Geek

Saiba o significado da cor dos sabres de luz de "Star Wars"

Reprodução
Por que os Sith só usam a cor vermelha? E os Jedi, possuem outras cores de sabres além de azul e verde? Imagem: Reprodução

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

14/04/2017 10h40

Qual seria a cor de seu sabre de luz? Todo bom fã de "Star Wars" alguma vez já se fez essa pergunta. Desde o primeiro filme lançado em 1977, as armas dos Jedi e dos Sith já eram emblemáticas.

Hoje em dia, o universo expandido da franquia sci-fi possui milhares de detalhes relacionados aos sabres de luz. Ainda no começo, no primeiro filme - que posteriormente recebeu o nome de "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança" - todos os sabres de luz deveriam ser brancos.

O que os deixou coloridos foi um erro nos efeitos especiais, que não ficaram bons na cor branca e, por isso, George Lucas (diretor e roteirista) resolveu inserir outras tonalidades nas armas e diferenciar os mocinhos (com sabres azuis) dos bandidos (vermelhos).

Agora, com livros, jogos, histórias em quadrinhos e diversas outras mídias relacionadas a "Star Wars" compondo um universo diversificado, há relatos de sabres de luz com diversas cores, apesar de existirem poucas variações nos filmes.

Veja alguns dos tons mais conhecidos e seus significados:

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Azul

    O sabre de luz é feito com um cristal do tipo Kyber em seu núcleo, e determina a cor da luz emitida. Faz parte do treinamento do Padawan procurar por seu cristal e construir seu próprio sabre de luz. Tecnicamente, é o Kyber que 'escolhe' o usuário merecedor de seu poder e atrai uma pessoa específica, por isso há a ideia de que cada sabre de luz reflete a personalidade de seu portador. Azul é a cor mais comum na franquia, sendo que esta cor é associada aos Jedi Guardiões, que são guerreiros especializados em combater as forças do mal e que dominam muito bem suas armas.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Verde

    Na verdade, a inserção de sabres verdes foi puramente cosmética. Em "Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi", quando Luke foi treinar com Yoda para se tornar um Cavaleiro Jedi e criar sua própria arma, George Lucas resolveu trocar o clássico tom de azul pelo verde para que o sabre de luz de Luke tivesse um contraste maior com o céu de Tatooine, durante a luta no Grande Poço de Carkoon. Posteriormente, ficou consolidado de que sabres verdes são utilizados por Jedi Consulares, que usam principalmente diplomacia e disciplina mental para lidar contra o lado negro da Força e manter o equilíbrio no espaço.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Vermelho

    O novo livro canônico de "Star Wars", intitulado "Ahsoka", quebra a ideia que muitos fãs tinham de que os sabres de luz dos Sith eram feitos de cristais sintéticos e, por isso, apresentavam a cor vermelha. De acordo com o romance, essa explicação é propagada como lenda do universo e o que ocorre é que os Kyber, por serem primariamente destinados a algum Padawan, quando caem nas mãos de uma pessoa do lado negro da Força, acabam rompendo a conexão com o seu dono "original" e consequentemente "sangram" e adquirem o tom avermelhado.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Branco

    Se os sabres vermelhos são originados de cristais corrompidos, o processo inverso - quando um cristal corrompido é purificado - ele acaba resultando em sabres de lâmina branca. Ahsoka Tano (foto), por exemplo, foi uma das primeiras personagens a utilizar sabre de luz branco. Os cavaleiros imperiais também eram frequentemente vistos utilizando sabres de tonalidade branca. Muitos consideram que essas armas são utilizadas por cavaleiros que não sucumbiram ao lado negro, mas também não estão completamente de acordo com as ordens do conselho Jedi, ficando no 'lado cinza' da Força.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Roxo

    Mace Windu, poderoso Jedi interpretado por Samuel L. Jackson nos Episódios I, II e III, empunhava um sabre roxo nos filmes a pedido do próprio ator, já que é sua cor favorita. George Lucas aceitou e a arma do personagem acabou também se destacando no campo de batalha em comparação aos sabres vermelhos, azuis e verdes dos filmes. Há também explicações sobre os Jedi que utilizam sabres de tonalidade púrpura no universo expandido, sendo em sua maioria Cavaleiros que um dia já estiveram no lado negro da Força e buscaram redenção em uma jornada atrás de um novo Kyber e foram atraídos por cristais raros de cor roxa.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Amarelo

    Normalmente utilizados por Jedi Sentinelas, que desempenham um papel de patrulha do universo recorrendo muitas vezes a táticas um pouco sujas como a espionagem. Os guerreiros que utilizam esses sabres - assim como os sabres roxos - tendem a possuir um equilíbrio muito forte entre o lado mental e o físico no controle da Força durante a batalha.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Laranja

    Esses sabres têm sua origem nos cristais encontrados em planetas extremamente quentes, e por isso ganham essa cor. São, geralmente, utilizados por aqueles poucos que sobreviveram à Queda da Ordem Jedi, quando os Cavaleiros Jedi perderam o acesso à Caverna de Cristais de Ilum (que era a mais comum para uso e possuía diversos Kyber). Dessa forma, partiram em jornadas a planetas desconhecidos para encontrar outras fontes para seus sabres de luz.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Darksaber

    Único sabre de luz negro conhecido até agora, o Darksaber surgiu nas séries animadas "Star Wars: Clone Wars" e "Star Wars: Rebels", além de ser citado como easter egg em "Star Wars: Rogue One" quando os personagens Cassian e Jyn estão buscando os planos da Estrela da Morte e encontram uma missão Imperial falando de um ?sabre negro?. É o sabre de luz mais raro de toda a galáxia, com um formato semelhante a uma espada convencional, de luz negra e aura branca. Ele é uma arma experimental dos tempos antigos que pertencia aos Jedi, mas durante a queda do Império, foi roubado do Templo Jedi e foi passado através de gerações entre membros do Clã Vizsla.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
UOL Jogos
Cinema
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Cinema
UOL Jogos
Topo