Topo

Jogos

Retrô

Jogos de PS2 chegaram ao PlayStation 4: quais valem a pena?

Divulgação
Aos poucos o imenso catálogo de jogos do PlayStation 2 chegará ao PS4 Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

08/12/2015 15h27

Desde o último sábado (5), o PlayStation 4 roda jogos do veterano PlayStation 2. Não se trata de retrocompatibilidade, mas de jogos remasterizados e adaptados para o atual console da Sony.

Vendidos por download através da loja digital PS Store, os games de PS2 contam com troféus, resolução escalonada para 1080p e suporte para funcionalidades do PlayStation 4, como Remote Play, Share e Active Feed.

Atualmente, há 8 jogos de PS2 disponíveis para download e mais dois ("KoF 2000" e "PaRappa the Rapper 2") estão à caminho. Saiba quais dos primeiros games de PS2 no PlayStation 4 valem o investimento:

JOGOS DE PS2 NO PLAYSTATION 4: QUAIS VALEM A PENA

  • Divulgação

    Dark Cloud

    Lançado num distante 2001, "Dark Cloud" é um jogo exclusivo de PlayStation que combina idéias de diversos gêneros, de ação e aventura até gerenciamento. Você deve trazer ordem para um mundo de fantasia, atravessando calabouços e construindo cidades. O game foi muito bem avaliado na época e traz idéias bem interessantes, mas o visual está longe dos melhores games do PS2.

  • Divulgação

    Grand Theft Auto III

    Primeiro "GTA" em 3D, "Grand Theft Auto III" saiu em 2001 para PS2, dando início ao fenômeno que a série é hoje. A aventura do silencioso protagonista se passa em Libert City e é bem simples para os padrões atuais de "GTA" - com os dois games seguintes a produtora Rockstar explorou novas mecânicas e ambientações que deixaram rapidamente este game para trás. Vale a pena se você quiser conhecer o passado da franquia.

  • Divulgação

    Grand Theft Auto: Vice City

    Provavelmente o "GTA" mais amado pelos jogadores brasileiros, "Vice City" chegou em 2002 ao PlayStation 2. O game se passa na década de 1980 numa ensolarada metrópole inspirada em Miami. O protagonista Tommy Vercetti é um mafioso envolvido com tráfico de drogas e que está sempre com a corda no pescoço. O jogo traz missões muito divertidas e uma das melhores trilhas sonoras já licenciadas pela Rockstar. Altamente recomendado!

  • Divulgação

    Grand Theft Auto: San Andreas

    Um dos jogos mais populares do PlayStation 2, "GTA: San Andreas" foi, durante muito tempo, o jogo mais ambicioso da Rockstar. Você tem todo um estado para brincar, com 3 cidades grandes (Los Santos, San Fierro e Las Venturas) e o interior de San Andreas cheio de missões e segredos. O game se passa na década de 1990 e tem uma temática meio "Spike Lee", com o protagonista CJ se metendo em altas confusões ao lado dos colegas de gangue. "GTA: San Andreas" traz elementos de personalização dignos dos melhores RPGs. Altamente recomendado!

  • Divulgação

    Rogue Galaxy

    Um dos melhores jogos dessa leva inicial do PS2 no PlayStation 4, "Rogue Galaxy" é um cultuado RPG feito pela Level 5 para o Japan Studios da Sony. Lançado em 2005, já nos últimos dias do console, "Rogue Galaxy" combina belos gráficos com efeito de "cell shading" com mecânicas de ação bem resolvidas e um enredo de fantasia e ficção-científica que não devem nada a "Star Wars" ou "Destiny". É um jogo excelente e que só fica melhor com o tapa de alta resolução, a adição de troféus e a distribuição digital - Não era nada fácil achar um "Rogue Galaxy" original por aqui em 2005, agora basta entrar na PS Store e comprar o jogo!

  • Divulgação

    The Mark of Kri

    Jogo de ação lançado para PS2 em 2002, "The Mark of Kri" coloca você no controle do bárbaro Rau e de seu pássaro Kuzo em uma aventura cheia de desafios para descobrir os segredos de sua família. O game traz uma boa variedade de mecânicas: você pode lutar, eliminar inimigos furtivamente, atirar de arco e flecha e por aí vai. É uma escolha inusitada, quando a Sony poderia ter incluído "God of War", de 2005, no catálogo logo de cara. Não é um jogo ruim, mas é bem menos conhecido do que outros games de ação do console.

  • Divulgação

    Twisted Metal: Black

    Lançado em 2001, "Twisted Metal: Black" é um jogo de combate veicular que surpreendeu os jogadores na época com suas partidas para 2 jogadores e multiplayer online, tudo rodando em lisos 60 quadros de animação por segundo - feito que muito game atual não dá conta de fazer. A franquia é bem popular nos EUA e "Black" ostenta o curioso título de "jogo de combate veicular mais vendido do PS2". É um jogo difícil de recomendar, pois a diversão e a longevidade dependem de você encontrar outros jogadores para brincar.. Melhor continuar no "Rocket League".

  • Divulgação

    War of the Monsters

    Lembra de "Rampage"? "War of the Monsters" segue a receita de combate entre monstros gigantes e destruição em cenários urbanos, mas com gráficos tridimensionais. O jogo de 2003 é o título mais curioso dessa primeira leva de games do PS2 no PlayStation 4. Nele, você pode escolher entre 10 monstros para lutar em 13 cenários altamente destrutíveis, correndo para todos os lados, pulando em telhados e, claro, quebrando tudo! Você pode usar armas que estão espalhadas pelo cenário os as habilidades naturais de pancadaria das criaturas. As partidas para 2 jogadores rolam em tela dividida, mas que se torna uma só quando os monstros se encontram próximos. Não é um jogo para qualquer um, mas pode ser divertido.

  • Divulgação

    PaRappa the Rapper 2 (em breve)

    Um dos personagens mais carismáticos da Sony, o cãozinho PaRappa chegou ao PS2 em 2002, com o jogo de ritmo "PaRappa the Rapper 2". Sua missão no jogo é superar os desafios rítmicos para derrotar o Evil Noodle Syndicate e impedir que eles transformem o mundo todo em macarrão - Faz todo sentido, não? Com um visual único, "PaRappa the Rapper 2" envelheceu muito bem e ainda é um dos jogos mais inusitados e divertidos do PS2. Vale conferir, assim que o jogo chegar ao PlayStation 4.

  • Divulgação

    The King of Fighters 2000 (em breve)

    Um dos bons jogos da série de luta da SNK, "King of Fighters 2000" contava com conteúdo exclusivo no PS2: No Party Mode você tenta derrotar os inimigos com uma barra de energia limitada. Já o Memory Mode traz cenas de abertura dos "King of Fighters" antigos - um simpático serviço para os fãs de longa data da franquia. "KOF 2000" se passa na segunda parte da saga Nests. A versão de PS2 conta com 10 ajudantes exclusivos, fora os mais de quarenta já presentes no game (entre normais e secretos). "KOF 2000" será uma boa pedida para os fãs de pancadaria quando o game chegar ao PlayStation 4.