Topo

O lado sombrio ataca: Conheça os 10 piores games de "Star Wars"

Montagem/UOL
Seja na telona do cinema ou na telinha dos games,"Star Wars" não é feito só de grandes lançamentos e personagens memoráveis Imagem: Montagem/UOL

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

16/12/2015 17h08

Com a estreia de "Star Wars Ep. VII: O Despertar da Força" e o lançamento recente do divertido "Star Wars: Battlefront", é fácil se empolgar e esquecer que a franquia espacial criada por George Lucas já passou por maus momentos, tanto no cinema quanto nos games!

Mas a verdade é que para cada Han Solo e "Rogue Squadron", "Star Wars" tem um Jar Jar Binks e um "Masters of Teras Kasi". Movidos por uma curiosidade quase mórbida e pelo desejo de dar algumas risadas, UOL Jogos preparou uma lista com o que há de pior em jogos da saga "Star Wars".

Venha para o lado sombrio e conheça os 10 piores games de "Star Wars":

OS 10 PIORES JOGOS DE "STAR WARS"

  • Reprodução

    1. Star Wars: Jedi Arena (Atari 2600 | 1983)

    O Atari 2600 teve sua cota de jogos ruins, eternizada por "E.T.", e "Star Wars" não escapou: "Jedi Arena" é inspirado na cena em que Obi-Wan ensina Luke a manejar o sabre de luz. No game, dois jedis (representados pelos sabres de luz azul e vermelho) duelam acertando um dróide em um jogo com mecânicas similares ao clássico "Pong", mas ainda mais simples. Não dá nem para culpar a plataforma, que recebeu no mesmo ano o excelente "Star Wars: Empire Strikes Back".

  • Reprodução

    2. Star Wars: Rebellion (PC | 1988)

    "Rebellion" foi um ambicioso jogo de estratégia que colocava o jogador na guerra em grande escala entre o Império e a Aliança Rebelde. Dividido entre fases de gerenciamento por turnos e batalhas em tempo real, o jogo era muito mal balanceado, o controle sobre as unidades em luta era mínimo e a câmera horrível. Faltava também uma interface melhor para gerenciar o exército cada vez maior.

  • Reprodução

    3. Star Wars: Yoda Stories (PC, Game Boy Color | 1997)

    Segundo jogo da série "Desktop Adventures" da LucasArts, "Yoda Stories" colocava o jogador numa aventura de controles simples, acompanhando o treinamento de Luke com o mestre Yoda. Só faltou uma coisa: o jogo não tinha história! Cada partida era gerada de forma aleatória, mas com uma repetição enorme de itens, missões e situações, o que deixava o jogo rapidamente entediante.

  • Reprodução

    4. Star Wars: Force Commander (PC | 2000)

    "Force Commander" é um game de estratégia em tempo real onde você acompanha a carreira de um oficial do Império, desde os dias como Stormtrooper até chegar ao posto de general - com uma reviravolta interessante no roteiro em um dado momento. A trama corre em paralelo com a trilogia clássica e mostra alguns eventos dos filmes. Cheio de boas ideias, "Force Commander" demorou muito para ser desenvolvido e chegou ao mercado com gráficos 2D datados, interface ruim e remixes techno vergonhosos da trilha sonora de John Willians.

  • Reprodução

    5. Rebel Assault (PC, Mac, Sega CD, 3DO | 2003)

    "Rebel Assault" é um jogo de tiro sobre trilhos que passa muito, mas muito longe dos excelentes "X-Wing" e "Tie Fighter". As cenas em FMV prometiam uma experiência digna dos filmes, mas rodavam mal em qualquer hardware. A trama era boba e os controles sensíveis demais tornavam o jogo muito mais difícil e frustrante do que deveria ser, mesmo para o fã mais empolgado de "Star Wars".

  • Reprodução

    6. Star Wars: Demolition (PlayStation, Dreamcast | 2000)

    "Demolition" tenta pegar carona no popular "Twisted Metal", levando as arenas de combate veicular para o universo de "Star Wars". Como isso aconteceu? Segundo o game, o Império baniu as corridas de pod em Tatooine e em seu lugar, Jabba instituiu um torneio de 'demolition derby' - e acredite, o jogo é lento, feio (mesmo para a época!), cheio de bugs e nem um pouco divertido.

  • Reprodução

    7. Flight of the Falcon (GBA | 2003)

    "Flight of the Falcon" é um daqueles jogos 3D ruins do portátil Game Boy Advance. Assim como outros jogos desta lista, o game traz uma ideia bem legal: pilotar a Millenium Falcon em uma batalha contra Tie Fighters, Star Destroyers e, eventualmente, a própria Estrela da Morte. Claro que o GBA não daria conta do recado e o game é cheio de problemas técnicos, gráficos quebrados e quedas na taxa de quadros de animação. Para completar, falta uma boa história e o design das fases é bem simplório.

  • Reprodução

    8. Star Wars: Jedi Power Battles (PlayStation, Dreamcast, GBA | 2000)

    Em "Jedi Power Battles" você explora várias locações de "A Ameaça Fantasma" controlando um dos vários Jedi que existiam na época. A premissa era bacana, mas gráficos ruins, controles imprecisos e um multiplayer problemático acabaram com todo o potencial do game. A pior parte era a animação pré-programada do combate: ao errar o primeiro golpe, o personagem continuava se movendo e você só podia esperar a animação terminar para tentar outro ataque.

  • Reprodução

    9. Star Wars: Obi-Wan (Xbox | 2002)

    Título da leva inicial do Xbox, "Obi-Wan" veio no embalo da segunda trilogia de "Star Wars". Ou seja, mesmo o material de base não era dos melhores. No jogo de ação você controla o jovem Obi-Wan Kenobi, dando golpes com seu sabre de luz e usando a Força para derrotar inimigos. Controlar o sabre de luz com a alavanca analógica nem é tão ruim, se não fosse a câmera que nunca funciona direito, os gráficos toscos para a época e o design simplório das fases.

  • Reprodução

    10. Masters of Teras Kasi (PlayStation | 1997)

    "Masters of Teras Kasi" é um jogo de luta tridimensional dos mais sem vergonhas, que apela para personagens de "Star Wars" numa tentativa de parecer um pouco melhor do que realmente é. Mesmo se você ignorar o fato dos lutadores levarem golpes de sabre de luz e não serem decapitados (o mesmo acontece em "Soul Calibur IV", então OK), o game sofre com problemas de colisão, gráficos ruins e lutadores desbalanceados. Uma história mixuruca tenta justificar os duelos entre os heróis da saga espacial, mas não impede "Masters of Teras Kasi" de ser um dos piores jogos de "Star Wars" já feitos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos