Jogos

Sucesso absoluto: veja os 10 videogames mais vendidos da história

Montagem/UOL
Briga pelo topo da tabela de vendas se estende por décadas e tem disputa acirrada Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

21/04/2017 04h00

Quando o assunto é videogame, o "papo de boteco" sobre o tema invariavelmente acaba caindo em discussões como melhor ou pior e números de vendas. O lado bom é que, ao menos no segundo caso, é possível levar dados concretos para o debate. Ou quase isso: enquanto algumas fabricantes são transparentes neste quesito, como a Nintendo que divulga balanços de vendas anuais, outras escondem o jogo em maior ou menor escala.

No caso da Sony, ela divulga dados com alguma frequência em relação ao PlayStation 4, porém não atualiza há alguns anos quantas unidades dos seus demais consoles foram vendidas. Já a Microsoft, desde 2014, só se limita a dizer o número de usuários dos seus consoles, e não a quantidade de aparelhos vendidos.  Ainda assim, é possível traçar estimativas baseadas em dados oficiais e, com isso, estabelecer um ranking. Vamos a ele.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    PlayStation 2

    Ano de lançamento: 2000 | Vendas: mais de 155 milhões de unidades

    O número oficial mais atualizado de vendas do PlayStation 2 data de 31 de março de 2012, dia do fechamento do ano fiscal de 2011. No relatório divulgado à época, a Sony apontou que 155 milhões de unidades do console haviam sido vendidas. É de se esperar uma quantidade ligeiramente maior do que isso, uma vez que a sua fabricação parou em janeiro de 2013.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    DS

    Ano de lançamento: 2004 | Vendas: 154,02 milhões de unidades

    De acordo com dados divulgados pela Nintendo no final de 2016, o portátil DS (e, claro, suas variantes) é o videogame da empresa que mais vendeu na história. Foram pouco mais de 154 milhões de unidades em 12 anos.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Game Boy/Game Boy Color

    Ano de lançamento: 1989/1998 | Vendas: 118,69 milhões de unidades

    Avanço considerável em relação ao seu antecessor, o Game & Watch, o Game Boy é considerado uma espécie de "pai" dos portáteis. Ele e sua variante colorida estiveram presentes no mercado por mais de uma década e, juntos, venderam 118,69 milhões de unidades segundo a Nintendo.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    PlayStation

    Ano de lançamento: 1994 | Vendas: 102.49 milhões de unidades

    Estreia da Sony no mercado de consoles, o PlayStation foi produzido entre 1994 e 2005. Ele vendeu 102,49 milhões de unidades e, com isso, forma dupla com o PlayStation 2 como os únicos consoles da Sony a terem ultrapassado a marca de 100 milhões de unidades vendidas.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Wii

    Ano de lançamento: 2006 | Vendas: 101,63 milhões de unidades

    Criado para alcançar um público que não era exatamente fanático por games, o Wii foi o console de mesa de maior sucesso da Nintendo até o momento, com 101,63 milhões de unidades vendidas de acordo com a própria empresa. O seu modelo original saiu do mercado em 2013, porém duas variações, o Wii Family Edition e o Wii Mini, ainda são vendidos.

  • Imagem: Reprodução
    Reprodução
    Imagem: Reprodução

    Xbox 360

    Ano de lançamento: 2005 | Vendas: mais de 84 milhões de unidades

    Maior sucesso da linha Xbox, o Xbox 360 chegou ao mercado em 2005, um ano antes do seu principal rival, o PlayStation 3. O dado mais atualizado de vendas do console data de 2014 e aponta 84 milhões de unidades vendidas. É seguro dizer que o número real supera o divulgado, já que o console foi produzido até o início de 2016.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    PlayStation 3

    Ano de lançamento: 2006 | Vendas: mais de 83,8 milhões de unidades

    Lançado em 2006, o PlayStation 3 inicialmente sofreu com seu alto preço e sua arquitetura que dificultava a produção de jogos. Ainda assim, a disputa com o Xbox 360 foi equilibrada e terminou em uma espécie de empate técnico: o último dado divulgado pela Sony data do primeiro trimestre de 2015 e aponta 83,8 milhões de unidades vendidas. O console terá sua produção encerrada em breve no Japão.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    PSP

    Ano de lançamento: 2004 | Vendas: 82 milhões de unidades

    O PSP foi a primeira investida da Sony no mercado de portáteis. Lançado em 2004 e descontinuado em 2014, ele foi bem aceito pelo público e vendeu 82 milhões de unidades somando seus variados modelos.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Game Boy Advance

    Ano de lançamento: 2001 | Vendas: 81,51 milhões de unidades

    Sucessor do Game Boy e do Game Boy Color, o Game Boy Advance era um avanço considerável em termos de videogame portátil. Lançado em 2001 e produzido até 2010, ele vendeu 81,51 milhões de unidades, segundo a Nintendo.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    3DS

    Ano de lançamento: 2011 | Vendas: 65,3 milhões de unidades

    A engenhosa mistura entre uma tela convencional e uma que gera um efeito 3D foi o grande apelo inicial do Nintendo 3DS. Ele chegou ao mercado em 2011 e, somadas seus modelos distintos (3DS XL, 2DS etc), já vendeu 65,3 milhões de unidades.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo