Quero comprar uma TV 4K; como escolher?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

23/11/2017 04h00

É mês de Black Friday - a melhor época do ano para trocar de TV. E 2017 será particularmente importante para gamers que estão atrás de um novo aparelho, já que o 4K finalmente é uma realidade alcançável.

Consoles que rodam jogos na resolução também conhecida como 'Ultra HD', Xbox One X e PlayStation 4 Pro, estão prestes a chegar ao Brasil. E mesmo videogames como o PS4 clássico são beneficiados por TVs mais modernas, compatíveis, por exemplo, com a tecnologia HDR, que melhora as cores das imagens.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

Mas mesmo com promoções generosas, comprar uma TV nova ainda é um grande investimento. Então não hesite em debruçar-se sobre as listas de aspectos técnicos de cada modelo para descobrir qual é o melhor para sua casa.

Para ajudar na escolha, preparamos uma lista com alguns pontos importantes que você deve sempre manter em mente se games são o seu foco.

VEJA TAMBÉM:

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Verifique o 'input lag'

    Para fins práticos, não há nada mais importante para uma TV que será usada com um videogame do que um 'input lag' baixo. O termo faz referência ao tempo de resposta da imagem em relação aos comandos enviados pelo sistema. Ou seja: quanto menor o 'input lag', mais precisão o jogador tem no controle do game.

    O 'input lag' de uma TV é medido em milissegundos - o que pode fazer com que o critério pareça insignificante. Mas a diferença é muito impactante, principalmente em jogos de luta e ritmo, em que a precisão dos comandos precisa ser milimétrica.

    A maioria dos modelos 4K tem 'input lag' na casa dos 20ms. A TV deixa de ser ideal acima da faixa dos 30ms. Mas, com sorte, dá para achar preços bons para modelos como a TCL P607, que tem 'input lag' de apenas 14ms.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Escolha entre LCD e OLED

    Diferentes tecnologias de tela têm diferentes forças e fraquezas. Atualmente, a maior parte dos modelos de TVs 4K são LCD ou OLED, e sua escolha provavelmente será entre essas duas.

    TVs OLED costumam ser mais caras, mas oferecem um tratamento melhor de cores e geram uma imagem bem calibrada para todos os ângulos de visualização. Elas também consomem menos energia. Por outro lado, elas sofrem com o velho problema da 'tela queimada': elementos estáticos na tela, como placares esportivos ou elementos da interface de um jogo, podem acabar marcando a imagem permanentemente.

    Já as telas LCD são mais baratas e versáteis, ideais para quem joga muito em longas sessões. Dependendo do ângulo de visualização, porém, o equilíbrio das cores pode ficar desigual, e o 'input lag' para conteúdo em 1080p costuma ser mais alto do que nas OLEDs.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Procure por 'mimos', como HDR e Dolby Vision

    Quase todos os aparelhos de última geração oferecem tecnologias opcionais que podem melhorar a qualidade de uma imagem caso o conteúdo seja compatível. Um exemplo comum hoje em dia é o HDR: uma função disponível em qualquer modelo de PS4 e nos Xbox One S e X que aumenta a quantidade simultânea de cores na tela, e torna as imagens muito mais vívidas. Certas TVs lidam melhores com o HDR do que outras - é bom verificar.

    O Dolby Vision, por sua vez, é uma versão melhor do HDR, mas proprietária - ou seja, só funciona com uma quantidade bem restrita de conteúdo. Hoje em dia, ela só pode ser aproveitada de verdade com filmes e séries. Mas é possível que games tornem-se compatíveis no futuro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo