Topo

Jogos

PlayStation

Os 10 maiores sucessos do PlayStation

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/07/2017 12h48

Responsável por memórias felizes na infância de muitos jogadores, o PlayStation original foi o primeiro videogame da Sony e marcou época com jogos com gráficos poligonais, recebendo os primeiros títulos de franquias que estão por aí até hoje, como "Tekken" e "Gran Turismo", por exemplo. O PSOne foi o console que colocou a Sony no mapa dos games e abriu caminho para o sucesso avassalador do PlayStation 2 nos anos seguintes.

UOL Jogos preparou uma lista com os 10 maiores sucessos de vendas do PlayStation. Quais deles fizeram parte da sua infância?

  • Reprodução

    10. Metal Gear Solid (Konami)

    6 milhões de cópias vendidas

    Primeiro game de espionagem e ação furtiva de Hideo Kojima nos consoles PlayStation, "Metal Gear Solid" ainda é, para muitos fãs, o melhor jogo da série. A aventura do espião Solid Snake na base militar da Foxhound no Alasca, em busca de perigosas armas nucleares plantou as sementes de uma das maiores sagas do mundo dos games.

  • Reprodução

    9. Tomb Raider II (Core Design)

    6,8 milhões de unidades vendidas

    A arqueóloga Lara Croft viveu seu auge no final dos anos 1990. No segundo "Tomb Raider", Lara viaja para vários cantos do mundo, como China, Veneza e Tibete, usa roupas diferentes (traje de mergulho jaqueta de aviador... roupão de banho!), além de veículos como um snow mobile e uma lancha.

  • Reprodução

    8. Crash Bandicoot (Naughty Dog)

    6,820 milhões de unidades vendidas

    Crash é um marsupial esquisitão criado pela Naughty Dog (de "Uncharted") para preencher a lacuna do "jogo de plataforma com mascote" do PlayStation. Mesmo sem inovações no gênero, "Crash" foi um fenômeno de vendas e ganhou o carinho dos donos do console. Não é a toa que a coletânea remasterizada "Crash N' Sane Trilogy" está entre os títulos mais vendidos do PS4 em 2017.

  • Reprodução

    7. Final Fantasy VIII (Square)

    7 milhões de unidades vendidas

    "Final Fantasy VIII" se destaca entre os jogos da série, tanto pelos personagens com proporções mais realistas, novidade na época, a trilha sonora cantada e o enredo sofisticado, que combina uma grande guerra e um romance adolescente. O jogo trouxe também um dos heróis mais amados da franquia, Squall. Não foram poucos os fãs que curtiram sua participação em "Kingdom Hearts", muitos anos depois.

  • Reprodução

    6. Tomb Raider (Core Design)

    7,100 milhões de unidades vendidas

    O primeiro "Tomb Raider" foi um daqueles jogos que romperam as barreiras entre videogames e a cultura pop. O jogo de aventura ao estilo "Indiana Jones", e principalmente sua protagonista, a arqueólogo Lara Croft, alcançaram sucesso não só no PlayStation e no PC, mas em todas as formas de mídia - Lara foi capa da Playboy, participou de uma turnê mundial do U2 e se tornou um símbolo dos games tão grande quanto Mario ou Sonic.

  • Reprodução

    5. Harry Potter and the Philosopher's Stone (Argonaut Games)

    8 milhões de unidades vendidas

    Uma das franquias de maior sucesso na cultura pop, "Harry Potter" bombava no cinema quando "Philosopher's Stone" chegou ao PlayStation (e várias outras plataformas) em 2001. A aventura em terceira pessoa acompanha os eventos do filme "A Pedra Filosofal", com Harry chegando em Hogwarts, fazendo amigos, treinando magias e enfrentando a ameaça do retorno de Voldemort. O jogo combina ação e puzzles e, acreditamos, nem a produtora imaginava que fosse vender 8 milhões de cópias no PSOne.

  • Reprodução

    4. Tekken 3 (Namco)

    8,300 milhões de unidades vendidas

    O PlayStation original não era tão bom para jogos de luta tradicionais quanto o rival Saturn, da Sega, mas quando o assunto era pancadaria poligonal, 3D, aí o console da Sony tinha um trunfo imbatível: "Tekken". O terceiro jogo da série da Namco foi o que mais vendeu no PSOne e é o segundo jogo de luta mais vendido de todos os tempos, atrás apenas de "Super Smash Bros Brawl" (Wii). Com os melhores gráficos da série até então, "Tekken 3" trazia uma grande quantidade de lutadores inéditos e marcou a estreia de Jim, Xiaoyu e Hwoarang. Dos 23 personagens selecionáveis, só 8 eram dos jogos anteriores.

  • Reprodução

    3. Gran Turismo 2 (Polyphony Digital)

    9,370 milhões de unidades vendidas

    A série de corrida "Gran Turismo" é, com o perdão do trocadilho, o carro-chefe do PSOne. "GT2" é uma evolução direta do primeiro jogo e tem como destaque a grande lista de carros disponíveis para o jogador, a maior da época: eram 640 carros para pilotar, vindos de 36 montadoras diferentes, como Acura, BMW e Opel. O jogo oferece 27 pistas diferentes e trouxe provas de rally pela primeira vez na série.

  • Divulgação

    2. Final Fantasy VII (Square)

    9,800 milhões de unidades vendidas

    Considerado por muitos fãs como o melhor jogo da série, "Final Fantasy VII" marcou a ruptura da Square com a Nintendo e também foi responsável por popularizar a franquia (e o gênero J-RPG) no Ocidente. A luta de Cloud e Aerith contra a organização Shinra traz uma mensagem ecológica que ainda é atual. O jogo combinava cenários pré-renderizados, animações poligonais e cenas em computação gráfica - o remake de "Final Fantasy VII" é um dos jogos mais aguardados pelos donos de PS4.

  • Reprodução

    1. Gran Turismo (Polyphony Digital)

    10,850 milhões de unidades vendidas

    Não é de hoje que "Gran Turismo" é a franquia de maior sucesso da família PlayStation. O primeiro "GT" vendeu mais de 10 milhões de unidades, dando início a longa história de sucesso da produtora japonesa Polyphony Digital. O simulador de corrida trouxe gráficos nunca antes vistos num jogo do gênero para console, mas a simulação realista (para a época) foi o que capturou o coração dos fãs. Além do sucesso comercial, o primeiro "Gran Turismo" é o jogo de corrida melhor avaliado pela crítica em todos os tempos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor