Geek

Quer se aventurar pelo mundo do anime? Confira algumas dicas para começar

Divulgação/Toei Animation
"Naruto" é um dos animes mais conhecidos, mas talvez não seja o melhor ponto de partida Imagem: Divulgação/Toei Animation

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

11/08/2017 04h00

Nunca antes na história deste país foi tão fácil começar a assistir a anime.

Foi-se o tempo em que anime era ou na Rede Manchete, ou na fita VHS pirata. Serviços de streaming por assinatura como o Crunchyroll e a Netflix oferecem acesso imediato a algumas das melhores produções do estilo, e alguns estúdios até mesmo disponibilizam algumas séries de graça via YouTube ou Daisuki.

Mas a abundância de séries disponíveis criou um problema curioso: se você não conhece o mundo do anime, é difícil saber por onde começar a explorá-lo.

Está preso em uma situação assim? Então confira as dicas que o UOL Jogos preparou para resolver o dilema:

  • Imagem: Divulgação/Toei Animation
    Divulgação/Toei Animation
    Imagem: Divulgação/Toei Animation

    Evite os grandes épicos (por ora)

    O primeiro reflexo de quem quer começar a assistir a animes é procurar nomes conhecidos. Mas ter um primeiro contato com o formato através de epopeias como "One Piece" ou "Naruto" (ambos disponíveis no Crunchyroll), das quais todo mundo já ouviu falar, pode não ser a melhor ideia.

    Além de cobrarem um investimento de tempo absurdo (ambas têm mais de 700 episódios), essas séries têm um ritmo de progressão muito lento. O mesmo vale para "Dragon Ball Z", por exemplo. Quem tem seu primeiro contato com animes através dessas produções pode achar que aproveitar o formato é muito trabalhoso - e não é bem assim. Portanto...

  • Imagem: Divulgação/Madhouse
    Divulgação/Madhouse
    Imagem: Divulgação/Madhouse

    Prefira começar por séries curtas e fechadas

    Em um primeiro momento, a melhor aposta é investir seu tempo em séries de poucos episódios, que vão te mostrar um pouco do que o formato tem a oferecer sem cobrar dias inteiros na frente da TV. Em 37 episódios de 20 minutos cada, "Death Note" (Netflix) conta uma história de suspense cheia de reviravoltas que não perde em profundidade para nenhum anime maior.

    Outros bons exemplos de animes enxutos de muita qualidade: "One-Punch Man" (Netflix), "Puella Magi Madoka Magica" (Netflix), "Mob Psycho 100" (Crunchyroll) e "Paraysite -the maxim-" (Crunchyroll).

  • Imagem: Divulgação/Production I.G
    Divulgação/Production I.G
    Imagem: Divulgação/Production I.G

    Experimente vários gêneros

    É muito comum entre leigos a crença de que anime é tudo gritaria e kamehameha. Mas o formato é tão diverso quanto livros ou filmes, e inclui produções para todos os tipos de públicos e gostos.

    Experimente obras de diversos gêneros, como as aventuras sem sentido de "Kill La Kill" (Netflix), o drama esportivo de "Haikyuu!!" (Crunchyroll), o suspense adulto de "Ajin" (Netflix), a comédia bizarra de "Gintama" (Netflix) e a ação cinematográfica de "Fate/Zero" (Netflix). Se há um gênero de filme ou séries que você prefere, pode ter certeza de que também tem pelo menos um anime excelente no mesmo estilo.

  • Imagem: Divulgação/Studio Ghibli
    Divulgação/Studio Ghibli
    Imagem: Divulgação/Studio Ghibli

    Anime também é filme

    Por mais que a palavra "anime" costume ser associada a séries como "Dragon Ball Z", que é dividida em episódios de 20 minutos, o termo também serve para descrever curta-metragens (que estão disponíveis aos montes no Crunchyroll) e filmes como os clássicos do Studio Ghibli.

    Talvez longa-metragens seja mais o seu tipo de anime - neste caso, algumas boas recomendações são "Blame!" (Netflix), "Redline", "Meu Vizinho Totoro" e "Princesa Mononoke".

  • Imagem: Divulgação/Madhouse
    Divulgação/Madhouse
    Imagem: Divulgação/Madhouse

    Use e abuse dos sites de recomendações

    Sites como o MyAnimeList.net são ótimos recursos para quem está atrás de recomendações de animes. Vasculhando as listas das séries mais curtidas pelos usuários, você com certeza encontrará várias referências ao excelente "Hunter x Hunter" (Netflix), por exemplo. Dá até mesmo para entrar na página de uma série que você já curtiu para ver recomendações de produções semelhantes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
Da Redação
do UOL
Topo