Geek

5 coisas que você precisa saber sobre a nova transformação de Goku

Reprodução
Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

09/10/2017 12h11

Finalmente soubemos como é a nova transformação de Goku em "Dragon Ball Super", o chamado Instinto Superior (Migatte no Gokui). A novidade foi mostrada durante um especial do anime que foi ao ar na noite do último sábado (7) e estava cercada de tamanha expectativa que fez com que os servidores do Crunchyroll tivesse problemas devido ao grande número de acessos.

Mas, afinal, como é essa transformação? Será que com ela Goku está próximo de vencer o Torneio do Poder? Abaixo listamos 5 coisas que você precisa saber sobre ela. Confira!

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Técnica ou transformação?

    Afinal, o tal Instinto Superior (Migatte no Gokui) é uma técnica ou uma transformação? A resposta para essa pergunta não é exatamente assertiva: em tese, o Instinto Superior é uma técnica dominada pelos Anjos de "Dragon Ball Super" - o que explica, por exemplo, a facilidade de Whis em desviar dos golpes de Goku e Vegeta durante seus treinamentos. Ainda assim, Goku muda de aparência (como veremos abaixo) ao utilizá-la, algo, por exemplo, que não ocorre quando ele usa o Kaioken. Seria mais preciso supor que o Instinto Superior se trate de um "estado" - uma comparação válida seria o "Modo Sennin" usado por Naruto em "Naruto Shippuden".

  • Como Goku chegou lá?

    A disputa contra Jiren estava totalmente desfavorável a Goku, a ponto de ele ser humilhado em um nível raramente visto durante essas mais de três décadas de "Dragon Ball". Não importa o quanto aumentasse seu poder, simplesmente não havia meios do saiyajin vencer. Como último recurso, arremessou uma Genki Dama, prontamente barrada por Jiren. A bola de energia, pressionada pelo poder dos dois lutadores, acabou virando uma espécie de buraco negro, e Goku caiu dentro de sua energia concentrada.

    Conforme Whis explicou, de alguma maneira o corpo do personagem lutou para não ser destruído pela energia externa - como era uma técnica do próprio Goku, caso ele morresse Jiren não seria desclassificado do Torneio. O resultado é que esse esforço fez Goku romper o limite dos seus poderes e, de quebra, usar a energia da Genki Dama como combustível para continuar lutando.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Visual completamente inédito

    Diante das transformações apresentadas em "Dragon Ball Super", o novo estado de Goku é bastante sóbrio. Os cabelos ficam levemente espetados, com mechas prateadas. A cor é repetida nos olhos do personagem e em sua aura, que parece bem contida e fica bem próxima ao corpo. Mesmo impactante, não há formas complexas (os responsáveis pela animação devem ter comemorado) ou exageros. Outra mudança notada é a voz do personagem, que fica mais soturna.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    O que Goku ganha com ela?

    Como dito acima, o Instinto Superior permite que o corpo de Goku reaja sem que ele pense no que está fazendo. Com isso, elimina-se o tempo necessário para que o cérebro determine uma ação e dê o comando para os músculos reagirem. Os movimentos também ganham em precisão. Outra vantagem é uma evolução constante, que permite que o seu usuário se adapte ao estilo do adversário - o próprio Piccolo comentou que, a cada golpe, Goku passava por uma evolução, acertando Jiren com mais força e melhor se esquivando dos contra-ataques.

    Por falar em força, não há qualquer sinal de que o Instinto Superior aumente o poder do usuário. Ainda assim, o domínio do Instinto Superior é algo que até mesmo um Deus da Destruição tem dificuldades para alcançar e, uma vez que Goku o controle - o que, como veremos a seguir, não aconteceu -, ele supostamente estaria no nível de uma dessas divindades.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Ela (ainda) não fez Goku vencer

    Goku já estava bem debilitado quando alcançou o Instinto Superior - basicamente, ele usou a energia da Genki Dama como uma "bateria". Mesmo usando esse recurso, ficou claro que ele apenas conseguiu chegar no nível de Jiren, e não superá-lo de forma decisiva, sendo que esse surto de energia se esgotou rapidamente.

    Com isso, ficam algumas dúvidas. Será que o Instinto Superior de fato consome muita energia ou, por ter sido obtido por Goku em uma situação bastante adversa, ele ainda não sabe controlar seu novo poder? Será que ele poderá acessar facilmente esse novo poder uma vez que estiver curado - provavelmente, com a energia de Freeza em uma espécie de "pagamento de dívida" pelo que ocorreu em Namekusei? Ou ainda, será que ele poderá combinar a novidade com transformações e técnicas, da forma como ocorre com o Super Saiyajin Blue e o Kaioken? E esse calor que ele emite nesta forma, o que significa? São questões pertinentes, mas que só saberemos no decorrer do anime.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Geek

Topo