Topo

Elon Musk é gamer e esses são os jogos favoritos dele

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

07/03/2018 04h00

Elon Musk é um dos nomes mais badalados do mundo da tecnologia no começo de 2018. O chefão da Tesla, da Boring Company e da SpaceX leva uma vida para lá de agitada, mas pelo jeito, consegue arrumar tempo para jogar videogame.

Musk trabalhou com games no passado, mas mesmo hoje, quando não está enviando carros para o espaço e revolucionando o consumo de energia, ele se mantém bastante atualizado nos joguinhos. Inclusive, admite a influência de games como "Halo" e "Mass Effect" no design dos trajes que serão usados pelos astronautas da SpaceX.

VEJA TAMBÉM:

O cara não esconde suas predileções. Vira e mexe, Musk fala no Twitter sobre os games que está jogando e, em uma sessão de perguntas e respostas no fórum Reddit, ele revelou alguns de seus jogos favoritos de todos os tempos. Confira!

  • Divulgação

    Overwatch

    "Overwatch" é o popular jogo de tiros da Blizzard Entertainment (de "Warcraft" e "Diablo"), onde heróis, vilões, robôs e um gorila super inteligente lutam em arenas futuristas. Elon Musk joga desde o lançamento: a primeira vez que ele tuitou sobre o game foi em junho de 2016.

    Musk joga a versão PC de "Overwatch", mas o game está disponível também para PlayStation 4 e Xbox One. Seu personagem principal, entre os 27 já lançados, é o Soldado 76. Ok, também é o meu favorito - mas, admito, deve ser o personagem mais básico do game.

  • Divulgação

    BioShock

    Numa primeira olhada, "BioShock" é mais um jogo de tiro como tantos que são lançados todos os anos. Mas não demora para a jornada pela arruinada cidade submarina Rapture tomar toda a sua atenção com grandes reviravoltas na trama inspirada pelos livros da escritora e filósofa Ayn Rand.

    Elon Musk é bastante influenciado por Rand em seus negócios e "BioShock" é uma verdadeira aula sobre objetivismo, capitalismo e poder, temas que você não espera encontrar num jogo de tiro.

    Dica: você pode curtir a trilogia "BioShock" inteira no PS4 e no Xbox One, em uma coletânea com preço mais em conta e com gráficos melhores do que na versão original!

  • Divulgação

    Mass Effect

    Claro que a série "Mass Effect" está entre as favoritas de Elon Musk. Os RPGs da Bioware envolvem exploração espacial, diplomacia interestelar no melhor estilo "Star Trek" e o futuro da raça humana. Segundo Musk, "Mass Effect 2" é "um dos melhores games de todos os tempos". Não dá para discordar dessa opinião, apenas torcer para que ele tenha deixado o decepcionante "Mass Effect Andromeda" passar batido em 2017.

  • Divulgação

    Fallout

    Outra série de sucesso que está entre os jogos favoritos de Elon Musk é "Fallout": nos games, você controla um sobrevivente recém-saído de um abrigo nuclear em um futuro pós-apocalipse, onde a América foi devastada pelas bombas atômicas após uma guerra com China em 2077.

    Os jogos são meio bugados, mas para os fãs, é parte do charme quando se explora livremente seus cenários enormes e cheios de segredos. O jogo mais recente, "Fallout 4", se passa na região de Boston e aborda temas como inteligência artificial e traz elementos de criação e construção ao estilo "Minecraft". Mas o destaque mesmo fica para a liberdade dada ao jogador: você pode agir do jeito que quiser, viajar por onde tiver vontade - só esteja preparado para os perigos que vão aparecer pelo caminho!

  • Divulgação

    Civilization

    "Civilization" é uma série de jogos sobre criar e gerenciar o crescimento de uma civilização ao longo da história, baseada em povos e líderes do mundo real - vai de nômades coletores até civilizações futuristas de exploradores espaciais. Com certeza um game assim tem um lugar no coração de um cara que sonha em colonizar Marte.

    Um dos charmes de "Civilization" é que existem várias maneiras de se vencer e nem todas envolvem exterminar os povos rivais: você pode ganhar o jogo, por exemplo, através do avanço tecnológico, sendo a primeira civilização a enviar uma nave espacial para Alpha Centauri, o sistema solar mais próximo do nosso.

  • Divulgação

    Saint's Row IV

    Ok, essa é a escolha mais esquisita da lista de jogos favoritos de Elon Musk: "Saint's Row" é uma série de jogos de tiro e ação ao estilo "GTA", mas com uma pegada mais zoeira - pense naqueles filmes ruins de paródias, agora imagine que um deles virou um jogo, algo como "Deu a louca em 'Grand Theft Auto'".

    Em "Saint's Row IV", a gangue que você lidera ao longo da série já é tão famosa que chegou à Casa Branca. Pois é, você foi de marginal da quebrada para presidente dos EUA. Isso que é subir na vida! Só que já no começo do mandato, o país é invadido por alienígenas e lá vai você, pelado, encarar os E.T.s dentro de um disco voador - o jogo é cheio de situações dignas de comédias pastelão, mas com muita troca de tiros e palavrões.

    Ao que parece, Musk gosta de "Saint's Row IV" por causa da história. Ao menos foi o que ele disse no Twitter.

  • Divulgação

    Kerbal Space Program

    "Kerbal Space Program" é um jogo feito para caras como Elon Musk: seu objetivo é construir uma nave espacial e levá-la para o espaço! Exatamente o mesmo desafio enfrentado pela SpaceX e o foguete Falcon Heavy. O legal é que toda a engenharia e a física aplicada no game é real, ou seja, para se dar bem, é preciso pensar e encarar os mesmos desafios que cientistas e engenheiros de foguete enfrentam no mundo real.

    Ficou curioso? "Kerbal Space Program" está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

  • Divulgação

    Warcraft

    Lançado em 1994, "Warcraft" foi o primeiro grande sucesso da Blizzard (aquela lá de "Overwatch", primeiro jogo dessa lista) e é um dos maiores clássicos entre os jogos de estratégia: humanos e orcs disputam uma guerra por território e recursos, e você deve escolher um lado e gerenciar seus exércitos e fazendas para alcançar a vitória.

    O sucesso do game gerou duas continuações e expansões, serviu de base para "World of Warcraft", um dos games online mais populares de todos os tempos, e rendeu livros, quadrinhos e um filme longa-metragem, "Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos".

Mais Jogos