Topo

De volta às origens: "RE7" é cheio de referências aos "Resident" clássicos

Arte/UOL Jogos
Imagem: Arte/UOL Jogos

Paulo Wirth

Do REVIL*

2017-03-14T18:30:25

14/03/2017 18h30

"Resident Evil 7" é um jogo que leva a série da Capcom de volta as origens, e dessa vez, faz isso pra valer. Não é a toa que o jogo é cheio de referências aos títulos mais antigos da franquia. Selecionamos algumas das referências mais marcantes, mas há dezenas delas.

Antes de conferir as referências, é bom saber que a lista contém 'spoilers'. Continue em frente se você não se importa com isso ou se já tiver finalizado "Resident Evil 7" pelo menos uma vez.

  • Divulgação

    A mansão

    A mansão dos Baker, um dos principais cenários de "Resident Evil 7", é uma das referências visuais mais claras desta volta ao passado, mais especificamente a mansão Spencer nas montanhas Arklay, e palco central dos eventos de "Resident Evil 0" e do "Resident Evil" original.

  • Reprodução

    Portas

    Nos primeiros "Resident Evil" do PSOne, as portas eram um elemento serviam como forma de carregar as próximas áreas enquanto o jogador via uma animação em primeira pessoa da porta se abrindo. Como "Resident Evil 7" é todo em primeira pessoa, esse elemento é usado pra intensificar a sensação de medo ao não saber o que vai encontrar na próxima sala.

  • Reprodução

    Nemesis

    Jack Baker é a personificação do vilão Nemesis, de "Resident Evil 3" no novo game. Ele é o mais violento e implacável membro da família e também possui os ataques mais brutais já vistos na série. Assim como Nemesis, Jack possui força e velocidade sobre-humanas, além de capacidades regenerativas que deixariam o Wolverine no chinelo.

  • Reprodução

    Quebrando a parede

    Enquanto tenta escapar da casa, Ethan pode ser surpreendido por Jack, que em seu encalço, resolve destruir uma parede e obstruir o caminho do jogador (além de dar um baita susto!). Essa cena é uma referência direta ao momento em que a criatura Mr. X quebra uma das paredes da delegacia em "Resident Evil 2".

  • Reprodução

    Montanhas Arklay

    Na sala principal da residência dos Baker, há um quadro que mostra as montanhas Arklay em julho de 1991. O local foi palco das tragédias de "Resident Evil 0" e do "Resident Evil" original.

  • Reprodução

    Espingarda

    Na mesma sala principal, há uma estátua de um militar segurando uma espingarda. Caso Ethan remova a arma sem colocar outro objeto do mesmo peso no lugar, ele fica trancado. É uma referência direta ao puzzle da 'Shotgun e Broken Shotgun' do primeiro "Resident Evil".

  • Reprodução

    Medidor cardiáco

    Ao recuperar a consciência na sala de jantar, Ethan nota que tem sua mão de volta e está com um relógio de pulso. O dispositivo mostra o medidor de vida do personagem, referência direta ao medidor cardíaco dos "Resident" clássicos, visto quando ao acessar o menu.

  • Reprodução

    Portas e chaves de animais

    A casa dos Baker tem várias portas com animais emapalhados. Essas portas fazem referências a inimigos e chefes antigos da série. As chaves que abrem essas portas tem o mesmo desenho dos animais, o que também era comum nos "Resident" clássicos.

  • Reprodução

    Já ouvi isso antes!

    A parte da propriedade controlada por Lucas é cheia de armadilhas. Em uma das portas, é necessário colocar uma senha eletrônica. Os efeitos sonoros são os mesmos dos menus de "Resident Evil 2" e "RE3".

  • Reprodução

    Crisálida

    Após o confronto derradeiro com Jack, Ethan é obrigado a usar uma das vacinas feitas por Zoe contra o patriarca da família Baker. O efeito é instantâneo e o corpo do vilão é cristalizado, similar ao processo de crisálida de "Resident Evil 6", que deu origem aos J'avos.

  • Divulgação

    F.E.A.R.

    "Resident Evil 7" também faz referências a outros jogos: durante um flashback no navio, você descobre as origens de Eveline, que lembra muito a personagem Alma da série "F.E.A.R". Isso não é mera coincidência: o escritor Richard Pearsey, responsável pelo roteiro de "F.E.A.R"., supervisionou o script de RE7.

  • Reprodução

    Preso no casulo

    Quando Mia está prestes a resgatar Ethan no navio, o personagem está enclausurado num casulo de mofo. Essa é uma referência direta ao momento em que Claire Redfield foi aprisionada por Alexia Ashford em um casulo em "Code: Veronica".

  • Reprodução

    Pistola de Wesker

    No confronto contra o chefe final, Ethan recebe uma pistola chamada "Albert 01-R". O nome da pistola é uma referência direta ao finado vilão Albert Wesker, uma das figuras mais proeminentes da série Resident Evil. Inclusive, o modelo da pistola é similar à Samurai Edge, pistola customizada do esquadrão de elite S.T.A.R.S. de Raccoon City.

  • Reprodução

    Agente Redfield

    No final do jogo, Ethan é resgatado por mercenários mascarados e levado em um helicóptero. Um deles tira a máscara e se identifica como "Redfield", sobrenome de um dos protagonistas mais importantes da franquia, Chris Redfield, presente desde o primeiro jogo. As motivações para ele estar ali trabalhando com os mercenários da Umbrella ainda são desconhecidas.

  • Reprodução

    Helicóptero da Umbrella

    O helicóptero dos mercenários que resgatam Ethan traz estampado o logo da Umbrella Corporation, empresa farmacêutica que servia como pano de fundo para as pesquisa virais de Ozwell E. Spencer, e responsável pelo incidente de Raccoon City após a contaminação biológica causada por seus agentes virais e armas biológicas. Uma foto do helicóptero pode ser encontrada na mansão dos Baker.

    * Paulo Wirth é redator do REVIL

Mais Jogos