Topo

Eterna rivalidade! 7 motivos que fazem o PES ser melhor do que o Fifa

Reprodução
PES 2018 Imagem: Reprodução

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

16/05/2018 04h00

A rivalidade é antiga e tem defensores ferrenhos de ambos os lados. Qual jogo de futebol é melhor: Pro Evolution Soccer, o popular PES, ou FIFA?

O UOL Jogos resolveu listar alguns motivos pelos quais o game da Konami é melhor. O grande destaque para o PES, claro, fica para o carinho dado aos times brasileiros na sua plataforma.

Veja também: 

É claro que muito fã de Fifa ficará revoltado – relaxa que na próxima semana teremos a “resposta” com o mesmo número de motivos que tornam o jogo da EA mais legal do que seu eterno rival.

Enquanto isso, se liga abaixo nos prós do PES e veja se concorda:

  • Mais times e jogadores brasileiros

    O PES conta com quatro times brasileiros exclusivos - Corinthians, Flamengo, Bahia e Vasco. São no total 20 times da primeira divisão, além do Inter em uma divisão paralela. Muitos deles contam ainda com jogadores reais (como todos os grandes de São Paulo), embora faltem alguns atletas em seu elenco. Já o FIFA se limita a 16 times do nosso país e todos com jogadores genéricos, o que acaba com a graça do Brasileirão no game.

  • Estádios brasileiros

    Uma das coisas mais legais do PES são estádios brasileiros recriados para o game. O jogo da Konami conta com nada menos que oito estádios do país recriados com uma fidelidade que impressiona: Arena Corinthians, Allianz Parque, Vila Belmiro, Morumbi, Mineirão, São Januário, Maracanã e Beira-Rio. Além, claro, de vários estádios icônicos internacionais, como Camp Nou e San Siro - o FIFA não tem nenhum estádio brasileiro.

  • Jogabilidade melhor?

    Gosto é gosto, né? Mas tem muito fã por aí que prefere a jogabilidade do PES em relação ao FIFA. A verdade é que, desde uma grande mudança em 2016, o PES diminuiu a distância para o FIFA depois de anos sofrendo com a jogabilidade. Há quem ache que o PES parece "menos robotizado", mas há também quem tem a opinião inversa.

  • Master League

    Tradicional desde os tempos de Winning Eleven, a Master League continua sendo um sucesso para muita gente no PES. Muitos jogadores curtem mais o estilo do modo carreira da Konami em relação ao do FIFA, apesar dos dois compartilharem várias semelhanças.

  • Narradores melhores

    Milton Leite e Mauro Beting ou Tiago Leifert e Caio Ribeiro? Aqui vai depender do gosto individual de cada um. Mas, verdade seja dita, ao menos Milton Leite é realmente narrador e não apresentador, enquanto Mauro Beting é um jornalista renomado. Tanto Fifa quanto PES têm narrações engraçadinhas, mas as piadas e repetições acabam deixando as duas narrações sem graça eventualmente.

  • Mais personalização

    O PES conta com uma comunidade fiel que costuma construir arquivos para atualizar o game. Se o jogo não traz todos os atletas nacionais, é só baixar um arquivo na internet e subir dentro do game para atualizar todos os times - a mesma opção funciona com nomes de times internacionais não presentes no PES. O game da Konami permite mais personalização do que o FIFA.

  • (Ainda) Tem a Champions League

    Ok, temos que fazer uma ressalva: esse ponto positivo do PES está prestes a desaparecer. O jogo da Konami teve como destaque nos últimos anos a presença de competições oficiais, como a prestigiada Liga dos Campeões. Mas já se sabe que a próxima versão do PES não terá a competição. O mesmo ocorreu com a Libertadores, presente até 2016 no game.

Mais Jogos