Jogos

E aê? 10 fatos sobre Zangado, um dos maiores youtubers do Brasil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/12/2016 10h28

Um dos mais populares youtubers de games do Brasil, Zangado arrasta uma legião de fãs mesmo sem nunca ter mostrado o rosto. Sempre atrás de uma máscara, o influenciador faz vídeos onde joga os últimos lançamentos, conta a história de séries inteiras e aconselha os fãs sobre quais jogos comprar.

Curiosamente, Zangado é um youtuber bastante "fora da curva": Mais velho do que a maioria dos colegas, ele nunca mostra o rosto, exerceu uma profissão mais tradicional antes de se dedicar ao canal e não costuma fazer parceria com outros influenciadores - as chamadas "collabs" - e mesmo assim, conquistou mais de 3 milhões de fãs.

UOL Jogos preparou uma lista com 10 fatos marcantes para você conhecer melhor o "tio" Zangado. Confira:

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Seu nome é Thiago e além de youtuber, ele é engenheiro civil

    Por trás da máscara, Zangado se chama Thiago e é engenheiro civil. Quando começou o canal no YouTube, ele estava na faculdade e depois, passou a trabalhar na empresa da família. Para não misturar as coisas, optou por esconder a identidade em seus vídeos de games e continua assim até hoje.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    2. O apelido Zangado é por causa do temperamento esquentado

    Thiago ganhou o apelido de Zangado dos colegas dos tempos da faculdade. Ele sempre foi esquentado e vivia arrumando encrenca, conta o youtuber em sua biografia. Curiosamente, seu melhor amigo é o Feliz - que, imaginamos, tem um temperamento bem mais tranquilo!

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    3. Zangado já teve três máscaras diferentes

    A primeira máscara de Zangado era bem simples e barata, comprada por R$ 1 num camelô. O youtuber queria aparecer num vídeo para falar com os inscritos, mas não queria mostrar o rosto por medo de ser ridicularizado na faculdade. Ele próprio achava que os vídeos que fazia na época não eram muito bons. Com o crescimento do canal, o youtuber adotou o visual inspirado em Guy Fawkes, da HQ e do filme "V de Vingança". Neste ano, Zangado apresentou sua terceira máscara, com design próprio e a marca do youtuber nos olhos.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    4. Seus seguidores são chamados de "gafanhotos" e "libélulas"

    Aos 28 anos de idade, Zangado é mais velho do que seu público (e do que boa parte dos youtubers de games) e é chamado carinhosamente de "tio" pelos fãs, que o procuram não só para assistir os vídeos de jogos, mas também para tirar dúvidas sobre a vida, estudos, carreira e tudo mais. Zangado chama os fãs de "gafanhotos" (numa referência aos discípulos dos filmes de kung fu). Já as meninas que acompanham o youtuber são chamadas de "libélulas". As garotas somam cerca de 300 mil inscritos no canal do "tio".

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    5. Canal informativo e bem organizado

    O canal do Zangado no YouTube é focado em vídeos de gameplay, divividos em três categorias principais: "A Primeira Meia Hora" mostra o youtuber jogando um game pela primeira vez e comentando o que está achando. "Vale ou não a pena" é uma análise, nos moldes das feitas por sites e revistas de games, tudo detalhado e bem explicado. São vídeos mais longos e elaborados. Por fim, há as "Sagas", onde Zangado apresenta séries de games famosas, como "Pokémon" ou "Max Payne", para os seguidores - esses vídeos são os mais compridos e são muito populares entre os fãs.

    Há variações como "jogando a demo" e "Trilogias", além dos divertidos vídeos de "Unboxing", vlogs chamados de "Especiais" e a infame categoria "Não vale a pena jogar", que inclui apenas jogos realmente ruins, como "Rambo" e "Duck Dynasty".

  • Imagem: Pablo Raphael/UOL
    Pablo Raphael/UOL
    Imagem: Pablo Raphael/UOL

    6. Zangado escreveu a própria biografia

    Assim como outros youtubers de sucesso, Zangado já lançou um livro. Intitulado "Zangado: O que é ser um gamer e como me tornei um", o livro é uma biografia e conta histórias da infância e adolescência do jovem nerd de Cuiabá, Mato Grosso, e como ele eventualmente criou o canal, como é lidar com a fama e outras curiosidades. O livro tem 125 páginas e foi escrito por Zangado nos quartos de hotel e voos que fez pelo Brasil ao longo de 2015, para participar de eventos e encontrar os fãs.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    7. Zangado começou no YouTube para reclamar de um jogo

    O primeiro vídeo que Zangado postou no YouTube foi para falar mal do jogo "Golden Axe: Beast Rider", uma tentativa bem ruim de reviver a clássica franquia de espada e magia da Sega. Decepcionado com o game, Zangado queria alertar outras pessoas para não gastarem dinheiro com "Beast Rider". Dai em diante, o então estudante de Engenharia Civil pegou gosto pela brincadeira e foi aprendendo a gravar e editar seus vídeos até o formato que os fãs conhecem hoje.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    8. Participou da dublagem de "Gears of War 4"

    Mesmo sem um curso de ator ou experiência anterior com dublagem, Zangado participou da versão brasileira de "Gears of War 4". O youtuber conta que aceitou o convite da Microsoft quando soube que gravaria "falas isoladas" de um "personagem aleatório". As falas de Zangado são ouvidas durante uma das missões iniciais do game, no cerco de Anvil Gate, e o resultado não destoa do jogo.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    9. Já recebeu propostas "ousadas" das fãs

    Mesmo sem nunca revelar o rosto, Zangado já despertou interesses, digamos, românticos, em seus fãs. Em sua biografia, o youtuber conta que em um evento, um casal de fãs deixou o telefone com ele, caso ele quisesse "fazer alguma outra coisa mais tarde". Zangado diz que ficou espantado com a proposta e preferiu apenas "sorrir e acenar" até a dupla ir embora.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    10. Um youtuber fora da curva

    Zangado não grita em seus vídeos. Na maioria deles, o youtuber sequer aparece. "Você pode gritar alto hoje, mas amanhã vai ter outro cara que grita mais alto", explica. O youtuber prefere concentrar a atenção do público nos games que está apresentando e falar sobre temas relacionados durante os vídeos. Por isso, também não faz colaborações com outros influenciadores em seu canal. Até mesmo entrar para uma network, prática comum entre os principais canais do YouTube alguns anos atrás, foi uma decisão difícil.

    Mesmo evitando 'modinhas', Zangado construiu uma base de fãs fiéis. Seu canal tem quase 3,400 milhões de inscritos e em 2016, ele foi um dos 3 mais votados para "melhor youtuber gamer do Brasil" pelos leitores de UOL Jogos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo