Topo

Museu nos EUA elege os games mais importantes de todos os tempos

The Strong (foto) faz seleções anuais para o World Video Game Hall of Fame - Reprodução
The Strong (foto) faz seleções anuais para o World Video Game Hall of Fame Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/05/2017 12h37

O The Strong, museu norte-americano localizado em Nova York, traz em sua estrutura dois grandes espaços dedicados aos games: o centro da história dos jogos eletrônicos e o hall da fama mundial dos videogames.

Dessa forma, o local escolhe quais jogos são os mais importantes já lançados até o momento. Todo mês de maio de cada ano, o local analisa as indicações do público e seleciona novos games para entrar na lista.

Será que o seu favorito está listado abaixo? Confira:

  • Reprodução

    "Donkey Kong"

    O clássico criado por Shigeru Miyamoto, que na época era apenas um empregado júnior na Nintendo, acabou gerando uma história que criaria o personagem mais conhecido dos games, com um ágil encanador que tinha que salvar sua namorada de um monstro. Mario e Donkey Kong tiveram suas origens da mesma forma, com o game de 1981 que acabou vendendo mais de 100 mil cópias somente nos EUA, gerando muita renda à Nintendo.

  • Reprodução

    "DOOM"

    Lançado em 1993, "DOOM" basicamente popularizou o gênero de jogos de tiro em primeira pessoa, inspirando outros clássicos como GoldenEye 007 (1997), Half-Life (1998) e Halo (2000). O título foi pioneiro em seu modelo de game design, com uma nova engine que permitia modificações como expansões feitas pelos próprios jogadores, além de oferecer ao mercado a popularização de games em rede. Estima-se que "DOOM" foi jogado por 15 milhões de pessoas, além de criar um importante debate na sociedade sobre o papel de jogos violentos na influência de jovens.

  • Reprodução

    "Grand Theft Auto III"

    O mundo aberto e o conteúdo adulto que "GTA III" trouxe em sua jogabilidade trouxe uma grande marco para os videogames. O jogador poderia escolher se levaria a vida de crimes oferecida por Liberty City ou se apenas exploraria o mundo virtual. Lançado em 2001, o jogo não foi o primeiro a oferecer um mundo aberto, mas com certeza se popularizou por trazer discussões sobre os limites do que é feito ou não em seu formato sandbox, acabando com a concepção de que games são somente para crianças.

  • Reprodução

    "Halo: Combat Evolved"

    Também lançado em 2001, o FPS mais famoso da Microsoft apareceu ao lado do Xbox quando a empresa deu seus primeiros passos para entrar no mercado de consoles caseiros. O game foi um sucesso e mostrou que, apesar dos PCs dominarem como plataforma para jogos de tiro em primeira pessoa, os consoles poderiam ser tão bons nesse quesito quanto qualquer computador. Tem mais: "Halo" trouxe à tona uma das experiências multiplayer mais sólidas de sua época, além da franquia ser um sucesso até os dias atuais.

  • Reprodução

    "The Legend of Zelda"

    Outro game de Shigeru Miyamoto, o primeiro jogo de "The Legend of Zelda" trouxe um mundo aberto não linear e inspirou diversos RPGs e jogos de ação e aventura com seus puzzles. Lançado em 1986, posteriormente a franquia tornou-se uma das mais famosas da Nintendo, retratando personagens já tão conhecidos hoje em dia como Zelda, Link e o vilão Ganon. A liberdade e pequenos detalhes do game fizeram com que os jogadores conversassem entre si e dividissem dicas, resultando na criação da revista Nintendo Fun Club, que posteriormente se transformou na conhecida Nintendo Power.

  • Reprodução

    "The Oregon Trail"

    Inicialmente lançado apenas como uma forma de ajudar aos alunos de Minnesota, estado dos EUA, a aprender história norte-americana, "The Oregon Trail" se tornou o jogo educacional de maior sucesso de todos os tempos. Além de mostrar como os games podem ajudar no aprendizado, o jogo - lançado em 1971 - posteriormente foi distribuído para diversas escolas nos Estados Unidos e não somente ajudou seus jogadores a entender melhor a história, como também os ajudou a lidar com o manejo de computadores, que ainda eram uma novidade na época.

  • Reprodução

    "Pac-Man"

    Sendo o arcade com maior sucesso de vendas em toda a história, o título de 1980 se transformou no primeiro grande ícone dos videogames, gerando uma nova cultura ao redor da jogatina - seja pelo aumento de vendas de licenças ou pelo início da criação de brinquedos, roupas e outros tipos de acessórios relacionados a "Pac-Man". Com personagens carismáticos e coloridos, o game até ganhou um desenho e música própria, sendo precursor no que antecederia a febre para outros grandes personagens como Mario ou Sonic.

