Topo

Sai, solidão! Esses jogos são muito bons para jogar juntinho de alguém

Getty Images/iStockphoto
Família reunida para mais uma sessão cheia de diversão e games! Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL Jogos

01/08/2018 04h00

Quem já dividiu o sofá com outra pessoa para jogar videogame sabe o quanto isso pode ser divertido. Ter um adversário ou companheiro ao seu lado é garantia de momentos épicos e boas risadas.

O "multiplayer de sofá", no entanto, passou por uma espécie de crise desde os consoles da geração passada, justamente com a ascensão dos modos online. Perdeu-se pessoalidade em prol da praticidade dada pela internet, uma vez que a oferta de outros jogadores acaba sendo contínua - dispensando, portanto, a necessidade de reunir a galera.

VEJA TAMBÉM


Felizmente há exceções e, nos últimos tempos, fomos brindados com alguns games que são ótimas pedidas para uma jogatina em turma. E outra boa notícia é que há exemplares dos mais variados - e até mesmo inusitados - gêneros possíveis.

Abaixo listamos dez exemplos desses jogos. Confira!

  • Diablo 3

    Que "Diablo 3" é um belo RPG de ação, que tem muito conteúdo, jogabilidade simples e divertida e horas e horas de diversão, você provavelmente já sabe. Mas uma forma muito legal - e nem sempre lembrada - de encarar masmorras e monstros do game é com os amigos.

    É possível jogar em até quatro pessoas, cada uma com seu próprio herói. E o melhor: todos os itens recolhidos após derrotar os inimigos são individuais, o que ajuda a evitar brigas. O game também escala a dificuldade, de maneira a evitar que personagens muito fortes ou muito fracos acabem tirando a graça do jogo.

    Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One

  • Divulgação

    Enter the Gungeon

    Depois de jogar "Enter the Gungeon" por algumas horas sozinho há boas chances de você se perguntar: "Como algo pode ser tão viciante?". Pois esse jogo que mistura exploração de masmorras e tiros, muitos tiros, instiga o jogador a tentar avançar cada vez mais pelas fases geradas aleatoriamente, conquistando cada vez mais armas e itens. No final de cada uma delas há um chefão que vai exigir paciência e coordenação.

    Sabe o que é mais legal? Há um modo cooperativo em "Enter the Gungeon", o que permite que dois jogadores encarem as masmorras do jogo juntos. A dificuldade do jogo aumenta um bocado nesse modo, mas, ainda assim, a missão fica mais simples quando se tem mais uma pessoa para atirar.

    Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch

  • Divulgação

    FIFA 18

    A série "FIFA" é uma ótima pedida na hora de reunir os amigos e com "FIFA 18" isso não seria diferente. Afinal, quem não gosta de tirar uma com a cara do adversário após marcar um golaço ou realizar campeonatos emocionantes que duram horas e horas?

    Um dos pontos interessantes na série, no entanto, é a possibilidade de realizar partidas envolvendo múltiplos jogadores, com mais de um humano por time. Parece confuso de início, mas uma vez que haja coordenação a experiência fica mais emocionante, além de exigir raciocínio similar ao de uma partida na vida real.

    Plataformas: PC, PS3, PS4, Switch, Xbox 360 e Xbox One.

  • Horizon Chase Turbo

    Quem tem por volta de seus 30 anos e gosta de videogames deve se lembrar das frenéticas disputas entre dois jogadores na série de corrida "Top Gear". Com jogabilidade simples, música marcante, o game divertia o suficiente para ser jogado por horas e horas.

    Não diferente é "Horizon Chase Turbo", game brasileiro que é uma verdadeira homenagem para "Top Gear". E na hora de enfrentar adversários de carne e osso, o jogo permite que até quatro pessoas jogue com a tela dividida, disputando corridas por cada uma das 48 cidades do game.

    Plataformas: PC e PS4

  • Overcooked 2

    Que tal compartilhar uma cozinha virtual com outra (ou outras) pessoas, o que inclui dividir tarefas e atender os pedidos de clientes? Parece algo um tanto bizarro, mas essa foi a premissa de "Overcooked", game lançado em 2016.

    O sucesso do primeiro jogo da franquia rendeu uma sequência, "Overcooked 2", que será lançado em 7 de agosto. Nós já experimentamos o game e trazemos uma ótima notícia: ele continua tendo todas as características que fizeram sucesso em seu antecessor, como o ritmo frenético, as situações que exigem coordenação e agilidade e, claro, a capacidade de arrancar gargalhadas de até quatro jogadores ao mesmo tempo.

    Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch

  • Mario Kart 8 Deluxe

    Não poderíamos terminar essa lista sem citar o game que, ao longo dos anos, já causou todo tipo de briga entre familiares, amigos e cônjuges. Sim, falamos de "Mario Kart", uma das formas mais divertidas de cortar as relações com uma pessoa.

    A versão mais recente do jogo é "Mario Kart 8 Deluxe", lançada para Nintendo Switch. O game oferece uma enorme quantidade de personagens, karts e pistas, além de permitir diversas modalidades de multiplayer local, seja com tela dividida ou ligando dois Switch. É aquele tipo de jogo obrigatório para quem curte reunir os amigos para uma jogatina.

    Plataforma: Switch

  • Reprodução

    No Heroes Here

    Em "No Heroes Here", a meta é cuidar das ações logísticas que envolvem defender um castelo de hordas de inimigos. Isso criar e transportar itens como pólvora, balas de canhão etc, de maneira a atacar os inimigos. Conforme o jogador cumpre essas tarefas, o castelo é protegido.

    A questão é que "No Heroes Here" é um game pensado para ser jogado em vários jogadores. E o melhor: ele permite que isso ocorra com até quatro pessoas sentadas lado a lado. Isso facilita coordenar as ações de maneira eficiente e, claro, tem tudo para gerar momentos descontraídos e muito engraçados.

    Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch

  • Salt and Sanctuary

    "Salt and Sanctuary" não é conhecido como o "Dark Souls 2D" à toa: o jogo tem muitas mecânicas similares à série da From Software e, principalmente, emula a sua alta dificuldade. É um desafio casca grossa que, certamente, irá causar muitas mortes e acessos de raiva do jogador. Quem estiver disposição, entretanto, encontrará um game bastante recompensador e que, veja só, pode ser jogado em dupla.

    As partidas multiplayer dependem de uma condição específica: ativar um mercenário em um santuário utilizando um item facilmente encontrado pelas fases do jogo. Uma vez que isso é feito, dois jogadores podem dividir a mesma tela, desde que haja mais de um personagem criado na mesma conta. Apesar de facilitar um bocado o game, não espere moleza: o jogo deixa os inimigos um pouco mais fortes quando esse modo é utilizado.

    Plataformas: PC, PS4, PS Vita e Switch

  • Street Fighter V

    Mais do que qualquer outro jogo da série, "Street Fighter V" foi criado tendo o confronto direto entre jogadores como principal atrativo. A meta da Capcom era o mundo dos eSports, mas os jogadores casuais que curtem organizar partidas entre amigos também têm no título uma ótima pedida.

    A situação é ainda melhor com a "Arcade Edition", atualização que mudou elementos de jogabilidade do game e também trouxe novos lutadores e modos. Ainda que tenha sido lançado com um conteúdo um tanto árido, é possível dizer que, no momento, "Street Fighter V" é o melhor jogo de luta da geração e uma ótima forma de passar uma tarde de pancadaria com os amigos.

    Plataformas: PC e PS4

  • Super Bomberman R

    Uma arena na qual até oito jogadores tentam se explodir ao mesmo tempo. Parece a receita do caos - e até é -, mas trata-se apenas do cenário típico de uma partida lotada de "Super Bomberman R".

    Inicialmente exclusivo para Switch, o game da Konami chegou para outras plataformas e pode ser jogado localmente por até oito pessoas. Além de deixar bombas para explodir os adversários, as partidas também exigem um uso inteligente de itens que dão mais poderes aos personagens e podem decidir a disputa a seu favor.

    Plataformas: PC, PS4, Xbox One e Switch

Fonte: Divulgação
Errata: o texto foi atualizado
01/08/2018 às 13h10
Imagem corrigida no game "No Heroes Here"

Mais Jogos