Jogos

Agora vai? 4 vezes em que os Jedi quase acabaram nos filmes de "Star Wars"

Reprodução
Rey treina sob a tutela de Luke Skywalker em "Os Últimos Jedi" Imagem: Reprodução

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

14/04/2017 17h57

No primeiro trailer de "Star Wars: Os Últimos Jedi", Luke Skywalker decreta: "É hora de os Jedi acabarem".

De fato, não é a primeira vez que isso chegou perto de acontecer nos filmes da saga espacial. Em um punhado de ocasiões os guerreiros chegaram perto da extinção, mas sempre encontraram um fio de esperança e se agarraram forte a ele para conseguir a sobrevivência.

Será que desta vez será realmente o fim da linha para os cavaleiros? Enquanto não descobrimos isso com a estreia do longa-metragem, prevista para dezembro, vamos relembrar as outras ocasiões em que os Jedi chegaram perto do fim nos filmes:

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Ordem 66

    Um dos episódios mais trágicos no longo duelo entre Jedi e Sith é a execução da Ordem 66, mostrado no filme "A Vingança dos Sith". Por ordem do então senador Palpatine, o exército de clones espalhado pela galáxia para enfrentar robôs da Federação de Comércio aniquila quase todos os Jedi presentes no conflito. Alguns poucos sobrevivem e conseguem escapar, seja se refugiando em planetas distantes (como fizeram Obi-Wan Kenobi e Yoda) ou simplesmente abandonando o manto de Jedi (a exemplo de Kanan Jarrus).

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Jovem promessa

    Ao final de "Uma Nova Esperança", Darth Vader enfim consegue superar o mestre Obi-Wan e vencê-lo em um duelo de sabre de luz. O aparente fim de Ben Kenobi (que ainda aparece como fantasma para dar alguns conselhos a Luke) deixa os Jedi pertíssimo da extinção total: sobra apenas um moribundo Yoda, no pantanoso planeta Dagobah. Luke Skywalker, vamos lembrar, é aí apenas uma promessa para o futuro.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Desafio e redenção

    Obi-Wan e Yoda já partiram, sacrifícios para conseguir que Luke Skywalker descobrisse sua vocação e encarasse o treinamento para se tornar um Jedi - de fato, até onde sabemos, o último deles. Durante o filme, o jovem parte para enfrentar o próprio pai, Darth Vader, e o imperador Palpatine em um duelo claramente marcado pela desigualdade. Quis o destino, porém, que Vader encontrasse o caminho para a redenção durante o embate: ele se sacrifica para aniquilar o imperador e permitir que o filho seguisse a vida.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Antes da Força despertar novamente...

    Alguns anos após o final de "Retorno de Jedi", Luke começa a treinar uma nova geração de Jedi, incluindo o sobrinho Ben Solo, filho de Han e Leia. Porém, Ben é seduzido pelo lado sombrio da Força e assume a alcunha de Kylo Ren. Parte do grupo Cavaleiros de Ren, Kylo elimina os colegas aprendizes nos caminhos da Força. Sobra apenas Luke Skywalker (e talvez Rey?), que decide se refugiar para lidar com a culpa pela tragédia e evitar ser atacado novamente pelo sobrinho.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo