Topo

Jogos

Retrô

8 games de futebol que a gente jogava antes de "PES" e "FIFA" existirem

Reprodução
Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

25/10/2017 04h00

É praticamente impossível, atualmente, falar de games de futebol e não citar as séries "FIFA" e "PES". Criadas, respectivamente, em 1993 e 1994 - se considerarmos que o "embrião" de "PES" foi "International Superstar Soccer" -, as séries acabaram virando sinônimos modernos para peladas virtuais.

"FIFA" e "PES", porém, passam longe de terem sido o pontapé inicial. O gênero começou ainda nos anos 1970, inicialmente como versões modificadas do velho "Pong", passando por tentativas rudimentares de emular o esporte mais popular do mundo e ganhando games que, ao seu modo, definiram o estilo. Abaixo listamos oito deles que, de alguma forma, contribuíram para os games de futebol chegassem ao atual estágio. Confira!
 

  • NASL Soccer (1979)

    Os games de futebol, porém, remontam de alterações no clássico "Pong", feitas na década de 1970. O primeiro jogo a, de fato, levar para a tela da TV algo mais parecido com o que era uma partida de futebol foi "NASL Soccer", game para Intellivision lançado em 1979. Conforme é possível ver, ele traz jogadores - ainda com animações rudimentares - em um campo. O objetivo, claro, era fazer gols.

  • RealSports Soccer (1982)

    O Atari 2600 também teve um representante na categoria: "RealSports Soccer", de 1982. Mesmo sendo lançado após o game para Intellivision, o jogo de Atari maltratava a bola. As disputas ocorriam entre times de três jogadores e não havia goleiro. Ah, e o Quico, do seriado "Chaves", ficaria feliz ao saber que a sua bola quadrada poderia ser encontrada neste game.

  • International Soccer (1983)

    A situação do game de Atari ficaria ainda mais feia um ano depois, quando "International Soccer" foi lançado para Commodore 64. Os jogadores tinham traços mais realistas e, ainda que a jogabilidade pareça estranha hoje em dia, era um notável avanço para a época.

  • Tehkan World Cup (1985)

    Um destaque dos anos 1980 foi "Tehkan World Cup", posteriormente conhecido como "Tecmo Cup". Lançado para arcades em 1985, ele colocava dois jogadores frente a frente, em um gabinete com tela horizontal. A visão de jogo era superior e o controle dos jogadores se dava por meio de uma trackball.

  • Kick Off (1989)

    Lançado em 1989 para computadores como Amiga, ZX Spectrum, Atari ST e também para o NES, "Kick Off fechou bem a década. Ele também adotava uma visão do topo, trazendo uma jogabilidade ágil e um campo de maiores proporções.

  • Sensible Soccer (1992)

    Um dos grandes games de futebol do início dos anos 1990, "Sensible Soccer" ganhou versões para diversos aparelhos, mas começou sua vida no Amiga e no Atari ST. A jogabilidade era rápida, com uma visão superior mais distante do que a vista em outros jogos do gênero. O game contava inicialmente com clubes e seleções personalizáveis e, em versões futuras, como "World of Sensible Soccer", de 1994, com um modo carreira.

  • Konami Hyper Soccer (1992)

    Embrião do que viria a ser "International Superstar Soccer", o "Konami Hyper Soccer" foi lançado em 1992 para o Nintendinho e trazia um visual bastante detalhado considerando as capacidades do console 8-bits. Havia ainda requintes como a bola aumentar de tamanho conforme era chutada para o alto. Este também foi o primeiro game de futebol criado pela Konami.

  • Striker (1992)

    Lançado para os principais sistemas da época, "Striker" era um game de futebol com scroll horizontal. Ao contrário de jogos como "Sensible Soccer", a câmera era posicionada como se estiver sobre um dos gols, dando uma falsa sensação de 3D. O visual do jogo era detalhado e ele também contava com outras modalidades do esporte, como futebol de salão.