Topo

Dedo na ferida: 10 games que humilham quem joga no modo Fácil

Reprodução
Desculpa, então... Imagem: Reprodução

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

16/03/2017 09h06

Às vezes, um jogo é simplesmente difícil demais.

Talvez ele tenha inimigos muito brutais, talvez sua coordenação motora não seja tão boa (ou pior do que era antes), talvez ele tenha sido criado por monstros sádicos que não conseguem ficar felizes sem causar sofrimento aos outros.

Qualquer que seja o motivo, alguns jogadores se sentem forçados a fazer uma escolha dolorosa: selecionar a dificuldade Fácil.

Certos jogos, porém, não deixam isso barato...

  • Reprodução

    Série "Wolfenstein"

    Se você ousar escolher a dificuldade muito fácil na campanha dos jogos da série "Wolfenstein" - mais conhecida como "Can I Play, Daddy?" (ou "Posso Jogar, Papai?", em tradução livre) - a foto ao lado mostra o herói B.J. Blazkowicz usando um chapéu de bebê e uma chupeta.

    O modo fácil não traz muito mais dignidade, sendo chamado de "Don't Hurt Me" ("Não Me Machuque") com Blazko com cara de assustado.

  • Reprodução

    "Ninja Gaiden Black"

    Caso morra muitas vezes em "Ninja Gaiden Black" (e você certamente vai fazer isso), o jogo oferece a dificuldade "Ninja Dog", que coloca uma fita longa e rosa no braço de Ryu Hayabusa e o humilha durante o início do jogo, além do herói ser constantemente insultado por sua companheira, Ayane.

  • Divulgação

    Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

    Se o jogador morrer vezes demais durante uma missão, Snake recebe um chapéu de galinha, que ajuda o jogador a se esconder mais facilmente de inimigos, mas causa uma penalidade na pontuação final do jogo.

    ... Além de te fazer parecer ridículo, claro.

    Mas não é só isso: se você morrer demais com este chapéu, você pode receber o "Lil' Chicken Hat", um chapéu de pintinho que torna Snake praticamente invisível, mas a pontuação vai imediatamente para zero.

  • Reprodução

    I Wanna Be The Guy

    Infame por sua dificuldade, o jogo de plataforma para PC "I Wanna Be The Guy" traz duas opções: Medium e Hard

    Não há muito diferente entre as duas dificuldades, mas o protagonista é forçado a usar uma fita rosa na cabeça e pontos de salvamento extras estão marcados como "Wuss" (Maricas, em inglês).

  • Reprodução

    'Splosion Man

    Caso morra muitas vezes na mesma fase em "'Splosion Man", o jogo oferece a chance de pular para o próximo desafio - também conhecido como "The Way of the Coward" ("O Caminho do Covarde", em tradução livre).

    Para completar a humilhação, o jogador deve completar a fase seguinte com o protagonista usando um tutu de balé.

  • Reprodução

    Papers, Please

    Para quem não consegue lidar com a opressão do mundo de "Papers, Please", o jogo oferece um modo Fácil, que oferece 20 créditos diários para ajudar a sustentar sua família.

    Este dinheiro é listado dentro do jogo como "easy mode crutch" ("muleta do modo fácil", em tradução livre

  • Reprodução

    Twisted Metal 2

    Quem tentasse o modo fácil de "Twisted Metal 2" só conseguia matar o primeiro chefe antes da imagem acima aparecer, mostrando um sinal de PARE com a frase "sem perdedores a partir deste ponto", e mandando o jogador selecionar Médio ou Difícil para continuar.

  • Divulgação/2K Games

    Civilization

    Um exemplo curioso: quem terminar o modo fácil de "Sid Meier's Civilization" - independente do seu desempenho - receberia uma das avaliações mais baixas do jogo, comparando o jogador a Warren G. Harding, considerado um dos piores presidentes da história dos Estados Unidos.

  • Reprodução

    Streets of Rage 3

    Em "Streets of Rage 3", se o jogador escolhesse a dificuldade Fácil, o jogo termina na Fase 5, com o vilão Robot X fugindo e declarando que o protagonista "joga como um principiante".

    A maior falta de respeito, porém, está no fato de que as dificuldades da versão ocidental foram alteradas, então o modo Fácil daqui era o Normal japonês. Tremendo mundo injusto...

  • Demolition Man

    Sim, se você escolhesse o modo Fácil para a versão de 3DO de "Demolition Man" - game baseado no filme de ação "O Demolidor", dos anos 1990 -, Sylvester Stallone em pessoa apareceria para zoar da sua cara.

    Não que valha muito ficar ofendido, já que "Demolition Man" para o 3DO é um jogo bem zoado por si só...

Mais Jogos