Primeiro game de "Cavaleiros do Zodíaco" saiu há 30 anos; veja trajetória

Rodrigo Lara

Do Gamehall

20/02/2017 16h40

Apesar de chegar ao Brasil apenas em 1994, o anime de "Os Cavaleiros do Zodíaco" foi exibido originalmente no Japão muitos anos antes: entre 1986 e 1989. E, como é de se esperar diante o sucesso, a obra se tornou uma franquia multimídia, rendendo filmes e, também, games.

O primeiro jogo dos "Cavaleiros" saiu há 30 anos, em 1987. Era um RPG por turnos bastante rudimentar para Nintendinho, chamado "Saint Seiya: Ougon Densetsu". Os jogos da franquia, porém, mudaram consideravelmente e, nas últimas edições, acabaram se tornando jogos de luta ou similares aos da série "Dynasty Warriors".

Confira!

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Saint Seiya: Ougon Densetsu

    Plataforma: Nintendinho | Lançamento: 1987

    Nesse RPG o jogador controla Seiya de Pégaso, começando pelo momento no qual ele obtém sua armadura de bronze até o confronto contra Saga de Gêmeos, no final da saga do Santuário. O jogo só saiu no Japão e na França.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Saint Seiya Ougon Densetsu Kanketsu Hen

    Plataforma: Nintendinho | Lançamento: 1988

    O nome é comprido, mas a pegada é similar à do primeiro game da franquia. Novamente um RPG, o game enfatiza a subida das casas do Santuário e a luta contra os cavaleiros de ouro. A grande diferença é a possibilidade de controlar outros personagens além de Seiya (menos Ikki).

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Saint Seiya Paradise: Saikyou no Senshi Tachi

    Plataforma: Game Boy | Lançamento: 1992

    Exclusivo do Japão, "Saint Seiya Paradise" cobre as aventuras dos cavaleiros de bronze indo da Guerra Galáctica até a saga de Poseidon - vale lembrar que a saga de Asgard não faz parte do material original da série. O game utiliza um sistema de RPG e é baseado na versão paródia do mangá, que têm os personagens "cabeçudos".

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Saint Seiya Typing Ryu Sei Ken

    Plataforma: PC | Lançamento: 2002

    Que tal aprender a digitar na velocidade da luz? Essa era a exigência básica desse game, que fazia com que o jogador digitasse palavras rapidamente para poder derrotar os adversários.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Saint Seiya: Ougon Densetsu Hen Perfect Edition

    Plataforma: Wonderswan Color | Lançamento: 2003

    Após um longo período sem games convencionais, "Cavaleiros" acabou reaparecendo no obscuro Wonderswan Color, um portátil da própria Bandai. Esse jogo é um remake dos dois primeiros para Nintendinho e utiliza sistemas parecidos.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Saint Seiya: Chapter Sanctuary

    Plataforma: PlayStation 2 | Lançamento: 2005

    Primeiro jogo realmente moderno de "Cavaleiros do Zodíaco, "Chapter Sanctuary" decidiu focar naquelas que podem ser consideradas as melhores partes dos animes: as lutas. As disputas ocorrem no esquema um contra um, com direito a combos e o uso de golpes especiais famosos.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Saint Seiya: The Hades

    Plataforma: PlayStation 2 | Lançamento: 2007

    "The Hades" é muito similar a "Chapter Sanctuary", exceto pelo fato de que se concentra no primeiro arco da saga de Hades, ou seja, quando as batalhas ocorrem no Santuário. Apesar de ter jogabilidade aprimorada, a ausência de outras partes da história decepcionou os fãs.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Saint Seiya Online

    Plataforma: PC | Lançamento: n/d

    Em um determinado momento pensaram em fazer um MMORPG de "Cavaleiros". Disso, surgiu "Saint Seiya Online", game que estava previsto para aparecer primeiro na China e depois ser lançado no resto do mundo, mas que acabou não decolando.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Os Cavaleiros do Zodíaco: Batalha do Santuário

    Plataforma: PlayStation 3 | Lançamento: 2012

    Primeiro game da franquia a ter legendas em português, "Batalha do Santuário" bebe da fonte de "Dynasty Warriors" e coloca os jogadores contra hordas de inimigos. A ênfase é a luta contra os cavaleiros de ouro na saga do Santuário.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Saint Seiya Omega: Ultimate Cosmos

    Plataforma: PSP | Lançamento: 2012

    Apesar de não ter agradado os fãs da série, "Saint Seiya Omega" rendeu um game para PSP. O game de luta apresenta batalhas um contra um e o modo história retrata a luta contra Poseidon.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo