PlayStation

Saudades de "Dark Souls"? Veja 5 motivos para dar uma chance a "Nioh"

Reprodução
Mesmo com características diferentes, "Nioh" é um game difícil assim como "Dark Souls": prepare-se para morrer muito Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do UOL, em São Paulo

26/08/2016 15h26

Em produção a mais de dez anos, parece que finalmente "Nioh" será lançado. Ainda que não haja uma data precisa definida, o game produzido pelo Team Ninja - o mesmo da série "Ninja Gaiden" - chegou à sua segunda fase de testes pública e, de cara, parece ser uma mistura entre "Onimusha" e "Dark Souls".

Isso, por si só, não seria ruim. Mas basta jogar alguns minutos do beta atual - que está disponível para ser baixado e traz diversos aprimoramentos em relação à versão de teste anterior - para notar que o game se propõe a ser mais do que um clone dessas duas franquias. Há sim, elementos comuns, em especial com relação a "Dark Souls", como visto na estrutura do jogo em si, mas o conjunto da obra, pelo que foi mostrado até o momento, tem qualidades para se sobressair por conta própria.

 

Veja 5 pontos fortes de "Nioh"

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Jogabilidade ágil

    A jogabilidade de "Nioh" parece muito mais próxima da encontrada na série "Ninja Gaiden" do que a vista na franquia "Dark Souls". E a agilidade com a qual William se movimenta pelo mapa e a velocidade das lutas ajudam a reforçar essa impressão, o que faz com que o jogo ganhe um viés mais intenso.

    Ao controlar um personagem rápido, os jogadores encontram possibilidades diferentes de encarar os desafios do jogo. É possível surpreender inimigos distraídos ou, ainda, utilizar táticas de "bater e correr", algo útil quando se enfrenta adversários poderosos ou em grande quantidade. Somada às variações de estilo e habilidades de cada arma - veja a seguir -, é uma característica que contribui para o game ser jogado de formas bastante distintas.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Combates refinados

    A melhor característica de "Nioh", sem dúvida, são os combates. E eles se apresentam de maneira bem técnica, gerando situações nas quais um erro pode ser fatal. A mecânica de postura permite ao jogador moldar a forma com a qual aborda os inimigos: a posição de arma alta garante ataques mais fortes, porém lentos e que gastam a mais a barra de Ki, que representa o fôlego do personagem. A postura média, permite um equilíbrio entre ataque e defesa, com gasto médio de Ki. Já a baixa, privilegia as esquivas e golpes rápidos.

    Cada postura tem golpes distintos, que também variam de acordo com o tipo de arma usada (veja a seguir). Paralelamente, o jogador também pode utilizar magias e itens durante as lutas, além de invocar o seu espírito guardião e ativar um modo "super", quando os golpes ganham um poder extra e o personagem fica invencível.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Poucas e boas armas

    Pelo que foi mostrado no beta, "Nioh" terá poucas classes de armas (katana, katana dupla, lança, martelo e machado), porém há diversos tipos diferentes delas, cada qual com seus pontos fortes e fracos e poder de ataque distinto. Isso permite moldar o seu estilo de jogo: armas mais pesadas consomem mais Ki para serem utilizadas e são mais lentas, sendo que as menores são o oposto.

    A profundidade do sistema, porém, vai além: a eficiência dessas armas depende de um atributo de familiaridade, que faz com que o seu manejo seja melhor conforme ela seja usada. Essa mecânica é interessante porque transfere para o game o fato de que o jogador também se adapta melhor conforme joga com determinado tipo de arma. Por fim, cada classe do seu arsenal tem habilidade e golpes especiais únicos.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Protagonista definido

    Se em "Dark Souls" cada jogador cria seu personagem, em "Nioh" isso não deverá ocorrer. Em todos os casos, o protagonista será o britânico William Adams, que começa sua participação no game em uma ilha isolada durante o Japão feudal. Se há a lógica perda em termos de personalização, por outro lado o personagem tende a ganhar em termos de profundidade - como veremos no próximo tópico.

    Outra consequência é que não há classes distintas a serem escolhidas para o protagonista: ele é um samurai e ponto final. Há, porém, um sistema de evolução por atributos, o que é capaz de transformar William em um guerreiro baseado em força bruta ou privilegiar sua velocidade, por exemplo.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    História bem definida

    Ainda que o demonstrado no beta dê um ar misterioso à história de "Nioh", a impressão que fica é que ela será apresentada de maneira clara ao jogador. Parte da razão para isso é a já citada definição de William como personagem principal, o que permite um maior envolvimento com a situação apresentada.

    O game também se esforça em contextualizar aquilo que está sendo jogado. Além de ser possível obter memórias de cadáveres que explicam o que se sucedeu no universo do game - como a invasão da ilha por um exército forasteiro e monstros - também há textos em telas de carregamento que contam mais sobre o histórico do lugar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
Topo