Retrô

8 lances impossíveis que só acontecem no "International Superstar Soccer"

Reprodução
Encontrar essa capinha na locadora era alegria garantida: game foi uma dos mais "realistas" da década de 1990 Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

18/04/2017 16h16

Os saudosos anos 1990 viram surgir os primeiros games mais realistas de futebol. Um deles, "International Superstar Soccer" fez fama no Super Nintendo e travava com os primeiros games da série "FIFA" uma disputa que dura até hoje - a franquia da Konami, ao longo do tempo, mudou de nome até chegar no "Pro Evolution Soccer" que conhecemos hoje.

Apesar desse realismo (para a época), "International Superstar Soccer" também rendia cenas inusitadas: por conta de bugs ou truques usados pelos jogadores, era possível criar situações que jamais se repetiriam em um game de futebol de verdade. Abaixo listamos algumas delas.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Juiz cachorro

    Um dos truques mais célebres em "International Superstar Soccer Deluxe" era inserir o famoso Konami Code na tela de início do game utilizando o segundo controle. Um latido confirmava que o código havia sido aceito e, como consequência, tanto o árbitro quanto os auxiliares - com direito a bandeirinha na boca - eram transformados em cachorro. Inútil, porém divertido.

  • Uma bola invisível

    Os goleiros tinham poderes especiais em "International Superstar Soccer Deluxe". Era possível, por exemplo, recuar a bola para o arqueiro do seu time e, pouco antes de ele dominar a pelota, fazê-lo sair correndo pelo campo. A câmera irá acompanhar, como se o goleiro estivesse conduzindo uma bola invisível em meio a adversários que ficam parados. Então basta ir até a linha de gol do outro time, entrar com bola (imaginária, claro) e tudo e comemorar.

  • Goleiros que viajam no tempo

    Defender um pênalti não é tarefa fácil, mas em "International Superstar Soccer" os goleiros contavam com uma ajudinha extra: o replay. Sim, mesmo que o gol tivesse acontecido no lance "de verdade", era possível defender a bola durante a exibição do replay e fazer com que o jogo seguisse normalmente. Para isso, bastava colocar o goleiro no modo manual ou semi-automático antes da cobrança, deixar o adversário fazer o gol e, na hora do replay, apertar L e R quando o batedor encostar na bola, colocar na direção onde a cobrança foi feita e apertar X para defender.

  • O gol que Pelé não fez

    A função replay também pode ajudar os atacantes. Para isso, bastava dar a saída e fazer um lançamento do meio de campo em direção ao ao gol. Assim que o chute fosse feito, era preciso apertar Start e assistir ao replay do lance. De volta ao jogo, enquanto a bola ainda viaja pelo ar, acione o replay novamente. Assim que retornar à partida, a mágica acontece: o goleiro adversário sairá correndo em direção ao meio do campo, deixando a bola livre para entrar no gol sem interferência.

  • Fair play para quê?

    Outra forma bizarra de fazer gols em "International Superstar Soccer" envolvia correr com a bola até a linha do gol adversário e deixar o goleiro defender. A partir daí, vinha o show de horrores: assim que o goleiro tomar a bola do pé do seu atacante, ele já estará dentro do gol. Basta, então, dar um carrinho nele (uma agressão clara, diga-se), ser punido - muitas vezes com cartão vermelho - e o adversário terá que cobrar uma falta com a bola dentro do próprio gol, o que o jogo computa como um gol contra. A partida, porém, seguirá normalmente e, assim que você marcar para valer, o jogo se lembrará do "gol fantasma" e você ganhará um tento extra no placar.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Expulsões sem limite

    Em uma partida real de futebol, um time pode ter, no máximo, quatro jogadores expulsos. Caso uma quinta expulsão ocorra, a partida é interrompida e, se restar um terço ou menos do tempo total de jogo, valerá o placar do momento. Nada disso se aplicava a "International Superstar Soccer". Caso o jogador tivesse cinco atletas expulsos, o game computava como uma derrota, porém o jogo continuava - o que poderia gerar um bug bizarro no qual você passava a controlar o time adversário.

  • Gol por fora do campo

    A regra é clara: o jogo só pode prosseguir após um lateral se a bola entrar em campo. Isso, porém, não se aplica ao game: ao conseguir um lateral, era possível colocar o goleiro no modo manual, cobrar o arremesso para ele fora do campo e fazer o jogador ir até a parte traseira do gol do outro time. Cada vez que ele encostar na rede será computado um gol para o seu time. E isso nos leva a outro tópico?

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Placares impossíveis

    Alguém já viu um jogo de futebol terminar com placares como 45 a 33? Bastava usar esses truques ou bugs acima e isso se tornava algo totalmente comum em "International Superstar Soccer". Se aproveitar dessas manhas enquanto se jogava contra um amigo, porém, era garantia de qualquer clima de fair play no sofá da sua sala iria para o espaço.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
Topo