Topo

Os substitutos: quem já assumiu o manto dos maiores super-heróis

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do Gamehall, em São Paulo

26/05/2017 12h50

Às vezes coisas precisam ser mudadas. Isto também conta para super-heróis.

Seja por interesse em criar novas histórias ou em impulsionar vendas (ou os dois), editores, roteiristas e artistas decidem de tempos em tempos em trazer novos personagens para assumir as identidades de seus grandes medalhões.

Muitas vezes, esta decisão acaba sendo um desastre. Mas em alguns casos estes substitutos caíram nas graças do público, e mesmo que não mantenham este papel para sempre, ainda são reconhecidos como uma mudança positiva para o universo dos quadrinhos.

  • Reprodução

    Homem de Ferro - James "Rhodey" Rhodes

    Nos anos 80, Tony Stark perdeu o controle de sua empresa, e logo sucumbiu a seu alcoolismo.

    Com o herói fisicamente e emocionalmente incapacitado de agir como o Homem de Ferro, seu piloto e parceiro James "Rhodey" Rhodes se viu forçado a vestir a armadura para combater os inimigos de Stark e tentar trazer controle a vida de seu amigo.

    Rhodey foi tão popular como Homem de Ferro que, após Tony voltar ao seu papel original, receber sua própria armadura e codinome, Máquina de Combate, e mais tarde a versão heroica do Patriota de Ferro.

  • Reprodução

    Flash - Wally West

    Talvez o substituto de maior sucesso de todos nesta lista, Wally West é, para uma geração inteira de fãs de super-heróis, o Flash definitivo.

    Após viver por anos como escudeiro de Barry Allen, Wally assumiu o manto de seu mentor após sua morte em "Crise nas Infinitas Terras", e graças à histórica fase do roteirista Mark Waid com o personagem, que por 8 anos ajudou a defini-lo no novo papel, sendo até o Flash do desenho da Liga da Justiça, nos anos 2000.

    Embora Barry Allen tenha sido ressuscitado nas HQs e seja o personagem do seriado e Universo Cinematográfico da DC Comics, Wally ainda é o Flash favorito de muita gente que cresceu nas décadas de 80 e 90.

  • Reprodução

    Homem-Formiga - Scott Lang

    Para salvar sua filha Cassie, o ladrão Scott Lang acabou roubando o equipamento especial do cientista e herói Hank Pym, o Homem-Formiga original.

    Ao saber dos motivos do roubo, Hank deixou que Scott mantivesse a roupa desde que utilizasse para o bem. Ele cumpriu a promessa, servindo os Vingadores e a Fundação Futuro como o segundo Homem-Formiga.

    Scott nunca foi um dos super-heróis mais populares do mundo, mas sua personalidade mais "pé no chão" acabou fazendo dele a escolha ideal para protagonizar o filme do "Homem-Formiga", deixando Pym com um papel de mentor.

  • Reprodução

    Lanterna Verde - Kyle Rayner

    Kyler Rayner pode não ter tido o mesmo sucesso que Wally West como o Flash, mas sua fase como Lanterna Verde principal ainda fez dele o policial intergalático favorito de muita gente.

    Herói por acaso, Kyle recebeu seus poderes após Hal Jordan - o antigo Lanterna Verde da Terra - matar toda a Tropa sozinho e roubar seus anéis, tornando-se o vilão Parallax.

    O Guardião Ganthet, único sobrevivente do massacre, fugiu para a Terra e entregou o único anel restante para Kyle, que só começou a levar seu papel seriamente após o assassinato de sua namorada.

    Mesmo com o retorno da Tropa a sua antiga glória, Kyle continuou na ativa, chegando até a se tornar uma divindade cósmica, Ion.

  • Reprodução

    Homem-Aranha - Miles Morales

    Com inspiração em figuras como Barack Obama e o ator Donald Glover, Miles Morales assumiu a identidade do Homem-Aranha no Universo Ultimate, após Peter Parker sacrificar sua vida salvando família e amigos de um ataque do Duende Verde.

    Descendente de latinos e afro-americanos, Miles vive uma realidade bem diferente da de Peter - incluindo um tio supervilão -, mas conseguiu se mostrar à altura de seu predecessor, e se provou tão popular entre os leitores que sobreviveu à destruição do Universo Ultimate durante o evento "Guerras Secretas".

  • Reprodução

    Batman e Robin - Dick Grayson e Damian Wayne

    Depois da morte de Bruce Wayne em "Crise Final", o capuz do Batman passou a ser vestido por Dick Grayson, o primeiro Robin, enquanto o jovem e violento Damian Wayne seguiu seu papel de Menino Prodígio.

    O que levou esta fase a ser tão bem recebida era justamente a dinâmica entre a dupla (ha...): Dick era um Batman bem mais amigável do que Bruce, enquanto Damian mostrava ser bem mais violento e sombrio do que qualquer outro Robin que veio antes dele.

    Mesmo depois de Bruce retornar, por algum tempo Dick manteve a identidade do Homem-Morcego e parceria com Damian, enquanto seu mentor se focava na criação da chamada "Batman, Inc."

  • Reprodução

    Capitão América - James Buchanan "Bucky" Barnes

    Antes de 2005, qualquer fã de quadrinhos que se preze diria que seria ridículo se Bucky Barnes, escudeiro do Capitão América nos tempos de Segunda Guerra, voltasse à vida - quanto mais assumir a identidade do Sentinela da Liberdade.

    Estes fãs, porém, não contavam com Ed Brubaker, roteirista que alterou radicalmente a estrutura das histórias do Capitão, e reintroduziu Bucky ao mundo como o assassino conhecido como Soldado Invernal.

    Depois de Steve Rogers ser morto no epílogo de "Guerra Civil", Bucky acabou por assumir o papel de Capitão América, vestindo uma armadura especial e, ao contrário de seu predecessor, usando até uma pistola e faca de combate.

  • Reprodução

    Capitão Marvel - Carol Danvers

    O primeiro Capitão Marvel, o Kree Mar-Vell, faleceu de uma doença equivalente a câncer na icônica história "A Morte do Capitão Marvel".

    Muitos vieram desde então - incluindo os filhos de Mar-Vell - mas a grande sucessora aos olhos da Marvel Comics é a super-heroína Carol Danvers, que por anos defendeu o mundo como Miss Marvel, que foi até protagonista de grandes eventos da empresa, como "Guerra Civil II".

    A Marvel está tão confiante na popularidade de Carol como a maior heroína da empresa que a levará aos cinemas com a premiada atriz Brie Larson.

  • Reprodução

    Thor - Jane Foster

    Durante o evento "Pecado Original", Thor tornou-se indigno de erguer o Mjolnir, deixando o martelo na Lua.Meses depois, a Dra. Jane Foster, antigo interesse romântico do Deus do Trovão, tomou seu lugar no panteão de Asgard.

    Até o momento, Jane ainda é a capaz de usar o martelo, o que traz uma série de problemas diferentes: diagnosticada com câncer de mama, ela sofre para melhorar sua saúde, já que ao se transformar na Deusa do Trovão remove todas as impurezas e toxinas de seu corpo... incluindo a radiação da quimioterapia.