5 games de luta que mereciam ganhar novas versões

Reprodução
"Samurai Shodown" é um dos games esquecidos da SNK que mereciam uma revitalização Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

30/01/2017 09h00

A década de 1990 marcou o ápice dos games de luta. Arcades com jogos da série "Street Fighter" e "The King of Fighters" eram encontrados em uma grande variedade de lugares, de shopping centers a botecos e a venda de fichas fez a alegria de diversos donos de estabelecimentos. 

A moda passou um pouco e, apesar de games no estilo ainda serem lançados com uma certa frequência, ela deixou nomes que ainda dão saudades. Abaixo listamos cinco desses games que mereciam uma continuação nos dias de hoje. Confira!

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Fatal Fury

    Lançamento: 1991 | Produtora: SNK

    "Fatal Fury" tem ligações profundas com a série "Street Fighter": Takashi Nishiyama, responsável pelo game de luta da SNK, foi o criador do primeiro episódio da série da rival Capcom. O jogo trazia uma série de inovações, como as lutas acontecendo em diversos planos diferentes do cenário, além de contar com uma jogabilidade fluida (em especial a partir de "Real Bout Fatal Fury", de 1995).

    Ao longo dos anos, foram nove games inéditos da série principal (e mais um 3D, "Fatal Fury: Wild Ambition", e um para Neo Geo Pocket, "Fatal Fury: 1st Contact"), que também marcou o início do universo de "The King of Fighters". A franquia deu seu adeus com o ótimo "Garou: Mark of the Wolves" de 1999.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Samurai Shodown

    Lançamento: 1993 | Produtora: SNK

    "Samurai Shodown" foi o primeiro game de luta no qual os personagens utilizavam armas. Isso implicou em algumas mudanças básicas: o uso de golpes especiais e combos perdia um pouco da importância diante de uma espadada forte bem acertada. Outras novidades introduzidas pelo game ao gênero foi o uso de animais como companheiros de batalha e um sistema de parry.

    A série rendeu quase 20 games, ainda que nem todos eles sejam de luta ou se encaixem na cronologia da série. O último game numerado da série foi "Samurai Shodown VI", lançado em 2005 para arcades e PlayStation 2. Já o game 3D "Samurai Shodown: Sen", de 2008, foi o último jogo inédito da série e foi lançado para arcades e Xbox 360.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Rival Schools

    Lançamento: 1997 | Produtora: Capcom

    É possível definir "Rival Schools" como um "Street Fighter EX" que deu certo ou ainda como um game de luta 3D com jogabilidade que lembra "Marvel vs. Capcom". De qualquer maneira, a série de luta estudantil da Capcom era, acima de tudo, divertida ao trazer sistemas interessantes, como combos aéreos e uma espécie de sistema de parry, e personagens carismáticos.

    Inicialmente apenas disponível nos arcades, o game chegou para PlayStation em 1998, com dois novos personagens. Uma sequência, chamada "Project Justice" foi lançada em 2000 para arcades e Dreamcast. De lá para cá, os personagens do game fizeram aparições em outros jogos de luta, como "Capcom vs SNK".

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Soulcalibur

    Lançamento: 1998 | Produtora: Namco

    Sequência do game de luta 3D "Soul Blade" ("Soul Edge" no Japão), "Soulcalibur" estreou nos arcades em 1997, chegando aos consoles exclusivamente no Dreamcast no ano seguinte. Uma das suas principais inovações foi a possibilidade dos lutadores se movimentarem livremente em qualquer direção no cenário, o que não ocorria em outros games do estilo.

    Assim como no seu antecessor, os personagens tinham estilo de luta bem diferentes entre si, com as armas influenciando bastante essa característica. Ao todo, dez games da série (incluindo jogos principais e paralelos) foram lançados. O último, "Soulcalibur V", data de 2012 e teve versões para PlayStation 3 e Xbox 360.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Darkstalkers

    Lançamento: 1994 | Produtora: Capcom

    É possível dizer que "Darkstalkers" foi a série de luta que juntamente com "Street Fighter" mais influenciou os games do estilo produzidos pela Capcom. Para falar a verdade, diversos dos sistemas vistos no game deram as bases para jogos como "Street Fighter Alpha" (bloqueio aéreo), "Street Fighter III" (golpes EX) e "Marvel vs. Capcom" (chain combos).

    O último game inédito da série lançado no Ocidente foi "Darkstalkers 3", em 1997. Nesse mesmo ano, o Japão ganhava versões melhoradas de "Night Warriors: Darkstalkers' Revenge" e "Darkstalkers 3". Personagens da série como Morrigan e Felicia acabaram se tornando presença comum em outros games como "Marvel vs Capcom".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo