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Conheça os 21 controles mais esquisitos de todos os tempos

Do UOL, em São Paulo

18/07/2017 10h40

Embora a maioria dos controles de videogame utilize alguns conceitos parecidos no design, como os botões frontais, direcional em setas e alavancas, vira e mexe a indústria decide experimentar coisas novas. Às vezes, essas inovações pegam, como os sensores de movimento do Wii. Em outros casos, são ideias muito erradas ou controles simplesmente ruins.

No meio termo da genialidade e da tosquice, estão esses 21controles muito esquisitos. Confira!

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    21. Atari Jaguar

    O desajeitado controle do Jaguar, com um teclado numérico que lembrava um antigo aparelho de telefone, em nada ajudou a performance do fracassado videogame da Atari!

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    20. Hori Katana

    Feito exclusivamente para jogar "Onimusha 3" no PS2 - e para assustar as visitas -, o Katana The Soul, sem fio e com sensor de movimentos, é de uma época que nem o Wii estava no mercado.

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    19. Storm Light Gun

    A pistola XCM XFPS Storm era uma alternativa interessante para jogar games de tiro no PC, por dispensar teclado e mouse, mas deve ser complicado empunhar o joystick por horas a fio!

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    18. Samurai Express

    Não bastassem os olhos brilhantes do samurai, a máscara ainda pode ser removida para tornar esse controle USB ainda mais assustador!

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    17. Rail Driver

    Com alavancas e cerca de 34 botões programáveis, o Desktop Train Cab Controller é o mais próximo que você vai chegar de controlar um trem!

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    16. Sidewinder

    O Dual Strike, que era da linha Sidewinder, da Microsoft, era um joystick que apostava na rotação para reproduzir a combinação teclado e mouse no PC.

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    15. Wii Bowling Ball

    Ah, o Wii e seus mini-games esportivos. Só lá para você ter uma carcaça em forma de bola de boliche para jogar... bem, boliche; o Wii tinha dessas coisas!

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    14. Fire Dragon

    Além de não parecer lá muito ergonômico, o Fire Dragon Gamepad ainda causa um desconforto extra com esse dragão olhando para o jogador!

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    13. Power Grip

    O objetivo do Indy 500 Power Grip é replicar um volante para jogos de computador, mas o resultado final não ficou lá muito animador.

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    12. Interact Pool Shark

    Jogar bilhar no computador fica muito mais estiloso com Interact Pool Shark, que é isso mesmo que você está vendo: um joystick para games de sinuca.

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    11. Laser Scope

    O NES teve sua cota de controles esquisitões: o Laser Scope, feito para a Konami para o jogo "Laser Invasion", funcionava também com qualquer jogo compatível com Zapper, pistola do console.

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    10. Gametrak

    Da MadCatz, o GameTrak era para os (muito) entusiastas do golfe em busca de uma maneira realista para treinar suas tacadas.

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    9. Power Glove

    Poucas coisas gritavam mais "videogames!" nos anos 1990 do que a célebre Power Glove, para o NES. Desejada por 10 entre 10 garotos na época, a luva sofreu com controles imprecisos e jogos ruins.

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    8. Novint Falcon

    À primeira vista é difícil desvendar de que se trata o Novint Falcon; o controle prometia feedback realista ao disparar a pistola acoplada em jogos de tiro.

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    7. Neural Impulse

    O OCZ Neural Impulse Actuator diz ler ondas cerebrais e interpretar os movimentos dos músculos faciais, traduzindo tais estímulos para controles dos jogos.

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    6. Joystick Asa

    O Quickshot Flight Grip (ou "Joystick Asa", como foi apelidado pelos jogadores) fez fama no NES, Mega Drive e Master System com o visual diferente e a premissa de funcionar bem em jogos de corrida e aviões.

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    5. Chainsaw Controller

    O controle é temático de "Resident Evil 4", mas de quebra tem um barulhinho característico de moto-serra, ideal para assustar as visitas!

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    4. Trance Vibrator

    O Trance Vibrator foi lançado no Japão incluso em uma edição especial de "Rez", para PS2, e a ideia era que o jogador colocasse no bolso o periférico, que vibrava conforme o ritmo da música.

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    3. 3D Control Pad

    O esquisitão Sega Saturn 3d Control Pad merece lugar na história por ter sido o primeiro joystick da Sega a ter alavanca analógica.

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    2. Shipdriver

    Pela "bagatela" de US$ 200 no lançamento, o ShipDriver Watercraft garantia ao jogador o jeito mais realista de pilotar um barco.

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    1. Spaceorb 360

    O SpaceOrb 360 permitia seus graus de movimentação em espaços 3D de jogos para PC, mas não conseguiu mostrar para que isso servia na prática.