Geek

Quais são os maiores mistérios dos filmes de "Star Wars"?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

18/08/2017 04h00

Afinal, Han Solo atirou primeiro? Bom, este mistério a gente já resolveu, mas há diversas outras questões ainda não respondidas no incrível universo dos filmes de "Star Wars", criado inicialmente por George Lucas.

Quem foi o grande descobridor da Força? Como raios Anakin foi concebido? Qual é o sentido da vida? Não temos a solução para nenhuma destas perguntas, mas isso não significa que não podemos nos divertir com teorias.

Aqui vão alguns dos maiores mistérios que os filmes ainda não conseguiram responder:

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Quem descobriu a Força?

    Ainda não sabemos quem necessariamente descobriu a força em si. De acordo com o universo expandido, em um período pré República - por volta do ano 36453 antes da Batalha de Yavin, que ocorreu no episódio IV, o primeiro filme de "Star Wars" - existiam diversos grupos de cientistas e filósofos que foram mandados ao planeta Typhon, local aonde uma energia mística e primitiva era abundante, e foi estudada por esse grupo de seres de diversas raças. Apesar dessa história quase bíblica, nada mais aprofundado sobre isso foi dito nos filmes, além da introdução chula feita por George Lucas sobre as midi-chlorians na trilogia prequela.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Qual é a raça do Yoda?

    Muitos elementos importantes de "Star Wars" possuem explicação detalhada. Os alienígenas presentes na franquia, por exemplo, são separados em raça e possuem seus próprios planetas... Exceto Yoda. O mestre jedi nunca teve sua origem explícita nos filmes, e a única pista que temos a respeito disso é a aparição de Yaddle, uma jedi que faz parte do Conselho em "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma" e aparenta ser da mesma espécia que Yoda.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Como Anakin foi concebido?

    Em "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma", fica claro que Anakin não tem um pai e que sua mãe Shmi nem sabe explicar o que aconteceu. O assunto só volta a ser tocado em "Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith", quando Palpatine conta a história de Darth Plagueis para Anakin, falando que ele era tão forte que conseguia manipular as midi-chlorians para gerar vida. Ao invés de confirmar que foi assim que o jovem foi concebido, o filme pára aí. No roteiro original, havia uma passagem em que Palpatine confessa a Anakin que foi responsável por seu nascimento, usando a Força para deixar Shmi grávida, mas isso foi cortado da versão final do filme.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Quem é Snoke?

    Nos novos filmes da série, vemos um novo vilão: Snoke. Mas quem é ele, onde vive e o que come? Alguns fãs começaram a teorizar quem seria ele, e nomes como Plagueis, Maul e até mesmo Darth Vader apareceram. Uma coisa é certa, segundo a novelização de "Star Wars: O Despertar da Força", o personagem é um humanoide (raça alienígena não humana, mas muito similar fisicamente) e existe pelo menos desde os acontecimentos do filme "Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith", com a ascensão e queda do Império. Muitos dizem que ele é uma figura que já conhecemos, enquanto outros alegam que Snoke será um personagem completamente novo - mas isso deve ser explicado nos próximos filmes... Ao menos é o que os fãs esperam!

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Bobba Fett está vivo?

    Sendo um dos personagens que mais ganhou o carinho do público mesmo em pouco tempo de cena, Bobba Fett encontrou um destino não muito agradável ao cair diretamente para a boca do monstro Sarlacc em "Guerra nas Estrelas: Episódio VI - O Retorno de Jedi". A Disney até cogitou a produção de um filme solo do personagem, mas desistiu no último minuto. Além de George Lucas comentar no passado que Fett escapou do bicho (o que não diz nada, honestamente), no universo expandido o mercenário conseguiu escapar vivo, mas será que nos filmes ele também está bem e pode aparecer novamente?

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Por que Rey é tão poderosa com a Força?

    Há diversas teorias a respeito da origem de Rey ser o real motivo dela ter uma ligação tão forte com a Força - desde a possibilidade dela ser uma descendente Skywalker, possível parente de Obi-Wan Kenobi ou ser concebida pela Força assim como Anakin. De qualquer forma, vale lembrar que sua vida em Jakku, após ser abandonada aos 5 anos, nunca foi fácil e ela teve que aprender a se defender e sobreviver em um ambiente hostil desde criança. Se Luke, que foi praticamente criado com leite com pêra, conseguiu se sair bem com a Força após um treinamento não finalizado com Yoda, imagine o que Rey poderá fazer após aprender os segredos dos Jedi!

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Qual é a história da Millenium Falcon?

    Uma das naves mais queridas dos fãs de sci-fi certamente é a Millenium Falcon - mas tanto carisma vem junto com várias dúvidas. Quase tudo sobre o passado da nave é um enigma, sabe-se que Han Solo a ganhou de Lando Carllisian em uma partida de Sabacc, que ela completou a corrida Kessel em menos de doze parsecs e que ela pode ser bem temperamental às vezes... Mas quem foi seu dono original? Qual era o objetivo primário das modificações na estrutura do cargueiro corelliano? Existem outras iguais a ela no universo? Provavelmente teremos algumas respostas no filme solo do Han, mas será que não é todo esse mistério que nos faz amar a nave?

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Por que Vader não sente Leia?

    Esse mistério na verdade chega a quase ser um furo no roteiro. Darth Vader é um dos maiores (e melhores) usuários da Força em todas as galáxias, mas não consegue sentir a presença de sua própria filha bem debaixo de seu nariz. Quando Luke está dentro de um X-Wing combatendo o Império, Vader ainda comenta como a nave possui um alto nível da Força. Tudo bem que quando Padmé está grávida, Anakin sente a presença de apenas uma criança, além de Leia não ser uma jedi - porém ela ainda é sensitiva à Força. Não faz sentido que o vilão fique bem em frente à rebelde e não sinta qualquer tipo de conexão.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Quem criou a profecia?

    Muito foi falado durante a trilogia original e principalmente na prequela sobre a profecia de um "menino" que iria trazer o equilíbrio para a Força. Por mais que todas as tradições e lendas sobre os Jedi sejam formadas através de relatos muito antigos, nós acabamos não sabendo de mais nada sobre essa profecia. Quem criou ela? Anakim realmente era o escolhido? Por que os Jedi a levam tão a sério? E mais importante, quem disse que trazer equilíbrio significava acabar com os Sith? Mesmo com George Lucas dizendo que, ao matar Palpatine, Vader cumpriu a profecia, de que serviu tudo isso se anos mais tarde o lado sombrio da força voltou a ser uma ameaça?

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
Topo