Topo

Geek

Bidu, Garfield e Pluto: veja as raças dos pets mais famosos da cultura pop

Montagem/UOL
Imagem: Montagem/UOL

Rodrigo Lara

Do Gamehall

01/09/2017 04h00

Nem sempre o personagem principal de um desenho animado é um ser humano: a presença de animais como protagonistas ou coadjuvantes carismáticos é marca registrada dessas produções. E, por mais que eles variem de espécie, frequentemente esses personagens se concentram entre cães e gatos.

Enquanto alguns são inspirados livremente, outros são baseados em raças que existem no mundo real. E, nessa hora, fica a dúvida: afinal, o seu personagem favorito pertence a qual raça? Abaixo listamos alguns deles e suas respectivas inspirações. Confira!

  • Montagem/UOL

    Ajudante de Papai Noel

    O cão da família Simpson, como é de se esperar, é um pet sem-noção. A começar pelo seu nome: Ajudante de Papai Noel. Ele é inspirado na raça galgo, que tem como marca o perfil esguio e a velocidade.

  • Montagem/UOL

    Snoopy

    Esse beagle que adora deitar em cima de sua casinha começou como coadjuvante nas tirinhas de "A Turma do Charlie Brown", mas logo ganhou status de protagonista. É um dos cães mais famosos das histórias em quadrinhos e desenhos animados.

  • Montagem/UOL

    Garfield

    O mal-humorado, comilão e preguiçoso Garfield odeia segundas-feiras e adora lasanha. O felino é uma versão gorducha do gato persa.

  • Montagem/UOL

    Odie

    É quase impossível não nutrir uma dose de simpatia por Odie, cão que divide a casa com Garfield. Afinal, ele é brincalhão, cheio de energia e deliciosamente ingênuo. Odie não tem raça definida, mas esses traços fazem ele se assemelhar aos beagles.

  • Montagem/UOL

    Tom

    Um dos protagonistas de "Tom & Jerry", Tom é o típico gato doméstico. Ele não pertence a uma raça propriamente definida - é quase um vira-lata felino.

  • Montagem/UOL

    Spike

    Na briga entre Tom e Jerry, o ratinho tem um defensor de peso: o cão Spike. Trata-se de um buldogue feroz que, vira e mexe, coloca o gato Tom para correr.

  • Montagem/UOL

    Scooby-Doo

    Ele é guloso, medroso e extremamente engraçado. Scooby-Doo é o protagonista das histórias em que as "crianças enxeridas" desvendam mistérios. O cão foi inspirado pelos exemplares da raça dogue alemão.

  • Montagem/UOL

    Pluto

    Provavelmente o cão mais famoso da história dos desenhos animados, Pluto é atrapalhado e, frequentemente, arranja confusão para si próprio e para Mickey. Ele foi inspirado nos cães da raça bloodhound.

  • Montagem/UOL

    Mutley

    O atrapalhado e engraçado Mutley é um clássico vira-lata. E seu humor sarcástico não poupa nem mesmo Dick Vigarista, seu suposto dono (ou seria o contrário?).

  • Montagem/UOL

    Milou

    O destemido cão de Tintin é tão ou mais corajoso do que o seu dono: frequentemente é envolvido em aventuras perigosas e, extremamente inteligente, sempre dá um jeito de se safar e salvar a pele dos humanos que o acompanham. O cão branco é inspirado na raça fox terrier, famosa pelo seu longo focinho.

  • Montagem/UOL

    Ideafix

    Outro cão sem raça definida é Ideafix, mascote do gigante Obelix. Nos cinemas, porém, o cachorro acabou sendo representado por um extremamente fofo west highland white terrier.

  • Montagem/UOL

    Mingau

    Mingau, o manhoso gato da Magali de "Turma da Mônica", é preguiçoso e odeia tomar banho. Ele não é um gato com raça extremamente definida, mas traz semelhanças com exemplares da raça angorá.

  • Montagem/UOL

    Floquinho

    Além da cor verde, uma das fontes de carisma do cão Floquinho, da "Turma da Mônica" é o seu padrão de pelos, o que impossibilita saber para onde ele está olhando e também frequentemente gera piadas nas histórias do Cebolinha. Ele foi inspirado pelos cães da raça lhasa apso.

  • Montagem/UOL

    Bidu

    O cão de Franjinha, da "Turma da Mônica", é baseado na raça schnauzer - apesar do personagem ser da cor azul. Esse cão de pequeno e médio porte é famoso pelo comprimento das suas sobrancelhas e também por possuir um longo "bigode".

  • Montagem/UOL

    Felix

    Personagem bastante antigo - sua primeira aparição, ainda em cinema mudo, data de 1919 -, Felix é o típico gato doméstico. Apesar de não ter sua raça definida, ele se assemelha mais à popular angorá.

  • Montagem/UOL

    Dama

    Praticamente uma aristocrata canina, a personagem Dama de "A Dama e o Vagabundo" é inspirada na cavalier king charles spaniel, de porte pequeno e pelos curvilíneos.

  • Montagem/UOL

    Vagabundo

    Par romântico de Dama, Vagabundo é um cão da raça schnauzer que aprendeu a sobreviver nas ruas.

  • Montagem/UOL

    Bob Pai e Bob Filho

    Enquanto Bob Pai tenta fazer de tudo para impressionar o filho, Bob Filho nutre uma intensa admiração pelo seu pai. Ambos são representações animadas dos cães da raça daschund, de origem alemã e popularmente conhecidos como "salsicha".

  • Montagem/UOL

    Astro

    O cão da família Jetson é um dogue alemão que, além de ser capaz de falar, é extremamente inteligente e sociável. Na vida real, trata-se de um enorme cão bastante calmo e fiel.

  • Montagem/UOL

    101 Dálmatas

    Essa é óbvia: os cães que aparecem na obra "101 Dálmatas", da Disney, pertencem à raça dálmata. São cães de médio e grande porte que têm como marca os pelos brancos marcados por manchas pretas.

  • Montagem/UOL

    Frajola

    O gato Frajola, que passa boa parte de sua existência tentando devorar o pobre canarinho cabeçudo Piu Piu, é uma das mais de 80 variedades da raça American Shorthair - inclusive, essa variação é popularmente conhecida pelo nome do personagem.