Topo

Geek

"Stranger Things": 10 filmes que todo fã da série deveria assistir

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/10/2017 04h00

A segunda temporada de "Stranger Things" estreia amanhã (27) na Netflix. A série, um dos maiores sucessos produzidos pelo serviço de vídeo sob demanda, é uma grande homenagem aos filmes de terror e de aventura dos anos 1980, tanto pela ambientação quanto pelas referências e inspirações que permeiam cada episódio.

Para você se preparar para a nova temporada de aventuras e mistérios que vão atacar a cidade de Hawkins a partir de sexta-feira, UOL Jogos selecionou 10 filmes que todo fã de "Stranger Things" deveria assistir. Confira!

VEJA TAMBÉM:

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

  • Reprodução

    10. Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981)

    O clássico filme de terror de Sam Raimi, "A Morte do Demônio", é uma influência menor em "Stranger Things" quando comparado com outros filmes desta lista, mas vale conferir pela estética de cidade pequena dos EUA nos anos 1980... e pela violência exagerada e quase cômica nas batalhas de Ash contra os demônios. Depois desse banho de sangue, você vai entender melhor o pôster pendurado na parede do quarto de Jonathan.

  • Reprodução

    9. Scanners, Sua Mente Pode Destruir (1981)

    O filme "Scanners", de David Cronenberg, mistura horror e conspiração da mesma forma que "Stranger Things": uma agência secreta faz experimentos com pessoas dotadas de poderes telecinéticos e telepáticos, numa tentativa de transformar paranormais em armas humanas, de forma bem parecida com a experiência realizada com Eleven - mas com muito mais cabeças explodindo.

  • Reprodução

    8. Eles Vivem (1988)

    O tema de abertura de "Stranger Things" é parecido com todas as músicas sintetizadas dos filmes de John Carpenter, mas "Eles Vivem" merece um lugar nesta lista por abordar uma conspiração governamental com resultados monstruosos e por inspirar a cena de luta entre Jonathan e Steve no beco. Outro filme de Carpenter presente na série é "O Enigma de Outro Mundo" : um pôster do filme pode ser visto no porão da casa de Mike.

  • Reprodução

    7. A Hora do Pesadelo (1984)

    O Demogorgon de "Stranger Things" compartilha algumas características com o icônico Freddy Krueger, vilão de "A Hora do Pesadelo": ambos são mais fortes em seu próprio mundo, sejam os pesadelos dos jovens de "A Hora do Pesadelo" ou o mundo invertido da série. E, assim como acontece com os garotos nos filmes, sempre que Eleven entra no mundo invertido, é preciso que um de seus amigos puxe a menina de volta quando as coisas ficam muito assustadoras.

  • Reprodução

    6. Chamas da Vingança (1984)

    Crianças com poderes telecinéticos são sempre as mais perigosas, seja Eleven ou Charlie, a garotinha intepretada por Drew Barrymore em "Chamas da Vingança", adaptação do livro de Stephen King (autor que, por si só, é a maior inspiração para a assustadora trama de "Stranger Things"). As duas meninas são perigosas quando perdem o controle, mesmo não querendo machucar ninguém - e até o sangramento pelo nariz é o mesmo!

  • Reprodução

    5. Conta Comigo (1986)

    Outra adaptação de Stephen King que inspirou bastante a série dos Duffer Brothers, "Conta Comigo" é a mais clássica aventura envolvendo uma turma de jovens amigos. A influência é tão forte que na seleção do elenco de "Stranger Things", as crianças tiveram que ler falas do filme de 1986. Assim como na série, a trama de "Conta Comigo" coloca quatro amigos em busca de um companheiro desaparecido - e a cena nos trilhos de trem é uma homenagem direta ao clássico.

  • Reprodução

    4. Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

    A criatura xenomorfa de "Alien, o Oitavo Passageiro" é uma influência forte na aparência e nas capacidades do Demogorgon de "Stranger Things" e por isso o clássico de Ridley Scott entrou nesta lista. Além da aparência assustadora e alienígena, o Demogorgon espalha uma gosma por onde passa, da mesma forma que o Alien. E ambos os monstros usam suas vítimas humanas como incubadoras.

  • Reprodução

    3. Os Goonies (1985)

    Mais um filme de Steven Spielberg, "Os Goonies" é uma aventura mais leve e bem humorada do que "Stranger Things", mas também envolve um grupo de crianças cheias de imaginação se metendo em altas confusões: enquanto a turma de Hawkins está em busca do desaparecido Will, os Goonies investigam a lenda de um tesouro perdido. O tom engraçado das conversas entre os garotos da série lembra e muito a comédia leve dos aventureiros-mirins do filme - é difícil não se lembrar de Chunk (ou Gordo, na versão brasileira) quando Dustin aparece e rouba a cena com seus comentários divertidos e carismáticos.

  • Reprodução

    2. E.T. - O Extraterrestre (1982)

    "E.T." é uma das principais influências em "Stranger Things": Mike esconde Eleven da mãe da mesma forma que Elliot faz com o E.T., a perseguição de bicicletas (com direito a um super truque telecinético no último instante), a peruca loira de Eleven, os agentes do governo com roupas especiais... não faltam referências ao clássico filme de Steven Spielberg na série da Netflix.

  • Reprodução

    1. It - Uma Obra-Prima do Medo (1990)

    "It- Uma Obra-Prima do Medo" ganhou uma releitura em 2017, intitulada apenas "It". Tanto o livro de Stephen King (sempre ele!) quanto o filme de 1990 abordam a aventura assustadora vivida por um grupo de pré-adolescentes enfrentando uma criatura maligna, o "palhaço" Penywise. Assim como "E.T." e "Goonies",os Duffer Brothers pegaram muito da atmosfera assustadora de "It" para criar a ameaça sobrenatural de "Stranger Things".