Geek

Mãe zumbi? 5 coisas que existem nos livros, mas não em "Game of Thrones"

Divulgação/HBO
Jon Snow não sabe de nada porque não leu os livros Imagem: Divulgação/HBO

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

05/05/2017 04h00

A cada nova temporada de "Game of Thrones", as diferenças entre a série da HBO e os livros originais de George R. R. Martin só aumentam.

Personagens que ainda estão vivos nas "Crônicas de Gelo e Fogo" já morreram na TV, e outros que são importantes na literatura sequer existem na telinha. Há até guerras inteiras que ocorreram de maneiras completamente distintas nas duas versões da história.

Agora que a série se aproxima do final na TV (a penúltima temporada chega à HBO a partir de 16 de julho), pode ser um bom momento para quem nunca leu os livros entrar de cabeça nesse mundo. Para tentar atiçar esse público a sofrer junto com a gente na espera pelo 6º livro, UOL Jogos preparou uma lista com 5 coisas legais que existem nas "Crônicas de Gelo e Fogo", mas passaram longe de "Game of Thrones".

Ah, aviso de amigo: a lista abaixo tem spoilers para todos os livros da série!

  • Imagem: Divulgação/HBO e Reprodução/zippo514
    Divulgação/HBO e Reprodução/zippo514
    Imagem: Divulgação/HBO e Reprodução/zippo514

    Senhora Coração de Pedra

    Desde o final da terceira temporada, os fãs mais assíduos dos livros esperam pela volta de Catelyn Stark. Sim, sim: nas páginas de George R. R. Martin, assim como na série, ela morreu durante o Casamento Vermelho. Mas voltou à vida com as preces de Thoros de Myr, e substituiu Beric Dondarrion como líder da Irmandade Sem Bandeiras.

    Agora conhecida como Senhora Coração de Pedra, Catelyn é incapaz de falar por causa do corte em sua garganta, mas age nas Terras Fluviais caçando os traidores de seu filho Robb Stark, como aqueles que carregam o nome Frey. Ela até poderia reaparecer em um episódio futuro da série... Mas provavelmente não vai rolar.

  • Imagem: Reprodução/FFG
    Reprodução/FFG
    Imagem: Reprodução/FFG

    O outro herdeiro Targaryen

    Sabe aquele bebê sobre o qual Oberyn vivia gritando em sua breve porém explosiva passagem por Porto Real? O filho da tal Ellia Martell, que teria sido morto pelo enorme Gregor Clegane? Pois é, ele está vivo. Ou ao menos é o que alega o Jovem Griff, um importante personagem que só existe nos livros.

    Sob os cuidados do cavaleiro Jon Connington (outro personagem exclusivo dos livros), o bebê Aegon Targaryen teria escapado de Porto Real durante a invasão dos Lannisters, e crescido em segredo com a ajuda da família Martell, os cabelos brancos tingidos e a alcunha falsa de Griff. Agora crescido, ele é mais um dos que almejam conquistar o Trono de Ferro com seu próprio exército, apesar de ter sua linhagem questionada.

  • Imagem: Reprodução/Magali Villene
    Reprodução/Magali Villene
    Imagem: Reprodução/Magali Villene

    O legado Martell

    Praticamente nada do que acontece em Dorne após a morte de Oberyn na TV está nos livros. A linhagem de Doran Martell pereceu em "Game of Thrones", mas segue firme e forte na saga de George R. R. Martin.

    Além do jovem Trystane (que continua vivo), o (também ainda vivo) Príncipe Doran conta ainda com sua primogênita, a bela e engenhosa Arianne. Seu outro filho, Quentyn, está em uma situação difícil dentro de uma das pirâmides de Meereen, mas ainda tem um grupo de seguidores que agem em nome de Dorne.

    Vale mencionar: existem oito, e não três, Serpentes de Areia - as filhas de Oberyn. E diferente do que vimos na série, essas personagens não são as piores coisas que já aconteceram a Westeros. Muito pelo contrário: elas são pessoas com motivações próprias, mas que estão ao lado de Doran, envolvidas em diversas missões pelo mundo em nome de Dorne.

  • Imagem: Reprodução/Conor Burke
    Reprodução/Conor Burke
    Imagem: Reprodução/Conor Burke

    Os outros Greyjoy

    Em "Game of Thrones", dois membros da família Greyjoy concentram toda a esperança do clã de continuar vivo: o misterioso Euron e a aguerrida Yara Greyjoy (Asha, no original).

    Nos livros, a trama das Ilhas de Ferro tem vários outros personagens importantes, e é muito mais complexa. Há Victarion Greyjoy, o não muito inteligente irmão caçula de Euron, que atualmente visa pedir a mão de Daenerys em casamento (e tem um braço queimado, possivelmente mágico). Outro tio de Theon e Asha chama-se Aeron Greyjoy (que fez uma breve aparição na série, mas sequer teve seu nome mencionado), um sacerdote totalmente dedicado ao Deus Afogado.

    Ah, e tem também um berrante capaz de controlar dragões (!).

  • Imagem: Divulgação/HBO
    Divulgação/HBO
    Imagem: Divulgação/HBO

    Todos os jovens Stark (provavelmente) são troca-peles

    Nos livros, Jon, Bran e Arya são capazes projetar suas consciências para dentro de seus lobos. O sangue Stark tem uma forte conexão com o sobrenatural, e os livros deixam claro desde seu primeiro capítulo que as existências dos filhos de Ned (e de Lyanna, no caso de Jon) têm destinos entrelaçados com os dos lobos gigantes que eles criaram.

    Na TV, apenas Bran utiliza este poder. Mas nos livros Arya entra na mente da loba Nymeria frequentemente durante seus sonhos, e especula-se que a consciência de Jon irá passar um tempo dentro do corpo de Ghost após sua morte. Rickon e Robb também compartilham dos sentimentos de seus companheiros caninos, e até mesmo Sansa conseguiu imprimir sua personalidade na loba Lady.

    Ah, importante: com exceção de Lady e Vento Cinzento, todos os lobos gigantes ainda estão vivos nas páginas dos livros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Cinema
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo