Topo

Geek

7 segredos sobre o uniforme do Batman

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/09/2017 14h14

Ao longo das décadas e em várias encarnações diferentes, o uniforme do Batman foi ficando cada vez mais complexo e cheio de tecnologias diferentes.

O resultado é que o Cavaleiro das Trevas é um dos heróis mais versáteis de todos os tempos. Listamos abaixo algumas das funções mais importantes da roupa, assim como alguns fatos bem curiosos:

  • Reprodução

    À prova de balas

    Uma das funções mais antigas da vestimenta é que ela é resistente contra tiros. Em algumas versões, o enorme morcego estampado no peito recebe até proteção adicional, justamente para chamar atenção dos bandidos e proteger o coração de Bruce Wayne.

  • Divulgação/Warner Bros. Interactive Entertainment

    Capuz

    O capuz não está lá apenas para esconder o rosto do herói: ele é equipado com diversos itens diferentes, como antenas e microfones para comunicação, lentes para visão noturna, proteção para os ouvidos e mais.

  • Reprodução

    Uniforme cinza e azul

    Especialmente entre os anos 70 e 90, o Batman adotou um uniforme cinza com partes azuis, como o capuz, luvas, botas e capa. Seria essa uma escolha puramente fashion, tomada por Bruce após ler algumas revistas de moda? Por mais tentador que seja dizer que sim, não é bem o caso. Nessa época, e até alguns anos antes, as gráficas que imprimiam as revistas em quadrinhos não possuíam tecnologia o bastante para representar perfeitamente todos os tons de preto e cinza do uniforme do herói. Além disso, muita tinta preta já era usada para representar outros elementos dos quadrinhos. Com o passar do tempo, os artistas que desenhavam o herói foram incorporando os tons de azul para facilitar a impressão das HQs.

  • Reprodução

    Capa planador

    Uma boa ideia vinda dos filmes do Batman que acabou incorporada nas revistinhas é o uso da capa como planador. Michael Keaton fez isso, Christian Bale também e logo essa função foi usada também nos gibis. Batman é capaz de estender a capa como se fosse um par de asas e planar pelos ares.

  • Reprodução

    Mecanismos de defesa

    E quando o Batman é nocauteado e fica lá, todo estatelado no chão, exalando seus últimos grunhidos? Ele vira um alvo fácil para os bandidos, certo? Errado! O uniforme do herói é munido de sistemas de defesa, como choques elétricos e gases (!?), que afastam quem tenta remover o capuz para descobrir a identidade de Bruc... digo, Batman!

  • Reprodução

    Cinto de utilidades

    Não dá pra falar do arsenal do Batman sem citar seu inseparável cinto de utilidades. O acessório abriga boa parte das bugigangas utilizadas pelo herói, como os batarangues, bombas de fumaça, gazuas, itens para primeiros socorros, câmeras digitais e muito, muito mais.

  • Reprodução

    Capa jurássica

    Em uma minissérie de 2010, Bruce Wayne foi enviado ao passado e precisou atravessar diversas eras para retornar ao presente e voltar a ser o Batman. A jornada começou na pré-história, em que ele enfrentou um morcego gigante (veja só a coincidência!) e passou a usar a pele dele como capa, tornando-o uma figura célebre para uma tribo primitiva. Algum tempo depois, Bruce Wayne foi parar no Velho Oeste e (veja só que coincidência de novo!) ele descobriu que alguns descendentes daquela antigo tribo ainda existiam e reverenciavam a pré-histórica capa de morcego como um artefato sagrado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor