Topo

Jogos

Retrô

Mascotes olímpicos estrelam games gratuitos e fáceis de jogar no celular

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

16/08/2016 17h11

Diferente de outras edições dos Jogos Olímpicos, a Rio-2016 não conta com um jogo oficial da competição com visual mais realista.

Desta vez, o apelo das competições ficou reservados a mascotes de visual mais caricato em produções disponíveis, em sua maioria, nas plataformas mobile - aliás, apenas Android e iOS, nada de Windows Phone.

Veja quais são os games oficiais das competições:

  • Divulgação

    Vinicius Run

    Ao estilo 'corrida infinita', o lépido Vinicius, mascote das Olimpíadas, estrela um game bem simples e bonito no qual o objetivo é chegar o mais longe possível, coletando moedas pelo caminho. É possível evoluir poderes e comprar alguns itens para ajudar, como uma bicicleta, e até usar dinheiro de verdade para acelerar o progresso. Bem colorido, o jogo é gratuito e não exige um celular potente para rodar.

  • Divulgação

    Aventuras de Tom

    Mascote dos Jogos Paralímpicos, o pequenino Tom estrela um jogo mais arrojado do que o colega Vinicius. Gratuito, "Aventuras de Tom" é um game de aventura 2D mais tradicional, com fases diversas para vencer e itens para coletar pelo caminho, como medalhas de ouro, bronze e ícones de alguns dos esportes da competição. Em certos pontos das fases o mascote tem que resolver situações pitorescas usando alguns dos itens que guarda em sua 'cabeleira de folhas'. Por exemplo, para passar por um caranguejo bravo é só usar um pandeiro para tocar uma música e o bicho abrir passagem.

  • Divulgação

    Rio 2016 Olympics

    Sem a presença de mascotes, este jogo gratuito traz uma seleção de minigames inspirados em seis esportes diferentes: futebol, tênis, tiro com arco, tiro esportivo, tênis de mesa e basquete. Cada um traz mecânicas diferentes, mas são todos bem fraquinhos. Feito por um estúdio da Coréia do Sul, o game traz algumas traduções estranhas para português e uma profusão de menus que deixam a experiência bem confusa.

  • Reprodução

    Campeões de Mergulho

    Dedicado unicamente à modalidade de saltos ornamentais, este jogo gratuito é o mais simples de toda a lista: basta segurar o dedo na tela para fazer seu atleta (fantasiado ou não) girar o tanto que precisa para fazer o salto com precisão. Conforme você avança no game, outros estilos de saltos, atletas e fantasias ficam disponíveis.

  • Reprodução

    Mario & Sonic

    Em versões para Wii U e 3DS, os jogos estrelados pelos mascotes de Nintendo e Sega são as opções mais robustas para curtir as modalidades olímpicas no videogame - e únicas opções desta lista que não são para celulares e tablets. A variedade de esportes é ampla, sendo que há versões 'turbinadas', ao estilo "Mario Kart", com poderes especiais vindos dos títulos dos dois heróis. No Wii U o game tem preço sugerido de R$ 250 enquanto a edição para 3DS sai por R$ 200.