Topo

De "1-2 Switch" até "Ultra SF": Jogamos os 15 primeiros games do Switch

Barbara Gutierrez

Do UOL, em Nova York*

16/01/2017 17h08

O Switch é o próximo console da Nintendo, com lançamento marcado para 3 de março nos EUA. Depois dos tropeços do Wii U, a empresa japonesa conta com o apoio de produtoras como Bethesda, Capcom e EA no desenvolvimento de games para o novo aparelho.

15 dos 38 games anunciados para o Switch estavam jogáveis em um evento em Nova York na última sexta-feira (13). UOL Jogos esteve lá e testou todos os games. Veja nossas primeiras impressões:

*A jornalista viajou a convite da Nintendo

CONHEÇA OS 15 PRIMEIROS JOGOS DO SWITCH

  • Divulgação

    1-2 Switch

    "1-2 Switch" foi feito para mostrar as funções dos controles ec omo eles são versáteis. Foi interessante analisar como um controle tão pequeno, que cabe na palma da mão, pode oferecer funções de vibração únicas como em ?Ball Count? (no qual você tem que adivinhar quantas bolinhas estão dentro de seu controle pelo peso e forma como elas rolam). Ainda assim, este minigame mais exibe a funcionalidade do aparelho do que aposta em diversão em si. ?Quick Draw? (no qual você e seu colega são dois pistoleiros num duelo), ?Samurai Training? (game em que você e seu oponente praticam um golpe de kendô), e ?Milk? (uma disputa para... ordenhar uma vaca e ver quem tira mais leite!), fazem mais o estilo de jogo que qualquer anti-social jogaria na sala de visitas durante uma festa.

  • Divulgação

    ARMS

    Sucessor espiritual de "Punch Out", do Wii, "ARMS" foi um dos games mais divertidos do evento. Ainda assim, os personagens são um tanto quanto genéricos visualmente e apesar do jogo utilizar muito bem as funcionalidades dos controle JoyCon, após 10 partidas o jogo se torna extremamente repetitivo. A versão final de "ARMS" precisa desesperadamente de uma campanha solo para manter o interesse do jogador por mais do que algumas partidas.

  • Divulgação

    Disgaea 5 Complete

    Não há muito para falar sobre "Disgaea 5 Complete". O game de estratégia em turnos vem para o Switch sem diferenças da versão para PlayStation 4 lançada em 2015, mas completo com todo o conteúdo adicional já lançado, seus cenários, personagens e classes.

  • Divulgação

    Just Dance 2017

    O Switch terá uma faixa exclusiva em "Just Dance 2017", a música ?How Deep is Your Love?, de Calvin Harris. O hit será disponibilizado pelo serviço Just Dance Unlimited, que ainda será gratuito por três meses aos usuários do novo console. É possível jogar em até seis pessoas utilizando o JoyCon em multiplayer local.

  • Divulgação

    Has Been Heroes

    "Has Been Heroes" é um jogo 'rogue-like' tático dos criadores de "Trine". O game tem uma mistura interessante de batalhas por turnos e em tempo real. Rápido e difícil de assimilar no começo, é o tipo de game que demora para fisgar o jogador, mas que pode viciar seriamente após ser compreendido.

  • Divulgação

    FAST RMX

    Remix do jogo "Fast Racing Neo", que foi desenvolvido para Wii U, o game permite até 8 jogadores online e 4 jogadores locais. Com um visual futurista e resolução de 1080p e 60 fps, o game de corridas de naves faz bonito também na forma portátil do Switch, que quando retirado da base, roda a 720p e 60fps. As corridas tem claras referências a "Mario Kart", com funções semelhantes como o drift, além da fácil adaptação para novos jogadores.

  • Divulgação

    Mario Kart 8 Deluxe

    Com desempenho impecável no Switch, a versão encorpada de ?Mario Kart 8? traz novos circuitos, novos personagens (King Boo, Inkling Girl e Inkling Boy). Com um modo de batalha além do tradicional Grand Prix, ?Bob-omb? e ?Balloon Battle? receberam arenas próprias. No evento, foi possível jogar com o volante (cuja funcionalidade é basicamente a mesma do volante do Wii U), que é relativamente pequeno e requer apenas um JoyCon. O game também possui um sistema que facilita a brincadeira aos novatos e crianças chamado ?Smart Steering?. Como alguém que sempre caía dos mapas e perdia o primeiro lugar, achei esta adição incrível.

  • Divulgação

    PuyoPuyo Tetris

    Quem já jogou a versão japonesa de "PuyoPuyo Tetris" no DS não verá diferença alguma na versão para Switch, apenas a localização completa em inglês. O game de quebra-cabeças vai se aproveitar do novo sistema online da Nintendo para o multiplayer global, mas também é possível jogar em até quatro pessoas localmente utilizando os controles JoyCon.

  • Divulgação

    Skylanders Imaginators

    Pode esquecer a quinquilharia de personagens e portais em casa. Na versão para Switch de "Skylanders", isso não é necessário: basta colocar os personagens em cima do joystick do JoyCon direito, que possui um leitor igual ao de qualquer portal. Assim que escaneados, os bonecos ficam no sistema do game permanentemente, dessa forma o jogador pode levar o Switch para onde quiser, sem preocupações. Além disso, é possível utilizar a tela de toque para mudar o visual do seu personagem e utilizar o menu em geral.

  • Divulgação

    Snipperclippers

    O puzzle geométrico "Sniperclippers" tem um apelo claro ao multiplayer local, bem mais divertido do que a campanha solo. Apesar de não depender diretamente das funcionalidades do JoyCon como sensores ou vibração, este é o tipo de game perfeito para jogar enquanto espera na fila do dentista com seu irmão mais novo. É divertido no ponto perfeito entre frustração e recompensa, como todo puzzle deveria ser.

  • Divulgação

    Sonic Mania

    "Sonic Mania" é uma lufada de ar fresco para a franquia da Sega. Um dos destaques do game é poder jogar em duas pessoas com Tails ao lado de Sonic. O jogo roda a 60 quadros de animação por segundo e recebeu novos detalhes em todos os seus chefões, que podem ter uma aparência levemente diferente dos jogos clássicos ou golpes novos. Há também Studiopolis, por exemplo, que é uma fase completamente nova, com inimigos inéditos.

  • Divulgação

    Splatoon 2

    Além de novos personagens, novas armas e novas modaldiades, ?Splatoon 2? aposta no sensor Gyroscope do Switch, encontrado no console em si (fora da base, em sua forma portátil) ou no Pro Controller. O jogador move a câmera conforme o movimento de suas mãos, mudando a perspectiva de seus personagens. ?Splatoon 2? é um dos games que prova que a forma portátil do Switch tem muito a oferecer e parece ficar ainda melhor na palma da mão.

  • Divulgação

    Super Bomberman R

    "Super Bomberman R" traz o melhor dos clássicos jogos da franquia, mas com gráficos em alta definição e a possibilidade apenas estética de personalizar seu personagem. No Switch, as telas de carregamento demoravam mais do que o necessário (chegando até a 10 segundos de espera) para carregar o mesmo nível. Os responsáveis pelo estande do game no evento responderam que essa demora exagerada será resolvida na versão definitiva do console.

  • Divulgação

    The Legend of Zelda: Breath of the Wild

    Uma das melhores experiências no Switch foi, com certeza, jogando o aguardado ?The Legend of Zelda: Breath of the Wild?. O game parece ter sido feito para o modo portátil do console, cujo visual no evento estava um tanto quanto serrilhado na televisão em comparação ao aparelho na palma da mão. Além disso, senti muito mais conforto ao jogar o game desta maneira ao invés de utilizar o Pro Controller. Rodando suave na telinha do Switch, "Breath of the Wild" oferece um grande mundo aberto, opções de personalização para Link e desafios inéditos na franquia, como precisar lidar com mudanças climáticas (Link fica com frio quando a temperatura cai, por exemplo).

  • Divulgação

    Ultra Street Fighter II HD

    Implementando movimentos especiais na versão comemorativa dos 30 anos da série, o clássico "Street Figher II" vem repaginado com o visual da edição "HD Remix" e oferece a opção de ser jogado também com os gráficos clássicos no Switch (para isso, é necessário reiniciar o console). Há também os novos personagens Evil Ryu e Violent Ken, que parecem ótimos visualmente nas duas versões. É possível jogar tanto no Pro Controller quanto nos JoyCon, e o game oferece confrontos entre jogadores no Arcade Mode ou também disputas de dupla contra a IA.

Mais Jogos