  • Reprodução

    "Pokémon Red" e "Green"

    Se "Pac-Man" é o maior sucesso de vendas entre os arcades, "Pokémon" ocupa este posto nos RPGs. O game com os monstrinhos fofos virou uma verdadeira febre mundial, com mais de 23 milhões de cópias vendidas. O primeiro jogo, lançado em par no Japão como "Pocket Monsters Aka" (Red) e "Midori" (Green) em 1996, deu origem a uma franquia com dezenas de outros títulos, 802 monstrinhos para colecionar e um anime que fez a infância de muitos treinadores Pokémon.

  • Reprodução

    "Pong"

    Apesar de não ser o primeiro game de seu tipo (o console caseiro Magnavox Odyssey já possuía um jogo de tênis bem similar), "Pong" foi com certeza o mais popular, sendo um dos primeiros do ramo a lucrar. Dando origem a um novo setor da indústria, o game de 1972 introduziu milhões de pessoas ao entretenimento dos jogos eletrônicos ao estar presente em restaurantes e bares de todo os EUA e, posteriormente, nas casas de jogadores.

  • Reprodução

    "The Sims"

    Com o simulador de vida mais completo já lançado, as relações e rotinas humanas foram exploradas de diversas formas pelos jogadores. Lançado em 2000, "The Sims" trazia uma mecânica diferenciada, com personagens que já possuíam em sua inteligência artificial uma espécie de autonomia moderada, além de expressar sentimentos e ter personalidade. O jogo virou febre e já teve dezenas de lançamentos de expansões e sequências, mostrando o quão completo um game pode ser ao retratar a experiência humana.

  • Reprodução

    "Sonic the Hedgehog"

    Sonic, o simpático ouriço azul que chegou ao mundo em 1991, foi o causador da breve vitória da Sega em cima da Nintendo na guerra dos consoles nos anos 1990. O personagem conversava diretamente com a juventude da época, sendo que seu design e criação foram feitos especificamente para o propósito de bolar um rival à altura de Mario. "Sonic the Hedgehog" é até hoje o game mais vendido de toda a Sega, com mais de 15 milhões de cópias vendidas, enquanto a série de Sonic já soma mais de 350 milhões de vendas em todo o mundo.

  • Reprodução

    "Space Invaders"

    Sendo o primeiro jogo japonês utilizando um microprocessador, o game de matar aliens com um canhão enorme ganhou a atenção do público e do mercado em geral, inspirando diversos outros títulos com jogabilidade similar. Lançado em 1978, o arcade da Taito levou os games ao status de corrente dominante da cultura pop em geral, fazendo com que outras empresas japonesas também entrassem no ramo de videogames.

  • Reprodução

    "Street Fighter II"

    Este título basicamente tornou os jogos de luta arcade em um fenômeno, poupularizando o gênero e preparando terreno para os outros que viriam a ser lançados posteriormente, como "Mortal Kombat" (1992), "Virtua Fighter" (1993), "Tekken" (1994), "King of the Fighters" (1994), "Super Smash Bros." (1999) e diversos outros. "Street Fighter" trouxe confrontos contra outros jogadores com personagens únicos, oferecendo profundidade à história do jogo em si e na jogabilidade com estilos de luta diferentes.

  • Reprodução

    "Super Mario Bros."

    Se Mario fez sua primeira aparição em "Donkey Kong", foi em "Super Mario Bros." que ele confirmou seu papel como ícone dos games. O jogo original, lançado em 1985 para o Nintendinho, gerou uma das mais populares franquias de todos os tempos, sendo que Mario está presente em mais de 200 títulos para todos os consoles imagináveis da Nintendo. O personagem não só se tornou a cara da empresa, mas também representante dos games em geral, com direito a aparecer na divulgação das Olimpíadas de Tóquio 2020 ao lado de Pac-Man.

  • Reprodução

    "Tetris"

    Com regras simples, "Tetris" é um game que qualquer um entende os preceitos básicos. Diversas versões do jogo, inicialmente adaptado para computadores em 1984, foram lançadas desde então - com principal destaque para o título para Game Boy, que popularizou ainda mais o jogo com inúmeras possibilidades. Milhões de pessoas já compraram o jogo, que hoje pode ser achado em arcades, computadores, consoles, celulares e outros dispositivos portáteis... Só falta ter "Tetris" em calculadoras ou torradeiras!

  • Reprodução

    "World of Warcraft"

    Com milhões de pessoas jogando ao mesmo tempo imersas em um universo online, "WoW" se tornou o maior e mais bem-sucedido MMORPG já criado. Lançado em 2004 pela Blizzard, o game se transforma de tempos em tempos, atualizando aspectos que podem ser melhorados e mudando sua estrutura de jogabilidade e história para atrair mais jogadores e manter os fãs do game entretidos. Com um formato que oferece uma boa experiência tanto para os jogadores mais casuais quanto hardcore, "World of Warcraft", o game já ultrapassou a marca de 100 milhões de contas em seu registro.