Topo

Cosplayers profissionais dão 5 dicas de ouro para usar fantasias em eventos

Divulgação/Divulgação/Bruno Antonucci
Marcelo 'Vingaard', Thaís 'Yuki' e Rachel Asakawa são cosplayers profissionais experientes Imagem: Divulgação/Divulgação/Bruno Antonucci

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

15/10/2015 20h48

Cada vez mais os cosplayers despontam como algumas das principais atrações de eventos de games e outros relacionados à cultura pop, seja em concursos ou mesmo feitos por visitantes.

Assim, não é de se estranhar que cada vez mais pessoas se interessem pelo hobby - que não é exatamente barato ou fácil de começar.

Para ajudar quem quer fazer seu primeiro cosplay ou aperfeiçoar suas técnicas, pedimos dicas a três experientes cosplayers profissionais do Brasil: Marcelo 'Vingaard', Rachel AsakawaThaís 'Yuki'.

  • Estude o evento

    Pergunte à organização do evento se haverá espaço dedicado para guardar fantasias, malas e equipamentos. Isso ajuda muito na hora de decidir qual cosplay levar ao evento. "Os maiores eventos estão percebendo que os cosplays são atrações, o público adora", explica Vingaard. "Então os organizadores estão procurando oferecer uma infra estrutura para incentivar que as pessoas venham de cosplay ao evento".

  • Faça as malas

    Caso você precise viajar para outra cidade para fazer cosplay no evento, há algumas dicas legais para organizar bem as malas. "Eu uso muito protetores de terno para os cosplayers mais compridos ou vestidos, tecidos mais finos que você não quer que desfie ou amasse", explica Thaís. "Ele dá uma protegida e não amassa tanto, é só dobrar ele no meio e colocar por cima da mala pronta". Por sua vez, para Rachel, "uma das melhores coisas que já inventaram são aqueles saquinhos que você fecha a vácuo, aquilo salva bastante espaço. Mas depende também dos tipos de tecido, às vezes você pode enrolar alguma peça. Você tem de brincar de 'Tetris' com a sua mala.

  • Maquiagem

    Muitos cosplayers usam maquiagem para deixar suas produções ainda mais caprichadas. Thaís diz que "o ideal é tentar usar produtos de boa qualidade, principalmente base, primer e pó. Algumas coisas como sombra e batom, não fazem tanta diferença, mas uma base ruim vai se deteriorar muito rápido e sua cara vai ficar feia e horrorosa em pouco tempo.Fixador de maquiagem ajuda bastante". Rachel explica também que "se você vai ficar de cosplay em um evento muitas horas durante o dia, veja bem onde ficam os banheiros para ir e retocar a maquiagem. Caso alguém esteja junto com você, veja se essa pessoa não pode carregar uma parte da maquiagem".

  • Kit de primeiros socorros

    Ainda que indesejados, acidentes acontecem e são parte da aventura de criar um cosplay. Assim, Thaís sugere que "é legal levar sempre um kit de primeiros socorros com cola, linha e agulha. Eu sempre levo. Caso seja algo pintado, leve também a tinta da cor que você precisa em um potinho". Para fantasias mais elaboradas, Rachel conta que "às vezes você está usando algo com biscuit ou massas do tipo, então é importante levar alguns pedaços de lixa d'água pra fazer algum remendo na peça. Pedaços de tecido também ajudam bastante. Com tudo o que sobrar do seu cosplay, monte um kit de primeiros socorros pra ele mesmo".

  • Divirta-se!

    Dica de ouro do Marcelo: "se você pensa em colocar um cosplay pra vir a um evento, fatalmente muitas pessoas vão querer tirar foto com você, então esteja preparado receber um assédio muito grande, um carinho muito grande do público. As pessoas olham pra você e não veem você, veem o personagem. Venha de coração aberto pra se divertir e ser feliz".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos