogador controla um jato que deve destruir barcos e estruturas inimigas espalhadas pelo chamado "River of No Return" (ou Rio Sem Volta, em tradução livre)

    . O jogo também se destaca por ser feito por Carol Shaw, possivelmente a primeira mulher a desenvolver jogos eletrônicos.

  • Reprodução/YouTube

    Pelé's Soccer

    Sim, o Rei do Futebol teve seu próprio jogo desenvolvido pela Atari em 1980.

    O game trazia 54 modos diferentes - 27 para um jogador, e outros 27 para dois jogadores - em que era possível definir desde a duração da partida até o tamanho do gol.

  • Reprodução

    Custer's Revenge

    Lançado em 1982, em "Custer's Revenge" o jogador deve levar o General Custer até uma prisioneira indígena, desviando de flechas em sua direção, para que os dois façam sexo.

    O game causou controvérsia tanto em grupos conservadores quanto em associações indígenas, e ficou marcado para sempre como um dos jogos mais polêmicos de todos os tempos.

  • Reprodução

    Pac-Man

    Jogo mais vendido para o Atari 2600, esta versão de "Pac-Man" ficou conhecida principalmente por ser... ruim.

    Muito ruim.

    Por sorte, a Namco conseguiu aprender com seus erros em "Mrs. Pac-Man", embora o jogo não tenha vendido tão bem quanto seu predecessor.

  • Divulgação

    E.T.: The Extraterrestrial

    Conhecido por muitos como um dos piores games de todos os tempos, "E.T.: The Extraterrestrial" ficou para sempre associado ao declínio e queda da Atari como gigante da indústria de jogos.

    Feito às pressas para seguir no bonde do clássico filme de Steven Spielberg, o jogo era repleto de bugs e problemas que fizeram usuários quererem devolvê-lo às lojas.

    O prejuízo foi tão grande que a Atari se viu forçada a enterrar centenas de cópias do jogo - entre outros produtos - em um aterro nos EUA.

Mais Jogos