Topo

Jogos

Naruto

Os 13 jutsus mais legais de "Naruto"

Reprodção
Imagem: Reprodção

Rodrigo Lara e Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

13/07/2017 10h02

Uma das partes mais bacanas de "Naruto" (e, claro, "Naruto Shippuden") era ver os personagens do anime usando suas técnicas, os famosos jutsus. É verdade que no decorrer da série as coisas foram saindo "um pouco" do controle, com a criação e uso de jutsus cada vez mais poderosos e que, em sua maioria, tinham o único intuito de aumentar o dano causado aos inimigos.

Na lista abaixo, porém, não usamos apenas o critério força, mas mas também a utilidade da técnica e seu visual. Ou seja: listamos aqueles que são os jutsus mais legais de "Naruto" e "Naruto Shippuden". Vamos a eles.

  • Reprodção

    Bijuudama Rasenshuriken (Rasenshuriken da Bomba Bijuu)

    Uma verdadeira salada de técnicas: usado por Naruto quando está no modo Sábio dos Seis Caminhos, ele utiliza uma de suas Esferas da Busca da Verdade e a converte em uma Bomba Bijuu (aquela esfera de energia disparada pelas Bestas com Caudas), acrescentando em seguida chakra de vento a essa mistura. O resultado é um Bomba Biju com um considerável aumento do poder destrutivo. A parte bacana disso tudo é que Naruto pode criar diversos desses projéteis, dependendo apenas da quantidade de Esferas da Busca da Verdade que tiver à disposição.

  • Reprodção

    Kagemane no Jutsu (Jutsu de Possessão da Sombra)

    Um jutsu simples, utilizado principalmente por membros do clã Nara, ele consiste em esticar sua sombra até que ela toque a sombra do alvo. Uma vez que é feito esse contato, o usuário da técnica pode controlar as ações da vítima. A parte mais bacana - e o que motiva ela a estar nessa lista - é o uso bastante criativo que Shikamaru faz desse jutsu. Ele já conseguiu capturar a "presa" de diversas formas distintas como, por exemplo, fazendo sua sombra se esticar por buracos até alcançar os inimigos.

  • Reprodção

    Kage Bunshin no Jutsu (Técnica dos Clones das Sombras)

    Uma verdadeira "assinatura" de Naruto, essa técnica é aprendida pelo ninja após ele roubar um pergaminho secreto - e usada à exaustão desde então. Consiste na multiplicação física do corpo do usuário, sendo que cada cópia possui uma parte do chakra de quem usou a técnica. É útil para diversas coisas além do combate: Naruto a usa para obter resultados de treinos mais rapidamente e, posteriormente, para ajudá-lo na função de Hokage. Além dele, diversos personagens são capazes de utilizar a técnica.

  • Reprodção

    Amaterasu

    Amaterasu são chamas negras que podem ser invocadas por donos ou usuários de Sharingan cujos olhos atingiram o estágio Mangekyou Sharingan. Elas se diferem de chamas comuns por não poderem ser extintas por meios normais, como água. Utilizadas por Itachi e Sasuke, essas chamas são tão poderosas quanto arriscadas, já que colocam uma grande carga sobre os olhos do usuário, que chegam a sangrar.

  • Reprodção

    Hachimon (Oito Portões)

    Ainda que não de maneira declarada, usuários de Taijutsu acabaram ficando em segundo plano em "Naruto" conforme as técnicas de ninjutsu usadas se tornaram cada vez mais chamativas e grandiosas. Isso foi por terra, porém, quando Might Guy abriu o oitavo portão (Shimon, o Portão da Morte) na luta contra Madara e se mostrou o único ninja "normal" a ser capaz de encarar de frente o vilão. O custo do uso da técnica em poder máximo é que, diante de tamanha energia, o corpo do usuário acaba virando cinzas após um certo período de tempo - no caso de Guy, ele acabou sendo salvo por Naruto.

  • Reprodção

    Jinton (Estilo do Pó)

    Técnica demonstrada pela primeira vez no anime por Onoki, o Terceiro Tsuchikage, esse jutsu consiste em usar três naturezas distintas ao mesmo tempo, fogo, vento e terra. Nesse jutsu, o usuário cria um objeto como um cubo - por exemplo -, dentro qual fica aprisionado um inimigo ou um objeto. Tudo que estiver dentro dessa área tem suas moléculas controladas pelo usuário do jutsu, o que significa que a vítima pode ser, simplesmente, desintegrada.

  • Reprodção

    Shin Suusenju (Estilo da Madeira: As Verdadeiras Mil Mãos)

    Se Madara tinha o Susanoo, Hashirama Senju tinha a arte sábia "Estilo da Madeira: As Verdadeiras Mil Mãos". Essa técnica, basicamente, consiste em criar uma estátua gigante de madeira, com as faladas "mil mãos" se estendendo do centro como se fosse a cauda de um pavão. Com ela, Hashirama pode tanto atacar ou prender seu adversário quanto utilizá-la como barreira contra ataques inimigos.

  • Reprodção

    Susano'o

    Por meio desta técnica, ativada por um dono de Sharingan - ou quem tenha um desses olhos implantados, caso de Kakashi - que atingiu o estágio Mangekyou Sharingan, é possível projetar um enorme guerreiro de chakra, no melhor estilo "Megazord" de "Power Rangers". Inicialmente, essa projeção pode ser apenas de uma parte do corpo do guerreiro, como um braço, para ataque, ou a parte do peito, para defesa. Uma vez dominada a técnica, é possível criar essa projeção em tamanho total. Não é nem preciso dizer que o poder destrutivo (e defensivo) dessa técnica é enorme, não é mesmo?

  • Reprodção

    Kamui (Poder Divino)

    Marca registrada de Obito Uchiha - e, posteriormente, usado por Kakashi e também por Madara -, o Kamui é outra técnica derivada do Mangekyou Sharingan. Com ela, é possível transportar objetos, massas de chakra e pessoas (incluindo o usuário) para outras dimensões, uma espécie de teletransporte. Além disso, em uma das suas derivações - usada por Obito na luta contra Minato, por exemplo -, o Kamui permite tornar etéreo o corpo do usuário, o que é útil para evitar investidas inimigas.

  • Reprodção

    Hiraishin no Jutsu (Técnica do Deus Voador do Trovão)

    Mais do que visualmente impressionante, o uso que Minato Namikaze faz da técnica criada por Tobirama Senju fez com que ele fosse conhecido como o "Relâmpago Amarelo de Konoha". Basicamente, esse jutsu consiste em "marcar" locais e objetos com um selo, sendo que o usuário pode se movimentar instantaneamente entre esses locais. Ou seja: uma espécie de teletransporte.

  • Reprodção

    Tsukuyomi

    Apesar de Madara utilizar uma versão desse jutsu em escala global, o Tsukuyomi originalmente era usado por Itachi Uchiha e consiste em colocar a vítima em uma ilusão. É considerado um dos Genjutsus mais poderosos, capaz de fazer o alvo perder a noção de espaço e tempo, podendo sofrer graves danos psicológicos. Como é de se imaginar, a técnica consome grande quantidade de chakra e coloca o olho do usuário sob stress - a ponto de ele sangrar.

  • Reprodção

    Kuchiyose: Edo Tensei (Invocação: Reencarnação do Mundo Impuro)

    Esse jutsu marcou a porção final de "Naruto Shippuden" e, basicamente, consiste em reencarnar almas de mortos em corpos de pessoas vivas. Marcada como técnica proibida pelo seu criador, Tobirama Senju, ela foi posteriormente utilizada por Orochimaru e, com maestria, por Kabuto Yakushi, que praticamente criou um exército de mortos-vivos. Um aspecto problemático para quem enfrentou inimigos assim é o seu chakra infinito e a possibilidade de regenerar o corpo diante de ataques e jutsus normais - apenas as esferas negras de chakra usadas por Hagoromo, Madara, Naruto entre outros causam danos irreversíveis a seres reencarnados. Sendo assim, as principais formas de derrotar inimigos do tipo envolve selá-los ou, ainda, fazer o usuário do jutsu desativá-lo.

  • Reprodção

    Talk no Jutsu (o famoso bate-papo)

    Naruto pode controlar o chakra de Kurama e ter um modo Sábio dos Seis Caminhos, mas o seu maior "jutsu" é uma técnica extra-oficial: a habilidade de, por meio da conversa, convencer seus inimigos ou fazer outros ninjas se juntarem à sua causa. Vejamos: na luta contra Pain, Naruto encontrou Nagato e, após expor sua opinião sobre o mundo ninja, acabou tocando o inimigo a ponto de ele utilizar, por conta própria, o Rinne Tensei no Jutsu, ressuscitando todos os mortos durante o ataque à Vila da Folha. Zabuza, Neji, Gaara e até o então raivoso Kurama também caíram "vítimas" da sessão de terapia de Naruto.