Retrô

8 games de futebol que a gente jogava antes de "PES" e "FIFA" existirem

Reprodução
Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

25/10/2017 04h00

É praticamente impossível, atualmente, falar de games de futebol e não citar as séries "FIFA" e "PES". Criadas, respectivamente, em 1993 e 1994 - se considerarmos que o "embrião" de "PES" foi "International Superstar Soccer" -, as séries acabaram virando sinônimos modernos para peladas virtuais.

"FIFA" e "PES", porém, passam longe de terem sido o pontapé inicial. O gênero começou ainda nos anos 1970, inicialmente como versões modificadas do velho "Pong", passando por tentativas rudimentares de emular o esporte mais popular do mundo e ganhando games que, ao seu modo, definiram o estilo. Abaixo listamos oito deles que, de alguma forma, contribuíram para os games de futebol chegassem ao atual estágio. Confira!
 

  • NASL Soccer (1979)

    Os games de futebol, porém, remontam de alterações no clássico "Pong", feitas na década de 1970. O primeiro jogo a, de fato, levar para a tela da TV algo mais parecido com o que era uma partida de futebol foi "NASL Soccer", game para Intellivision lançado em 1979. Conforme é possível ver, ele traz jogadores - ainda com animações rudimentares - em um campo. O objetivo, claro, era fazer gols.

  • RealSports Soccer (1982)

    O Atari 2600 também teve um representante na categoria: "RealSports Soccer", de 1982. Mesmo sendo lançado após o game para Intellivision, o jogo de Atari maltratava a bola. As disputas ocorriam entre times de três jogadores e não havia goleiro. Ah, e o Quico, do seriado "Chaves", ficaria feliz ao saber que a sua bola quadrada poderia ser encontrada neste game.

  • International Soccer (1983)

    A situação do game de Atari ficaria ainda mais feia um ano depois, quando "International Soccer" foi lançado para Commodore 64. Os jogadores tinham traços mais realistas e, ainda que a jogabilidade pareça estranha hoje em dia, era um notável avanço para a época.

  • Tehkan World Cup (1985)

    Um destaque dos anos 1980 foi "Tehkan World Cup", posteriormente conhecido como "Tecmo Cup". Lançado para arcades em 1985, ele colocava dois jogadores frente a frente, em um gabinete com tela horizontal. A visão de jogo era superior e o controle dos jogadores se dava por meio de uma trackball.

  • Kick Off (1989)

    Lançado em 1989 para computadores como Amiga, ZX Spectrum, Atari ST e também para o NES, "Kick Off fechou bem a década. Ele também adotava uma visão do topo, trazendo uma jogabilidade ágil e um campo de maiores proporções.

  • Sensible Soccer (1992)

    Um dos grandes games de futebol do início dos anos 1990, "Sensible Soccer" ganhou versões para diversos aparelhos, mas começou sua vida no Amiga e no Atari ST. A jogabilidade era rápida, com uma visão superior mais distante do que a vista em outros jogos do gênero. O game contava inicialmente com clubes e seleções personalizáveis e, em versões futuras, como "World of Sensible Soccer", de 1994, com um modo carreira.

  • Konami Hyper Soccer (1992)

    Embrião do que viria a ser "International Superstar Soccer", o "Konami Hyper Soccer" foi lançado em 1992 para o Nintendinho e trazia um visual bastante detalhado considerando as capacidades do console 8-bits. Havia ainda requintes como a bola aumentar de tamanho conforme era chutada para o alto. Este também foi o primeiro game de futebol criado pela Konami.

  • Striker (1992)

    Lançado para os principais sistemas da época, "Striker" era um game de futebol com scroll horizontal. Ao contrário de jogos como "Sensible Soccer", a câmera era posicionada como se estiver sobre um dos gols, dando uma falsa sensação de 3D. O visual do jogo era detalhado e ele também contava com outras modalidades do esporte, como futebol de salão.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo