Jogos

Blanka é brasileiro? Veja curiosidades sobre o lutador de "Street Fighter"

Divulgação
Blanka colocou o Brasil no mapa dos games e se tornou um dos lutadores mais queridos de "Street Fighter" Imagem: Divulgação

Rodrigo Lara

Do Gamehall

13/02/2017 15h26

Ele já foi o Brasil nos games e causou polêmica por mostrar o lado mais "selvagem" do país. Fato é que a inclusão do lutador Blanka em "Street Fighter II" ajudou a popularizar o jogo por aqui e também colocou o país no mapa dos games, dando início à criação de uma série de personagens brasileiros.

Desde a sua primeira aparição, no game de 1991 "Street Fighter II: The World Warriors", Blanka não teve todos os detalhes de sua origem revelados. A começar pela sua origem: seria ele realmente brasileiro? Abaixo listamos algumas curiosidades sobre o lutador verde mais querido de "Street Fighter".

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Brasileiro? Mais ou menos

    Apesar de ser apresentado no game como um lutador brasileiro, Blanka, na verdade, não nasceu por aqui. Ele era Jimmy, um garoto que viajava em um avião que acabou caindo na Amazônia. Lá, ele acabou sofrendo uma mutação (o que explica sua pele verde) e adquiriu a habilidade de enguias elétricas, o que resultou na capacidade de utilizar a eletricidade em seus golpes.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Era para ter sido um cara "normal"

    O visual final de Blanka ficou longe do que os produtores inicialmente queriam para o personagem. Em entrevista ao UOL Jogos em 2011, o produtor da série, Yoshinori Ono, afirmou que o lutador seria um humano normal. "No começo do desenvolvimento de 'Street Fighter II', ele era um humano. Mas achamos que o game ficaria sem graça com personagens apenas humanos. Então, por exemplo, fizemos o Dhalsim, um indiano que estica os braços e cospe fogo. Daí pegamos o personagem brasileiro e, da mesma forma, fizemos mudanças".

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Cinquentão

    Apesar da aparência pouco ter mudado desde o lançamento de "Street Fighter II", Blanka completou 51 anos no último domingo (12). Ele nasceu em 12 de fevereiro de 1966 e, quando estreou no game, estava em plena forma: tinha 25 anos. Parece que foi ontem!

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Blanka ou Charlie?

    No constrangedor filme de 1994, "Street Fighter: A Batalha Final", a história de Blanka sofre uma "pequena" alteração. No longa, ele é um prisioneiro da Shadaloo utilizado como cobaia para testes. E, ao invés de ser o garoto Jimmy, ele ganha um outro nome (Carlos Blanka) e assume o papel de Charlie Nash, o companheiro desaparecido de Guile.

  • Imagem: Reinaldo Canato/UOL
    Reinaldo Canato/UOL
    Imagem: Reinaldo Canato/UOL

    Queridinho do chefe

    A cena ficou bastante comum nos últimos anos: em boa parte das mais recentes aparições em eventos, o produtor de "Street Fighter", Yoshinori Ono, levava consigo um bonequinho de Blanka. Algumas vezes, como no Brasil Game Show de 2015, o produtor surgia vestido como o personagem. Por meio do seu perfil no Twitter, Ono contou que por volta de 2007 ele obteve dois desses bonecos em uma promoção do McDonald's de Cingapura. Um deles está quebrado. Já o outro, roda o mundo com o produtor.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Amigos para sempre

    A aparência de Blanka pode não fazer com que ele seja a pessoa mais popular do mundo, mas isso não o impediu de ter amigos. O principal deles, curiosamente, é o caricato lutador Dan Hibiki. Os dois se conheceram quando Dan vagava pela Amazônia em busca de Oro. A ideia é que o ermitão o treinasse para que ele pudesse se vingar de Sagat, que havia matado seu pai. Sem conhecer o local, Dan se perdeu e acabou sendo resgatado por Blanka, dando início à amizade entre os dois.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo