Geek

Os dignos: 12 personagens que já levantaram o martelo do Thor

Reprodução
Imagem: Reprodução

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

19/04/2017 12h35

"Aquele que empunhar este martelo, se for digno, terá o poder de Thor"

É isto que diz a inscrição de Mjölnir, a principal arma do Deus do Trovão nórdico, no Universo Marvel.

Desde sua estreia, em 1962, Thor é considerado uma das figuras mais formidáveis dos quadrinhos, graças principalmente ao poder e força mágicos concedidos por seu martelo.

Isso não quer dizer, porém, que ele foi o único capaz de erguer e usar o Mjölnir em batalha nestes quase 55 anos de histórias, tanto nos quadrinhos quanto no cinema.

Sendo assim, separamos 12 personagens considerados dignos o suficiente para levantar o martelo do barra limpa.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Bill Raio Beta

    Criado por Walt Simonson, um dos escritores mais influentes do Thor nos quadrinhos, Bill Raio Beta tem a distinção de ser o primeiro personagem não-Asgardiano a conseguir levantar Mjölnir.

    Membro da raça alienígena korbinita, Bill é um guerreiro modificado geneticamente que é acordado de sua hibernação por Thor, e após uma longa batalha é separado de seu martelo, e retorna à seu alter-ego, Dr. Donald Blake.

    Bill encontra o martelo (que ficou disfarçado de bengala), e ao levantá-lo herdou os poderes - e visual - do Deus do Trovão.

    Eventualmente, Odin pede para que os ferreiros de Asgard criassem um novo martelo para o guerreiro, e desde então Bill Raio Beta passou a se um dos aliados mais podereos do Deus do Trovão

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Eric Masterson (Trovejante)

    Considerado uma versão mais "humana" do Deus do Trovão, Eric Masterson é um arquiteto que ganha a amizade de Thor após um acidente, e eventualmente junta sua personalidade para salvá-lo de um ferimento fatal.

    Sendo assim, Eric passou a ser a identidade "civil" de Thor, substituindo o Dr. Donald Blake por alguns anos. Após os dois se separarem, o arquiteto recebeu um martelo próprio de Odin e uma nova identidade: o herói Trovejante.

    Hoje em dia o filho de Eric, Kevin, assumiu o manto de super-herói do pai.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Capitão América

    Provavelmente considerado mais digno dos humanos do Universo Marvel - com uma exceção importante abaixo -, Steve Rogers levantou Mjölnir duas vezes.

    A primeira foi nos anos 80, quando Rogers havia deixado o governo americano e era conhecido apenas como "O Capitão", com o soldado conseguindo não só levantar o martelo quanto jogá-lo de volta para o deus ao vê-lo em apuros.

    A segunda vez ocorreu durante o evento "A Essência do Medo", em que Thor deixa Mjölnir cair na Terra durante sua batalha contra o vilão Serpente em Asgard. O Capitão, que havia perdido seu icônico escudo, levantou o martelo e uniu os heróis da Marvel contra as forças inimigas.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Throg

    OK, este é um caso esquisito.

    Simon Walterson costumava ser um humano comum, até o dia em que foi amaldiçoado por uma feiticeira e transformado em um sapo, passando a viver entre outros anfíbios no Central Park de Nova Iorque.

    O tempo passou, até que o próprio Thor foi transformado em um sapo, e ajudou Simon e os outros sapos do parque a enfrentar um perigoso grupo de ratos.

    Eventualmente, Thor voltou a sua forma asgardiana - sem antes virar um sapo gigante com as roupas clássicas do personagem, é claro -, mas durante a batalha Mjölnir perdeu uma lasca, e por meio dela Simon tornou-se Throg, o Sapo do Trovão.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Vampira

    A série "O Que Aconteceria Se?" geralmente é um jeito de roteiristas e desenhistas trabalharem ideias mais atípicas, desde Wolverine lutando com Conan, o Bárbaro até como o Homem-Aranha seria diferente se tivesse parado o ladrão que matou o seu tio.

    Uma destas histórias propõe que se, ao invés da Miss Marvel (atualmente Capitã Marvel), a mutante Vampira tivesse absorvido os poderes do Thor em uma batalha com os Vingadores, ela teria herdado a "dignidade" para levantar o martelo e virar uma Deusa do Trovão.

    Na história, Thor morre após ter ser drenado de seus poderes, mas seu espírito guia Vampira para não se iludir com os planos de Loki e assumir seu papel no panteão de Asgard.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Viúva Negra

    Na série "O Que Aconteceria Se?" da saga "A Era de Ultron", a Viúva Negra conseguiu levantar o martelo e receber os poderes de Thor.

    Até hoje, não foi explicado o motivo do porque a espiã conseguiu erguer a arma, mas isso talvez explique porque ela não quis entrar na brincadeira de tentar empunhar o Mjölnir durante o segundo filme de "Os Vingadores".

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Conan, o Bárbaro

    Em outra história da série "O que Aconteceria Se?", ninguém menos do que Conan, o Bárbaro se prova digno de empunhar o Mjölnir, após o asgardiano ser transportado para a Era Hiboriana por Loki.

    É lá que ele e o Cimério se encontram e entram na porrada antes de virarem amigos (como estas histórias geralmente acontecem). Thor acaba morrendo em uma batalha contra o feiticeiro Thoth-Amon, mas não antes de passar seu manto para Conan.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Visão

    Uma das cenas mais memoráveis de "Vingadores 2: A Era de Ultron" é a criação do androide Visão, que após um discurso para reanimar o grupo de heróis de volta à luta ergue com facilidade o martelo de Thor - sendo que, no começo do filme, só o Capitão América havia conseguido mexê-lo (e só um pouquinho).

    Nos quadrinhos, porém, Visão nunca chegou a levantar o Mjölnir em batalha

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Mulher-Maravilha

    No crossover "Marvel vs. DC" realizado nos anos 90, Thor foi derrotado pelo Capitão Marvel (mais conhecido como Shazam, hoje em dia), perdendo o Mjölnir no processo.

    Mais tarde, o martelo é encontrado pela Mulher-Maravilha, que o ergue com facilidade e adquire os poderes do Deus do Trovão antes de sua luta contra a mutante Tempestade. Para honrar a "dignidade" da arma, a amazona não usa os poderes do Thor durante a batalha, e acaba sendo derrotada pela X-Man.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Superman

    Anos depois, durante a minissérie "Liga da Justiça/Vingadores", foi a vez do Homem de Aço usar os poderes do Deus do Trovão.

    Na última edição, Superman usa não apenas o Mjölnir quanto o escudo do Capitão América para destruir a máquina do vilão Krona e separar as realidades dos Universos Marvel e DC.

    Curiosamente, o kriptoniano não consegue mais levantar o martelo após a batalha, com Thor explicando que seu pai, Odin, levantou o feitiço sobre a arma temporariamente.

    O roteirista da HQ, Kurt Busiek, explicou que a "dignidade" para segurar o Mjölnir é variável, e que nem sempre alguém se mantém capaz de levantá-lo, o que nos leva a...

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Geek

Topo