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De volta às origens: "RE7" é cheio de referências aos "Resident" clássicos

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Paulo Wirth

Do REVIL*

14/03/2017 18h30

"Resident Evil 7" é um jogo que leva a série da Capcom de volta as origens, e dessa vez, faz isso pra valer. Não é a toa que o jogo é cheio de referências aos títulos mais antigos da franquia. Selecionamos algumas das referências mais marcantes, mas há dezenas delas.

Antes de conferir as referências, é bom saber que a lista contém 'spoilers'. Continue em frente se você não se importa com isso ou se já tiver finalizado "Resident Evil 7" pelo menos uma vez.

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    A mansão

    A mansão dos Baker, um dos principais cenários de "Resident Evil 7", é uma das referências visuais mais claras desta volta ao passado, mais especificamente a mansão Spencer nas montanhas Arklay, e palco central dos eventos de "Resident Evil 0" e do "Resident Evil" original.

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    Portas

    Nos primeiros "Resident Evil" do PSOne, as portas eram um elemento serviam como forma de carregar as próximas áreas enquanto o jogador via uma animação em primeira pessoa da porta se abrindo. Como "Resident Evil 7" é todo em primeira pessoa, esse elemento é usado pra intensificar a sensação de medo ao não saber o que vai encontrar na próxima sala.

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    Nemesis

    Jack Baker é a personificação do vilão Nemesis, de "Resident Evil 3" no novo game. Ele é o mais violento e implacável membro da família e também possui os ataques mais brutais já vistos na série. Assim como Nemesis, Jack possui força e velocidade sobre-humanas, além de capacidades regenerativas que deixariam o Wolverine no chinelo.

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    Quebrando a parede

    Enquanto tenta escapar da casa, Ethan pode ser surpreendido por Jack, que em seu encalço, resolve destruir uma parede e obstruir o caminho do jogador (além de dar um baita susto!). Essa cena é uma referência direta ao momento em que a criatura Mr. X quebra uma das paredes da delegacia em "Resident Evil 2".

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    Montanhas Arklay

    Na sala principal da residência dos Baker, há um quadro que mostra as montanhas Arklay em julho de 1991. O local foi palco das tragédias de "Resident Evil 0" e do "Resident Evil" original.

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    Espingarda

    Na mesma sala principal, há uma estátua de um militar segurando uma espingarda. Caso Ethan remova a arma sem colocar outro objeto do mesmo peso no lugar, ele fica trancado. É uma referência direta ao puzzle da 'Shotgun e Broken Shotgun' do primeiro "Resident Evil".

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    Medidor cardiáco

    Ao recuperar a consciência na sala de jantar, Ethan nota que tem sua mão de volta e está com um relógio de pulso. O dispositivo mostra o medidor de vida do personagem, referência direta ao medidor cardíaco dos "Resident" clássicos, visto quando ao acessar o menu.

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    Portas e chaves de animais

    A casa dos Baker tem várias portas com animais emapalhados. Essas portas fazem referências a inimigos e chefes antigos da série. As chaves que abrem essas portas tem o mesmo desenho dos animais, o que também era comum nos "Resident" clássicos.

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    Já ouvi isso antes!

    A parte da propriedade controlada por Lucas é cheia de armadilhas. Em uma das portas, é necessário colocar uma senha eletrônica. Os efeitos sonoros são os mesmos dos menus de "Resident Evil 2" e "RE3".

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    Crisálida

    Após o confronto derradeiro com Jack, Ethan é obrigado a usar uma das vacinas feitas por Zoe contra o patriarca da família Baker. O efeito é instantâneo e o corpo do vilão é cristalizado, similar ao processo de crisálida de "Resident Evil 6", que deu origem aos J'avos.

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