Topo

Era de Ouro: estes foram os jogos que bombaram em 1997

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do Gamehall, em São Paulo

29/08/2017 11h36

Até agora, 2017 promete ser um dos maiores anos da indústria de games, graças títulos aclamados e até considerados revolucionários como "The Legend of Zelda: Breath of the Wild", "Persona 5", "Resident Evil 7", "NieR Automata", "Hellblade: Senua's Sacrifice", entre outros.

Sem falar nos jogos que ainda não saíram e prometem, entre eles "Super Mario Odyssey", "The Evil Within 2", "Wolfenstein II: The New Colossus" e "Assassin's Creed Origins".

Por isso, é curioso ver que, há 20 anos atrás, o mundo dos videogames estava em um momento similar, trazendo uma série de clássicos que mudaram os rumos da indústria, e cuja influência pode ser sentida até hoje.

Confira abaixo alguns dos grandes jogos de 1997:

  • Reprodução

    Final Fantasy VII

    Mesmo depois de duas décadas, "Final Fantasy VII" ainda se mantém como um dos jogos mais adorados e venerados de todos os tempos.

    Com US$ 80 milhões e com equipe de desenvolvimento de mais de 100 pessoas, o jogo pode ser considerado a primeira grande super-produção da indústria, contando sua narrativa por meio de cenas elaboradas e gráficos tridimensionais que, sejamos justos, não envelheceram bem, mas foram o primeiro passo de uma evolução visual significativa.

    As aventuras de Cloud e seus companheiros é tão adorada até hoje que, após inúmeros pedidos, a Square Enix finalmente está trabalhando em um remake do jogo, que deve ser lançado (espera-se) até 2020.

  • Reprodução

    GoldenEye 007

    Quem disse que jogo de tiro é só pra PC?

    Muito antes de "Halo", a Rare conseguiu criar um shooter para consoles que conseguia ser tão divertido e cativante de jogar quanto "Doom" ou "Wolfenstein 3D", não só com uma longa campanha cheia de missões e objetivos desafiadores, quanto com um multiplayer viciante.

    É provável, inclusive, que mais gente lembre mais deste jogo hoje em dia do que a estreia de Pierce Brosnan como James Bond nos cinemas.

  • Reprodução

    Castlevania: Symphony of the Night

    "Symphony of the Night" mudou completamente a cara da série "Castlevania", criando um mapa gigantesco e cheio de segredos e barreiras especiais que só podem ser abertas com itens ou armas específicas -- tanto que, graças a ele, surgiu o termo "metroidvania" para definir jogos com estilos parecidos, como "Metroid".

    No papel de Alucard, o jogador deve derrotar o antigo herói Richter Belmont e, se tiver feito tudo certo, enfrentar Drácula em pessoa em um castelo secreto.

    Além disso, seus gráficos e arte 2D continuam excelentes até hoje, sendo provavelmente o jogo de PlayStation que melhor envelheceu.

  • Reprodução

    Mario Kart 64

    Após sua estreia no Super Nintendo, a série "Mario Kart" deu um salto tridimensional no Nintendo 64, e ganhou o público principalmente com seu modo multiplayer competitivo e mirabolante.

  • Reprodução

    Turok: Dinosaur Hunter

    Embora não seja tão revolucionário quanto "GoldenEye", "Turok" também foi um shooter que conseguiu encontrar sucesso nos consoles, tanto por seu arsenal de armas criativo quanto pela sempre divertida possibilidade de enfrentar dinossauros e alienígenas.

  • Reprodução

    PaRappa the Rapper

    "PaRappa the Rapper" foi um divisor de águas no gênero de jogos de ritmo, ajudando a pavimentar o caminho para títulos como "Vib Ribbon", "Guitar Hero", "Rock Band" e inúmeros jogos de "Hatsune Miku".

  • Reprodução

    Star Fox 64

    Sim, é possível terminar "Star Fox 64" em menos de uma hora sem suar, mas o game ainda surpreendeu por seus gráficos e uso de dublagem -- embora invariavelmente a maior parte das falas ouvidas tenha sido Slippy pedindo ajuda --, e a popularização de um "pequeno" acessório chamado Rumble Pak, que fazia o controle do Nintendo 64 tremer.

  • Reprodução

    Mega Man Legends

    Um dos poucos jogos a superar a transição do 2D para o 3D, "Mega Man Legends" manteve vários dos elementos clássicos da série original do robozinho azul favorito de todo mundo, mas apresentando uma série de novidades e mudança de gameplay importantes.

    ... Pena que a Capcom abandonou a franquia.

  • Reprodução

    Fallout

    Um dos sucessos mais inesperados no mundo dos games, "Fallout" começou como um simples jogo pós-apocalíptico, mas logo tornou-se um clássico do gênero, sendo considerado até hoje um dos melhores (senão o melhor) RPGs para PC de todos os tempos.

    Eventualmente, ele também geraria uma das séries mais populares da indústria, sob comando da produtora Bethesda.

  • Reprodução

    Ultima Online

    Antes de "World of Warcraft", havia "Ultima Online".

    O RPG Online baseado na clássica série de Richard "Lord British" Garriott foi um dos primeiros grandes sucessos do gênero, alcançando o então sem precedente número de 100 mil usuários.

    Mesmo 20 anos depois, e com tantos outros MMORPGs lançados desde então, o jogo segue firme e forte até hoje.

  • Reprodução

    Age of Empires

    Um dos grandes títulos dos tempos em que jogos de estratégia eram dominantes nos PCs, "Age of Empires" misturava a evolução de um povo visto em "Civilization" com as táticas de guerra de games como "Warcraft", com o jogador tendo como missão tornar-se o império dominante do mundo. A série esteve em hibernação nos últimos anos, mas a Microsoft finalmente vai trazê-la de volta com "Age of Empires IV".

  • Reprodução

    The Curse of Monkey Island

    Terceiro jogo da aclamada série da LucasArts, "Curse of Monkey Island" manteve o tom irreverente das outras aventuras de Guybrush Threepwood, mas agora com direito à dublagem e um visual mais cartunesco em relação aos games originais.