Topo

Guia básico do espião: aprenda a invadir bases e vencer em "Metal Gear V"

Reprodução
Venha para essa viagem de Big Boss no mundo da espionagem Imagem: Reprodução

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

18/09/2015 17h29

"Metal Gear Solid V: The Phantom Pain" é um jogo extraordinário e isso não é segredo. Hideo Kojima deixou seu jogo aberto para todos explorarem da forma que quiser, seja sendo um assassino desvairado que não tem medo de usar armas de fogo, seja agindo na surdina, com calma e paciência.

O problema é: ser discreto não é uma coisa fácil em "Metal Gear Solid V". Os soldados são espertos e, quando se sentem ameaçados, pedem reforços e até apoio de tanques e helicópteros. UOL Jogos, pensando nisso, preparou algumas dicas para você ser furtivo e conseguir fazer as missões como se fosse o próprio Big Boss.

  • Conheça o ambiente

    Enquanto estiver fazendo o reconhecimento da área, preste atenção também na rota que você fará até o seu objetivo. Existem certas missões que você pode passar por pontos cegos nos quais os soldados não patrulham se você encontrar um ponto desses, use isso a seu favor. Além disso, você pode escolher roupas que ajudam a se manter discreto na fase. Por exemplo, se você estiver invadindo uma base, use o uniforme Auzl Urbano, se estiver no deserto do Afeganistão use uniformes claros, se for na savana africana, use o Raposa do Deserto ou outros parecidos. Pode acreditar, isso influencia e muito na percepção dos soldados.

  • Use o binóculo

    Antes de invadir um posto de controle ou uma base, você precisa saber onde estão os soldados inimigos e, para isso, você precisa perder alguns minutinhos para fazer o reconhecimento de área com seu binóculo. Escolha um lugar algo e que tenha uma visão ampla do lugar que você quer espiar, feito isso, use o binóculo e procure um soldado que esteja fazendo patrulha ou de guarda e espere aparecer um triângulo em cima da cabeça dele, isso significa que você marcou o soldado. Agora você deve repetir em todos os outros soldados visíveis. Essas marcações mostram o posicionamento dos soldados e ao saber onde eles se encontram, você pode se mover pela base ou acampamento com mais tranquilidade.

  • Escolha seu parceiro

    A princípio Big Boss possui quatro parceiros que pode levar para o campo de batalha: D Horse, Quiet, DD e D Walker. Cada um deles ajuda Snake de formas variadas, por exemplo, Quiet pode se infiltrar nos postos de comando e bases para saber o posicionamento dos soldados, já o cão DD pode distrair as forças inimigas e ajudar Big Boss em combates e por aí vai. Você precisa encontrar o melhor parceiro que se encaixe nos seus planos e também equipá-lo de acordo. Vai levar a Quiet para uma missão de infiltração? Lembre-se de levar um rifle de precisão com silenciador. Já no caso do D-Walker, equipe a pistola tranquilizante. Se você pensar direito no que quer fazer, vai conseguir bons resultados.

  • Saiba optar entre dia e noite

    Existem diferenças gritantes entre fazer uma incursão de dia e à noite. Durante o dia os soldados estarão mais atentos e você pode ser visto mais facilmente por eles ? e você vai vê-los mais facilmente também. Durante a noite vale a pena usar um uniforme escuro para dificultar a visão dos soldados inimigos. Além disso, a patrulha fica com menor número de soldados e geralmente eles ficam próximos onde existe luzes acesas. Fique de olho em postos de observação, pois sempre existe um atirador em um desses locais mais altos.

  • Esconda os corpos

    Um dos segredos para se manter indetectável é não deixar rastros e para isso você precisa tirar os soldados que derruba do caminho. O jogo dispõe de diversos lugares para esconder inimigos como lixeiras, banheiros e até mesmo em rios e casas abandonadas ? e porque não levá-los para a sua Mother Base usando o balão fulton? Mesmo que você não queira resgatar o soldado com o balão fulton, lembre-se de que os guardas podem mudar de lugar e encontrar um corpo no chão, mesmo que adormecido, levanta muitas suspeitas e deixa os soldados em estado de atenção.

  • Atualize seu arsenal

    Para ser um infiltrador você passar despercebido e praticamente ser um fantasma. Mas para isso, você vai precisar melhorar seu equipamento com a mais alta tecnologia. Para isso, você vai precisar gastar uma graninha no centro de pesquisas e desenvolvimento da Mother Base. Dê preferência para a pistola tranquilizadora, óculos de visão noturna e outros itens não-leitais. Isso porque, no fim de cada missão, você ganha um bônus em pontos por não matar ninguém ? o que acaba rendendo mais dinheiro para gastar na Mother Base.

  • Fique de olho nos seus recursos

    A Mother Base precisa de dinheiro para se manter funcionando e cada coisa que você pede no iDroid, tem um custo em PMB (que é a 'moeda' do jogo). Chamar um helicóptero tem um custo, pedir munição tem outro. Além disso, algumas pesquisas precisam de materiais como metal e combustível. Você precisa manter o fluxo de caixa rodando, portanto, sempre que tiver oportunidade, envie soldados em missões, colete recursos e faça Side Ops sempre que puder e evitando ao máximo desperdiçar dinheiro com viagens de helicóptero.

  • Quando tudo mais falhar...

    Você tem que se preparar para quando as coisas ficarem pretas e você for identificado. Nunca vá para o campo de batalha apenas com armas não-letais, pois assim você pode ficar em maus lençóis e sem poder de fogo para se defender. Você também pode optar por abandonar a missão, mas para isso é necessário sair da área, os parceiros D-Walker e o D-Horse são ótimas pedidas para fugas. O importante é estar preparado para quando as coisas não saírem do jeito que você espera.

Mais Jogos