Topo

Jogos

E3

"Mario" dominou: veja quais foram os melhores games da E3

Reprodução
"Super Mario Odyssey" será a primeira aventura solo do personagem no Switch e encantou os presentes na E3 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/06/2017 16h54

Depois de matarmos a curiosidade e já sabermos quais games foram apresentados durante a E3, é hora de saber quais deles foram premiados durante o evento. Trata-se do do "Game Critics Awards: Best of E3", honraria concedida aos jogos que se destacaram em 16 categorias, além do prêmio de melhor da feira.

Essa premiação é organizada pelo jornalista especializado Geoff Keighley, o mesmo por trás do "The Game Awards", considerado o Oscar dos videogames. Os melhores jogos da feira são eleitos por um juri composto por 38 publicações especializadas de todo o mundo - do qual, UOL Jogos faz parte. Confira abaixo quem se destacou durante o evento.

  • Melhor game da feira

    Super Mario Odyssey

    A próxima aventura de Mario e sua estreia (como game solo, afinal "Mario Kart 8 DX" já foi lançado) no Nintendo Switch admirou o público e a imprensa especializada. Com um enorme mundo aberto inspirado por lugares do mundo real, o personagem terá novas habilidades - como usar seu chapéu para dominar inimigos - em uma aventura que promete ser grandiosa.

  • Melhor game original

    Mario + Rabbids Battle Kingdom

    A improvável mistura entre Mario e os mascotes da Ubisoft resultou em um game que, a primeira vista, parece adorável. O jogo segue uma exigência da Nintendo, que não queria um game de plataforma envolvendo o seu mascote. A Ubisoft atendeu, e o que temos é um jogo de estratégia, que lembra bastante os combates vistos na série "XCOM".

  • Melhor game para consoles

    Super Mario Odyssey

    Nada mais justo que o melhor game da feira também ganhe o prêmio de melhor jogo de consoles. "Super Mario Odyssey" foi o eleito nessa categoria, que também envolveu jogos de PlayStation 4 e Xbox One.

  • Divulgação

    Melhor game de realidade virtual

    Lone Echo

    Esse game de exploração espacial para PCs utiliza as funcionalidades do Oculus Rift para levar o jogador a uma estação de mineração nos anéis de Saturno. O game é recheado de quebra-cabeças e tem uma história envolta em mistério.

  • Melhor game para PC

    Destiny 2

    A sequência do jogo de tiro com uma (generosa) dose de MMO finalmente levará a franquia ao PC. "Destiny 2" chamou a atenção pelo seu visual e, principalmente, por contar com uma história mais palpável e profunda do que a vista em seu antecessor.

  • Melhor game para portáteis

    Metroid: Samus Returns

    Remake do game "Metroid II: Return of Samus", lançado para o Game Boy em 1991, "Metroid: Samus Returns" levará a heroína para o Nintendo 3DS. Além do visual refeito, o jogo trará novos elementos de jogabilidade e habilidades para a personagem.

  • Divulgação/Microsoft

    Melhor hardware

    Xbox One X

    Essa foi barbada: a Microsoft apresentou um novo videogame, capaz de rodar jogos em resolução 4K nativa e com desempenho superior à concorrência. Não tinha como o Xbox One X não levar esse (merecido) prêmio para casa.

  • Melhor game de ação

    Wolfenstein II: The New Colossus

    Uma realidade paralela na qual os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial é o pano de fundo da atual fase da franquia, que terá em "Wolfenstein II: The New Colossus" seu próximo jogo. É de se esperar sequências de ação incessantes e momentos de alta tensão.

  • Divulgação

    Melhor jogo de aventura

    Super Mario Odyssey

    Nenhuma surpresa aqui: naturalmente o melhor game da feira e melhor game de consoles também venceria a disputa dentro de sua categoria. E foi o que "Super Mario Odyssey" fez.

  • Melhor RPG

    Ni No Kuni II: Revenant Kingdom

    O belo game para PC e PlayStation 4 encanta pelo visual: apesar da série não ter mais a participação direta do lendário estúdio de animação Studio Ghibli, os cenários e personagens coloridos e cativantes permanecem. Para essa sequência, o game terá um novo sistema de batalha mais voltado para a ação.

  • Melhor jogo de corrida

    Forza Motorsport 7

    "Gran Turismo" até pode ter um novo game em 2017, mas a dupla "Forza Motorsport 7" e "Xbox One X" roubou a atenção entre os games de corrida. Clima dinâmico, simulação temporal e gráficos alucinantes mostram que, ao menos hoje, a série de corrida do Xbox está um passo á frente da concorrência.

  • Melhor game de luta

    Dragon Ball FighterZ

    Uma das surpresas da E3, "Dragon Ball FighterZ" chamou muito mais a atenção do que "Marvel vs Capcom: Infinite". O game colocará Goku e companhia em combates com jogabilidade 2D e gráficos 2,5D, o que cria um clima muito similar ao visto nos episódios do anime e representa uma renovação em relação aos games 3D que viraram padrão para a franquia nos últimos anos.

  • Melhor game de esportes

    FIFA 18

    Sem revolucionar, "FIFA 18" pareceu ser uma boa evolução do que foi visto em "FIFA 17". Entre as novidades estão um modo Jornada expandido, novas animações para a torcida, comandos simplificados e a possibilidade de realizar substituições sem precisar acessar um menu. É mais do que suficiente para manter a série à frente da concorrência.

  • Melhor game de estratégia

    Mario + Rabbids Battle Kingdom

    O melhor game original da feira também levou em sua categoria. A curiosa mistura de mascotes de "Mario + Rabbids Battle Kingdom" tende a agradar fãs dos personagens que querem uma experiência inovadora.

  • Reprodução

    Melhor game para a família

    Hidden Agenda

    Esse game multiplayer para PS4 é uma espécie de versão virtual do tradicional jogo Detetive. Nele, jogadores usam seus smartphones para controlar os personagens e realizar escolhas enquanto tentam desvendar um crime.

  • Melhor game multiplayer online

    Star Wars: Battlefront II

    A EA se esforçou para corrigir tudo que havia de errado com "Star Wars: Battlefront", game de 2015 que colecionou críticas por praticamente não ter um modo para um jogador, ter uma história rasa e depender de muito investimento adicional na compra expansões para ficar completo. O resultado é "Star Wars: Battlefront II", que trará modo para um jogador, história inédita e, principalmente, expansões gratuitas.

  • Melhor game indie

    The Artful Escape

    Nesse game de plataforma, que terá versões para PC e Xbox One, o jogador controla um músico que utiliza sua guitarra como uma espécie de arma. A ideia é adquirir novas influências e, com isso, se distanciar do estilo de seu tio, também músico. Uma parte bacana da ideia é que, conforme o jogador coleta amostras de sons, ele pode combiná-las para criar a trilha sonora do jogo.