PlayStation

De "Mario" a "GTA": as séries de games de maior sucesso de todos os tempos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/11/2017 11h57

Durante as décadas, a indústria de games gerou dezenas de séries e franquias memoráveis, que marcaram o público seja com sua jogabilidade, narrativa ou inovações.

Algumas destas séries de jogos foram tão adoradas pelo público que chegaram a vender centenas de milhões de cópias, e continuam firmes e fortes mesmo décadas depois de seus primeiros lançamentos.

Por isso, UOL Jogos listou as 10 franquias com maior número de vendas de todos os tempos, que vão desde aventuras de um (ex-)encanador italiano até corridas e roubos de carro.

  • Mario - 530,5 milhões de unidades

    Como é de se esperar, a série "Mario" é a mais vendida de todos os tempos, com número estimado em 530,5 milhões de unidades entre várias sub-franquias, incluindo "Super Mario", "Mario Kart", "Mario Party", etc.

    O último lançamento do mascote da Nintendo, "Super Mario Odyssey", lançado em 27 de outubro de 2017, chegou a vender 2 milhões de cópias em 3 dias.

  • Pokémon - 290 milhões de unidades

    Outra popular franquia da Nintendo, a série "Pokémon" ocupa o segundo lugar da lista com 290 milhões de unidades.

    Fenômeno entre jovens na década de 1990, a franquia continuou popular na década seguinte, mas voltou brevemente a ser uma febre com o jogo mobile "Pokémon GO"

  • Grand Theft Auto - 265 milhões de unidades

    Uma das séries mais populares - e controversas - do mundo dos games, "Grand Theft Auto" só alcançou o estrelato com "GTA III", mas cada novo jogo encontra ainda mais sucesso em relação ao predecessor.

    Para se ter uma ideia, em 2017 "GTA V" chegou a 85 milhões de unidades vendidas, tornando-se o terceiro game mais vendido de todos os tempos, atrás apenas de "Tetris" e "Minecraft".

  • Call of Duty - 250 milhões de unidades

    Outra série que virou um dos maiores nomes da indústria, "Call of Duty" vendeu um número estimado de 250 milhões de cópias ao retratar combates na Segunda Guerra, conflitos militares contemporâneos, e até batalhas futuristas.

  • The Sims - 200 milhões de unidades

    Desde seu lançamento, em 2000, o simulador da vida de Wil Wright é talvez o jogo casual mais popular de todos os tempos, com um número de vendas estimado em 200 milhões de unidades entre diversos jogos e expansões.

  • Tetris - 170 milhões de unidades

    Um dos quebra-cabeças mais populares de todo o mundo, "Tetris" é não só um dos maiores nomes dos games, como também é considerado o jogo mais vendido de todos os tempos, já que foi lançado em tantas plataformas diferentes desde seu lançamento original, em 1984.

  • Need for Speed - 150 milhões de unidades

    Apesar de a série não ser mais tão popular nos dias de hoje, "Need for Speed" foi a força dominante entre os jogos de corrida nos anos 2000, chegando a vender 150 milhões de unidades desde que seu primeiro game foi lançado no esquecido console 3DO.

  • Final Fantasy - 130 milhões de unidades

    Mesmo passando por altos e baixos, a série "Final Fantasy" continua tendo um lugar especial no coração de jogadores por todo o mundo, trazendo alguns dos games mais aclamados de todos os tempos desde seu lançamento, em 1987.

    O último jogo da série, "Final Fantasy XV", levou a franquia de RPGs japoneses de volta às graças do público, e tem vendas estimadas em 6,5 milhões de unidades.

  • Minecraft - 122 milhões de unidades

    Um dos maiores fenômenos recentes no mundo dos games, "Minecraft" tem capturado e expandido a imaginação de milhões de crianças e adultos desde sua primeira versão, lançada em 2009, e só tem crescido após a aquisição do estúdio Mojang pela Microsoft, em 2014

  • Wii Sports - 115 milhões de unidades

    Provando a enorme popularidade do Nintendo Wii, a franquia "Wii Sports" só foi composta por dois jogos - "Wii Sports" e "Wii Sports Resort" -, mas ainda assim conseguiu superar a barreira de 100 milhões de unidades vendidas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo