Jogos

"Mas você joga mesmo?": 10 coisas que não se deve dizer a uma jogadora

Reprodução
Imagem: Reprodução

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 04h00

Jogar é muito bom, né? Desde os games multiplayer de tiro até aquele single-player mais focado na narrativa, a questão é que toda pessoa que curte o universo dos videogames não deveria ter que ouvir besteira dos outros pelo hobby que tem.

Se já é chato aguentar aquele tiozão dizendo coisas como "jogos vão fazer mal à sua saúde, você deveria largar disso", imagine ouvir frases desencorajadoras de pessoas que também jogam! Não faz sentido.

Mas é o que acontece com muitas jogadoras quando encontram trolls em partidas online - é por isso que muitas mulheres usam nicks andróginos e fogem do chat de voz quando vão jogar.

Eis aqui uma lista das coisas mais inconvenientes que as mulheres escutam quando jogam online:

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Mas você joga mesmo?"

    A ideia de que mulher não joga, ou que manda mal nos games, veio de uma época passada na qual o entretenimento era muito mais voltado ao homem, incluindo as próprias propagandas de consoles antigos. Agora, temos um grande público feminino nos games - desde as jogadoras mais casuais até pro players. Já passou da hora de mudar essa mentalidade do século passado.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Vai pra cozinha!"

    Esta frase é clássica de jogadores que têm medo de uma mulher invadir seu espaço seguro, aonde inicialmente existiam só ele e seus 'parças'. Há também outras falas parecidas, como "vai lavar a louça/fazer um sanduíche/pilotar fogão" e derivados. O contrário disso seria uma jogadora chegar para um cara e falar durante a partida "vai trocar um pneu/abrir uma lata de palmito/consertar alguma coisa" - não faz sentido nenhum para os dois lados, né?

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Você deve ser gorda/feia"

    A desqualificação da jogadora sempre acontece pelos gamers inseguros pela presença dela. Aí, chovem comentários falando que a mulher é gorda ou feia (isso sem falar nos xingamentos), tentando atingi-la pela aparência ou pela vida sexual. Primeiro que esses adjetivos nem deveriam ser usados como xingamento, e mesmo se ela for qualquer uma dessas coisas, isso não tem nada a ver com o jogo.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Casa comigo?"

    As mulheres que jogam não estão procurando por namorados. Não é legal receber mensagens com números de celular não solicitados ou ser colocada em um pedestal - não há nada de especial ou diferente em uma mulher que curte games. Alguns jogadores chegam até ao nível de mandar 'nudes' não requisitadas! Não seja esta pessoa.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Me adiciona no Facebook?"

    Só faça um pedido de amizade a uma menina no game se você realmente gostou de jogar com ela e quer jogar mais, não com segundas intenções. É bom sempre lembrar que ela tem o direito de recusar, e que às vezes pode ser uma jogadora muito mais nova do que você pensa. Adicionar pessoas no jogo pode ser bacana e pode levar a uma verdadeira camaradagem na vida real, mas infelizmente não é sempre isso que acontece.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Você é poser, só quer atenção"

    Não faz muito sentido uma pessoa perder um hora em uma partida online de um jogo que ela supostamente não gosta. Se uma garota está lá numa boa jogando, ela só quer matar os orcs ou inimigos em paz, e não receber mil perguntas se ela conhece completamente a franquia X ou se já zerou todos os jogos da empresa Y. Quando um garoto demonstra interesse por games, ninguém fica testando os conhecimentos dele, então isso não precisa acontecer com as mulheres também.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Tá estressada? É a TPM"

    Quando um homem fica bravo por causa do jogo, ninguém vira e fala "Nossa, é culpa da testosterona hein!?" Não importa se o time inteiro está de pernas para o ar, se a partida está tudo indo de mal a pior: se a mulher fica brava, é sempre por causa da TPM. Parece que não podemos perder a cabeça por um motivo plausível, é só o descontrole hormonal que explica TUDO.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "É a conta do namorado, certeza"

    ... Ou então achar que a jogadora é fake por mandar bem no jogo ou porque a conta do Steam/PSN/Xbox Live é recheada de troféus e games. Cada um tem suas peculiaridades, às vezes uma mulher que adora videogames pode ter um namorado que não sabe nem pegar um controle. Acontece!

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "Até que você joga bem para uma mulher"

    Habilidade não está atrelada ao sexo, e o cérebro masculino e feminino possuem propriedades que permitem um desempenho equivalente entre pessoas dos dois gêneros. A ideia de que não existem muitas mulheres nos games vem de um sistema ultrapassado no qual as meninas precisavam ajudar nas tarefas de casa, enquanto os meninos não. Por isso, eles tinham mais tempo livre para games. Ainda bem que isso mudou hoje em dia, mas se vê por aí o pensamento antiquado de que mulher joga mal e as que fazem bem são exceção.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    "É mulher? Faz suporte então!"

    Algumas pessoas usam o argumento sem pé nem cabeça de que as jogadoras, por terem 'instinto materno', só jogam com personagens suporte (que ajudam o time com a cura, entre outras funções auxiliares). Bem, nós gostamos sim de ajudar o time, assim como curtimos jogar com heróis de dano e estar à frente na batalha com campeões cheios de habilidades diferentes. Assim como qualquer jogador, nós só queremos respeito e jogar em um ambiente livre de preconceito!

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo